Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.18793 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática relacionada com temas de ciências através da utilização de diversos tipos de tecnologias digitais em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As atividades da sequência didática contemplam atividades práticas diversificadas com orientação CTS, englobando, nomeadamente, a contextualização das questões-problema, o registo das ideias prévias, o registo de dados, a monitorização e consolidação de e para as aprendizagens. O estudo de cariz qualitativo e com características de investigação-ação, envolveu uma turma de 20 crianças do 1.º ano de escolaridade e teve uma duração de três meses. Como técnicas de recolha de dados utilizaram-se o inquérito por entrevista e por questionário, a observação e a compilação documental. Os dados obtidos foram analisados tendo por base a técnica da análise de conteúdo. O resultado da análise dos dados aponta como potencialidades do projeto: a perceção das crianças sobre o uso das tecnologias digitais; a promoção de conhecimentos, capacidades e atitudes definidas no âmbito das atividades do projeto; o envolvimento dos pais e/ou encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Porém, foram também identificados alguns constrangimentos, tais como: ausência de software atualizado nos computadores e tablets; rede Wi-fi deficitária e défice de formação dos professores a nível dos recursos digitais. |
id |
RCAP_42082aec522aac84820dc0285aa87917 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18793 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEBArtigosO presente artigo apresenta um projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática relacionada com temas de ciências através da utilização de diversos tipos de tecnologias digitais em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As atividades da sequência didática contemplam atividades práticas diversificadas com orientação CTS, englobando, nomeadamente, a contextualização das questões-problema, o registo das ideias prévias, o registo de dados, a monitorização e consolidação de e para as aprendizagens. O estudo de cariz qualitativo e com características de investigação-ação, envolveu uma turma de 20 crianças do 1.º ano de escolaridade e teve uma duração de três meses. Como técnicas de recolha de dados utilizaram-se o inquérito por entrevista e por questionário, a observação e a compilação documental. Os dados obtidos foram analisados tendo por base a técnica da análise de conteúdo. O resultado da análise dos dados aponta como potencialidades do projeto: a perceção das crianças sobre o uso das tecnologias digitais; a promoção de conhecimentos, capacidades e atitudes definidas no âmbito das atividades do projeto; o envolvimento dos pais e/ou encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Porém, foram também identificados alguns constrangimentos, tais como: ausência de software atualizado nos computadores e tablets; rede Wi-fi deficitária e défice de formação dos professores a nível dos recursos digitais.This paper presents an intervention-research project that consisted in the conception, planning, implementation and evaluation of a didactic sequence, with science themes using the use of various types of digital technologies in the context of the primary school. The didactic sequence activities include diversified practical activities guided by the CTS, including, in particular, a contextualization of problem question, the recording of previous ideas, data recording, monitoring and consolidation from and to the learnings. The qualitative study and action research characteristics, involved a class of 20 children from the 1st grade and had a duration of three months. As data collection techniques it was used the interview and the questionnaire, an observation and a documentary compilation. The obtained data were analyzed based on the content analysis technique. The result of the data analysis indicates as the potential of the project: children's perception of the use of digital technologies; the promotion of selected knowledge, skills and attitudes within the project activities; the involvement of parents and / or those involved in education in the teaching and learning process of their students. However, some constraints were also identified, such as: absence of updated software on computers and tablets; Wi-fi deficit and lack of teacher training in digital resources.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18793por1646-2335Rodrigues, Fátima DanielaRodrigues, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.081891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB |
title |
Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB |
spellingShingle |
Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB Rodrigues, Fátima Daniela Artigos |
title_short |
Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB |
title_full |
Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB |
title_fullStr |
Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB |
title_full_unstemmed |
Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB |
title_sort |
Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB |
author |
Rodrigues, Fátima Daniela |
author_facet |
Rodrigues, Fátima Daniela Rodrigues, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Fátima Daniela Rodrigues, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo apresenta um projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática relacionada com temas de ciências através da utilização de diversos tipos de tecnologias digitais em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As atividades da sequência didática contemplam atividades práticas diversificadas com orientação CTS, englobando, nomeadamente, a contextualização das questões-problema, o registo das ideias prévias, o registo de dados, a monitorização e consolidação de e para as aprendizagens. O estudo de cariz qualitativo e com características de investigação-ação, envolveu uma turma de 20 crianças do 1.º ano de escolaridade e teve uma duração de três meses. Como técnicas de recolha de dados utilizaram-se o inquérito por entrevista e por questionário, a observação e a compilação documental. Os dados obtidos foram analisados tendo por base a técnica da análise de conteúdo. O resultado da análise dos dados aponta como potencialidades do projeto: a perceção das crianças sobre o uso das tecnologias digitais; a promoção de conhecimentos, capacidades e atitudes definidas no âmbito das atividades do projeto; o envolvimento dos pais e/ou encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Porém, foram também identificados alguns constrangimentos, tais como: ausência de software atualizado nos computadores e tablets; rede Wi-fi deficitária e défice de formação dos professores a nível dos recursos digitais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.18793 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.18793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950758563840 |