O ensino de piano e a abordagem de Dorothy Taubman aplicada à resolução de problemas da técnica pianística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daniela Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8311
Resumo: O presente relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira apresentamse os registos das atividades desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música – Instrumento (Piano) e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas na Escola de Música do Colégio Moderno, com uma aluna do último ano do curso preparatório de piano, e uma turma de coro, com alunos entre o IV nível de iniciação e o 3º Grau (Coro Juvenil E). A segunda parte consiste no projeto de investigação, na qual consta a análise da abordagem de Dorothy Taubman na resolução de problemas da técnica pianística, bem como o estudo empírico realizado com cinco alunos da mesma instituição na qual decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: Como é que a abordagem de Taubman contribuiu para o desenvolvimento a técnica pianística?; Quais as diferenças entre a abordagem de Taubman e os métodos tradicionais?; Quais são as estratégias utilizadas por Taubman para resolver dificuldades técnicas recorrentes?; e, por último, Como pode a abordagem de Dorothy Taubman ajudar na resolução de problemas da técnica pianística no ensino de piano?. Utilizando a metodologia de investigação-ação, o estudo baseou-se na análise dos resultados obtidos com dois alunos do III nível de iniciação e três alunos do IV nível, após a aplicação de exercícios criados de acordo com os princípios da abordagem de Taubman. Para auxiliar o processo de recolha de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: relatório de aula, grelha de avaliação de aula, tabela de avaliação mensal, duas entrevistas e duas gravações de cada um dos participantes (no início e no fim da investigação, com o objetivo de serem divulgadas, juntamente com as respetivas grelhas de avaliação, para que se possam recolher opiniões externas sobre os resultados). Os dados obtidos permitiram concluir que os alunos ganharam uma maior consciência em relação aos elementos da técnica pianística que foram trabalhados, bem como uma maior preocupação em corrigir os seus problemas técnicos. Para além disso, as grelhas de avaliação, bem como as classificações atribuídas pelos professores que analisaram as gravações, confirmam que, após o estudo, os alunos evoluíram de forma positiva em praticamente todos os parâmetros.
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spelling O ensino de piano e a abordagem de Dorothy Taubman aplicada à resolução de problemas da técnica pianísticaEnsino de músicaPianoIniciaçãoTécnica pianísticaAbordagem de TaubmanMusic teachingIniciationPiano trechnicTaubman’s Approach.Domínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira apresentamse os registos das atividades desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música – Instrumento (Piano) e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas na Escola de Música do Colégio Moderno, com uma aluna do último ano do curso preparatório de piano, e uma turma de coro, com alunos entre o IV nível de iniciação e o 3º Grau (Coro Juvenil E). A segunda parte consiste no projeto de investigação, na qual consta a análise da abordagem de Dorothy Taubman na resolução de problemas da técnica pianística, bem como o estudo empírico realizado com cinco alunos da mesma instituição na qual decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: Como é que a abordagem de Taubman contribuiu para o desenvolvimento a técnica pianística?; Quais as diferenças entre a abordagem de Taubman e os métodos tradicionais?; Quais são as estratégias utilizadas por Taubman para resolver dificuldades técnicas recorrentes?; e, por último, Como pode a abordagem de Dorothy Taubman ajudar na resolução de problemas da técnica pianística no ensino de piano?. Utilizando a metodologia de investigação-ação, o estudo baseou-se na análise dos resultados obtidos com dois alunos do III nível de iniciação e três alunos do IV nível, após a aplicação de exercícios criados de acordo com os princípios da abordagem de Taubman. Para auxiliar o processo de recolha de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: relatório de aula, grelha de avaliação de aula, tabela de avaliação mensal, duas entrevistas e duas gravações de cada um dos participantes (no início e no fim da investigação, com o objetivo de serem divulgadas, juntamente com as respetivas grelhas de avaliação, para que se possam recolher opiniões externas sobre os resultados). Os dados obtidos permitiram concluir que os alunos ganharam uma maior consciência em relação aos elementos da técnica pianística que foram trabalhados, bem como uma maior preocupação em corrigir os seus problemas técnicos. Para além disso, as grelhas de avaliação, bem como as classificações atribuídas pelos professores que analisaram as gravações, confirmam que, após o estudo, os alunos evoluíram de forma positiva em praticamente todos os parâmetros.Abstract : This report is divided in two parts. The first presents the records of activities carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice, inserted in the Master's in Music Teaching - Instrument (Piano) and Ensemble Music. The activities were carried out at the Escola de Música do Colégio Moderno, with a student in the final year of the piano preparatory course, and a choir class, with students between the IV initiation level and the 3rd degree (Youth Choir E). The second part consists of the research project, which includes the analysis of Dorothy Taubman's approach to solving problems in piano technique, as well as the empirical study carried out with five students from the same institution where the Supervised Teaching Practice took place. The research questions guiding the study were the following: How did Taubman's approach contribute to the development of piano technique?; What are the differences between Taubman's approach and traditional methods?; What are the strategies used by Taubman to solve recurring technical difficulties?; and, finally, How can Dorothy Taubman's approach help to solve problems of piano technique in piano teaching?. Using the action-research methodology, the study was based on the analysis of the results obtained with two students from the III initiation level and three students from the IV level, after the application of exercises created according to the principles of Taubman's approach. To assist in the data collection process, the following instruments were used: class report, class evaluation grid, monthly evaluation table, two interviews and two recordings of each of the participants (at the beginning and at the end of the investigation, with the goal of being disclosed, together with the respective evaluation grids, so that external opinions on the results can be collected). The data obtained allowed us to conclude that the students gained more awareness of the elements of piano technique that were worked on, as well as a greater concern in correcting their technical problems. Furthermore, the evaluation grids, as well as the ratings given by the teachers who analyzed the recordings, confirm that, after the study, the students evolved positively in practically all parameters.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaFonte, Vera Maria Seco Afonso daRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFernandes, Daniela Teixeira2023-02-10T16:23:06Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8311TID:203220854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-18T01:45:25Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:24.636205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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