O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toneli da Silva, Willian
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: do Nascimento Silva, Eunice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29073/e3.v2i1.21
Resumo: Com a expansão do mundo globalizado e a criação e ampliação dos recursos tecnológicos e de sistemas de informação, cada vez mais disponíveis e eficientes, surgem outras necessidades e particularidades demandadas pelo público em geral, visando sempre o crescimento pessoal e profissional. Nesta perspectiva, objetivou-se investigar quais os papéis e requisitos básicos do docente na Educação à Distância. Para tanto, necessitou de um aprofundamento teórico, visando um entendimento das questões de tecnologia e sistemas da informação e a história da Educação à Distância ao longo dos tempos. A Educação à Distância surge dentro de uma discussão e reflexãodos caminhos que a educação seguirá nos próximos anos, pois as fontes de conectividade ganham corpo a cada dia, nos remetendo a uma sociedade globalizada, mundializada, conectada e on-line 24 horas por dia. Analisamos o papel do docente neste processo e percebemos que o professor deixa de ter um papel de somente repassar as informações e passa a ser um agente de transformação, de impulsionamento das ações de transformação, que orienta os seus alunos para que esses possam agir com autonomia, disciplina, organização e foco nos seus objetivos. Desta forma, pode-se concluir que o fato de a Educação à Distância estar crescendo não há comprovação de que esse segmento de ensino irá superar a educação presencial, tida como convencional, até o momento. Pelas percepções do estudo em questão, respaldados pelos autores que contribuíram com essa discussão, podemos perceber uma tendência enorme de crescimento dessa modalidade de ensino e uma área próspera e faminta de profissionais qualificados, gabaritados e que atendam aos requisitos para o exercício dessa nova função dentro da educação. As novas tecnologias irão direcionar essa modalidade de ensino para trazem facilidade e comodidade aos alunos e acadêmicos e outras responsabilidades, desafios, objetivos e metas aos docentes.
id RCAP_88f97403c8cc90ed07b4693ca3963599
oai_identifier_str oai:revistas.ponteditora.org:article/21
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissionalO papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissionalArticlesCom a expansão do mundo globalizado e a criação e ampliação dos recursos tecnológicos e de sistemas de informação, cada vez mais disponíveis e eficientes, surgem outras necessidades e particularidades demandadas pelo público em geral, visando sempre o crescimento pessoal e profissional. Nesta perspectiva, objetivou-se investigar quais os papéis e requisitos básicos do docente na Educação à Distância. Para tanto, necessitou de um aprofundamento teórico, visando um entendimento das questões de tecnologia e sistemas da informação e a história da Educação à Distância ao longo dos tempos. A Educação à Distância surge dentro de uma discussão e reflexãodos caminhos que a educação seguirá nos próximos anos, pois as fontes de conectividade ganham corpo a cada dia, nos remetendo a uma sociedade globalizada, mundializada, conectada e on-line 24 horas por dia. Analisamos o papel do docente neste processo e percebemos que o professor deixa de ter um papel de somente repassar as informações e passa a ser um agente de transformação, de impulsionamento das ações de transformação, que orienta os seus alunos para que esses possam agir com autonomia, disciplina, organização e foco nos seus objetivos. Desta forma, pode-se concluir que o fato de a Educação à Distância estar crescendo não há comprovação de que esse segmento de ensino irá superar a educação presencial, tida como convencional, até o momento. Pelas percepções do estudo em questão, respaldados pelos autores que contribuíram com essa discussão, podemos perceber uma tendência enorme de crescimento dessa modalidade de ensino e uma área próspera e faminta de profissionais qualificados, gabaritados e que atendam aos requisitos para o exercício dessa nova função dentro da educação. As novas tecnologias irão direcionar essa modalidade de ensino para trazem facilidade e comodidade aos alunos e acadêmicos e outras responsabilidades, desafios, objetivos e metas aos docentes.With the expansion of the globalized world and the creation and expansion of technological resources and information systems, increasingly available and efficient, there are other needs and characteristics demanded by the general public, always seeking personal and professional growth. In this perspective, the objective was to investigate what roles and the basic teaching requirements in Distance Education. For this, we needed a theoretical study, seeking an understanding of technology issues and systems of information and history Education Distance over time. Distance education comes within a discussion and reflection of the ways that education will follow in the coming years, as the connectivity sources take shape every day, in referring to a globalized society, globalized, connected and online 24 hours a day. We analyze the role of the teacher in this process and we realize that the teacher no longer has a role to only pass on the information and becomes an agent processing, boosting the shares of transformation, which orients its students so that they can act with autonomy, discipline, organization and focus on your goals. Thus, it can be concluded that the fact that distance education is growing there is no evidence that this educational segment will surpass the classroom education, considered conventional, so far. The perceptions of the present study, backed by the authors who contributed to this discussion, we can see a huge growth trend this type of education and a prosperous and hungry field of qualified professionals, guideposts and that meet the requirements for the exercise of this new function within education. New technologies will drive this type of education to bring ease and convenience to students and academics and other responsibilities, challenges, goals and objectives for teachers.Ponteditora2018-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29073/e3.v2i1.21por2183-72012183-380XToneli da Silva, Williando Nascimento Silva, Euniceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T09:30:35Zoai:revistas.ponteditora.org:article/21Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:28.531411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissional
O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissional
title O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissional
spellingShingle O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissional
Toneli da Silva, Willian
Articles
title_short O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissional
title_full O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissional
title_fullStr O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissional
title_full_unstemmed O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissional
title_sort O papel do docente na educação à distância: perspectivas para o novo profissional
author Toneli da Silva, Willian
author_facet Toneli da Silva, Willian
do Nascimento Silva, Eunice
author_role author
author2 do Nascimento Silva, Eunice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toneli da Silva, Willian
do Nascimento Silva, Eunice
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description Com a expansão do mundo globalizado e a criação e ampliação dos recursos tecnológicos e de sistemas de informação, cada vez mais disponíveis e eficientes, surgem outras necessidades e particularidades demandadas pelo público em geral, visando sempre o crescimento pessoal e profissional. Nesta perspectiva, objetivou-se investigar quais os papéis e requisitos básicos do docente na Educação à Distância. Para tanto, necessitou de um aprofundamento teórico, visando um entendimento das questões de tecnologia e sistemas da informação e a história da Educação à Distância ao longo dos tempos. A Educação à Distância surge dentro de uma discussão e reflexãodos caminhos que a educação seguirá nos próximos anos, pois as fontes de conectividade ganham corpo a cada dia, nos remetendo a uma sociedade globalizada, mundializada, conectada e on-line 24 horas por dia. Analisamos o papel do docente neste processo e percebemos que o professor deixa de ter um papel de somente repassar as informações e passa a ser um agente de transformação, de impulsionamento das ações de transformação, que orienta os seus alunos para que esses possam agir com autonomia, disciplina, organização e foco nos seus objetivos. Desta forma, pode-se concluir que o fato de a Educação à Distância estar crescendo não há comprovação de que esse segmento de ensino irá superar a educação presencial, tida como convencional, até o momento. Pelas percepções do estudo em questão, respaldados pelos autores que contribuíram com essa discussão, podemos perceber uma tendência enorme de crescimento dessa modalidade de ensino e uma área próspera e faminta de profissionais qualificados, gabaritados e que atendam aos requisitos para o exercício dessa nova função dentro da educação. As novas tecnologias irão direcionar essa modalidade de ensino para trazem facilidade e comodidade aos alunos e acadêmicos e outras responsabilidades, desafios, objetivos e metas aos docentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.29073/e3.v2i1.21
url https://doi.org/10.29073/e3.v2i1.21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-7201
2183-380X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Ponteditora
publisher.none.fl_str_mv Ponteditora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131673876496384