Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12896 |
Resumo: | Olhando à nossa volta damos conta que existem diversas e diferenciadas práticas no processo de ensino-aprendizagem da escrita. Foi face a esta realidade que, nos propusemos reflectir e investigar sob o ensino formal da escrita, à entrada no primeiro ciclo do ensino básico e testar em que medida as actividades nas quais os alunos são os principais sujeitos activos, os levam a adquirir competências de escrita. Após pesquisa bibliográfica sob a temática da escrita, entrevistámos alunos de três turmas, de duas escolas do Agrupamento de Buarcos e em duas delas desenvolvemos um projecto de escrita denominado “Para aprender a escrever…escrever para aprender…”para facilitar a questão de partida por nós colocada: “Até que ponto as crianças adquirem competências de escrita através das vivências do quotidiano?” Este projecto, desenvolvido ao longo do primeiro período, punha em evidência actividades de escrita que privilegiavam as vivências quotidianas dos alunos. Pretendia-se, assim, pôr em prática métodos de trabalho em que a participação de cada membro de um grupo, segundo as suas capacidades, conduzisse à realização de um trabalho conjunto, decidido, planificado e organizado em comum acordo. Constatámos, neste restrito estudo, que nem todas as crianças à entrada no primeiro ciclo do ensino básico possuem as mesmas concepções acerca da linguagem escrita e que nem todas as crianças no seu percurso escolar adquirem competências de escrita ao mesmo ritmo. Importa dizer, em nossa opinião, que as práticas que valorizam as aprendizagens significativas permitem aos alunos adquirir competências de escrita de uma forma mais coesa e sólida. |
id |
RCAP_88fc5be0db4147d31f5bd6bc8099f14f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12896 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidianoEnsino da EscritaEnsino Básico 1º CicloCompetências da EscritaDesenvolvimento das CompetênciasOlhando à nossa volta damos conta que existem diversas e diferenciadas práticas no processo de ensino-aprendizagem da escrita. Foi face a esta realidade que, nos propusemos reflectir e investigar sob o ensino formal da escrita, à entrada no primeiro ciclo do ensino básico e testar em que medida as actividades nas quais os alunos são os principais sujeitos activos, os levam a adquirir competências de escrita. Após pesquisa bibliográfica sob a temática da escrita, entrevistámos alunos de três turmas, de duas escolas do Agrupamento de Buarcos e em duas delas desenvolvemos um projecto de escrita denominado “Para aprender a escrever…escrever para aprender…”para facilitar a questão de partida por nós colocada: “Até que ponto as crianças adquirem competências de escrita através das vivências do quotidiano?” Este projecto, desenvolvido ao longo do primeiro período, punha em evidência actividades de escrita que privilegiavam as vivências quotidianas dos alunos. Pretendia-se, assim, pôr em prática métodos de trabalho em que a participação de cada membro de um grupo, segundo as suas capacidades, conduzisse à realização de um trabalho conjunto, decidido, planificado e organizado em comum acordo. Constatámos, neste restrito estudo, que nem todas as crianças à entrada no primeiro ciclo do ensino básico possuem as mesmas concepções acerca da linguagem escrita e que nem todas as crianças no seu percurso escolar adquirem competências de escrita ao mesmo ritmo. Importa dizer, em nossa opinião, que as práticas que valorizam as aprendizagens significativas permitem aos alunos adquirir competências de escrita de uma forma mais coesa e sólida.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumOliveira, Isabel da Conceição Alves Martelo de2016-04-05T12:54:40Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:55.425896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano |
title |
Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano |
spellingShingle |
Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano Oliveira, Isabel da Conceição Alves Martelo de Ensino da Escrita Ensino Básico 1º Ciclo Competências da Escrita Desenvolvimento das Competências |
title_short |
Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano |
title_full |
Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano |
title_fullStr |
Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano |
title_full_unstemmed |
Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano |
title_sort |
Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano |
author |
Oliveira, Isabel da Conceição Alves Martelo de |
author_facet |
Oliveira, Isabel da Conceição Alves Martelo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Isabel da Conceição Alves Martelo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Escrita Ensino Básico 1º Ciclo Competências da Escrita Desenvolvimento das Competências |
topic |
Ensino da Escrita Ensino Básico 1º Ciclo Competências da Escrita Desenvolvimento das Competências |
description |
Olhando à nossa volta damos conta que existem diversas e diferenciadas práticas no processo de ensino-aprendizagem da escrita. Foi face a esta realidade que, nos propusemos reflectir e investigar sob o ensino formal da escrita, à entrada no primeiro ciclo do ensino básico e testar em que medida as actividades nas quais os alunos são os principais sujeitos activos, os levam a adquirir competências de escrita. Após pesquisa bibliográfica sob a temática da escrita, entrevistámos alunos de três turmas, de duas escolas do Agrupamento de Buarcos e em duas delas desenvolvemos um projecto de escrita denominado “Para aprender a escrever…escrever para aprender…”para facilitar a questão de partida por nós colocada: “Até que ponto as crianças adquirem competências de escrita através das vivências do quotidiano?” Este projecto, desenvolvido ao longo do primeiro período, punha em evidência actividades de escrita que privilegiavam as vivências quotidianas dos alunos. Pretendia-se, assim, pôr em prática métodos de trabalho em que a participação de cada membro de um grupo, segundo as suas capacidades, conduzisse à realização de um trabalho conjunto, decidido, planificado e organizado em comum acordo. Constatámos, neste restrito estudo, que nem todas as crianças à entrada no primeiro ciclo do ensino básico possuem as mesmas concepções acerca da linguagem escrita e que nem todas as crianças no seu percurso escolar adquirem competências de escrita ao mesmo ritmo. Importa dizer, em nossa opinião, que as práticas que valorizam as aprendizagens significativas permitem aos alunos adquirir competências de escrita de uma forma mais coesa e sólida. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2016-04-05T12:54:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12896 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014439964672 |