EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catela, David
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Branco, Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19312
Resumo: A mochila de ombros é o implemento mais utilizado para transporte de material escolar. Cerca de 25% da população infantil escolar queixa-se de dores osteomusculares, muitas vezes associadas ao peso excessivo das mochilas escolares (Ries, Martinello, Medeiros, Cardoso, & Santos, 2012). Os maus hábitos de uso de mochila persistem ao longo dos anos escolares e, consequentemente, levam a problemas crónicos osteomusculares, os quais podem agravar-se até à idade adulta (Jardim, 2013). Apesar destes sintomas estarem associados a outros fatores, supõe-se que estes podem estar associados à sobrecarga de peso a que estas crianças são sistematicamente expostas. Por este motivo, foi realizada uma petição à Assembleia da Republica em Portugal, onde era sugerida legislação definitiva que determinasse que as mochilas das crianças não devessem ultrapassar os 10% do seu peso corporal, e que as escolas regulassem semanalmente a carga mínima necessária para as atividades escolares. A teoria dos sistemas dinâmicos pressupõe que o comportamento motor é uma consequência de uma rede de sistemas codependentes (e.g., músculo-esquelético, nervoso, respiratório, etc.), da qual os padrões motores emergem através de processos de auto-organização (Glazier, Davids, & Bartlett, 2003; Kelso, 1995; Williams, Davids, & Williams, 1999). O objetivo deste estudo é o de verificar se as crianças revelam reajustamento postural (parâmetro de ordem) quando constrangidas a mochilas com diferentes pesos (parâmetro de controlo). A amostra compôs-se por dezasseis crianças com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos do 1.º ciclo do ensino básico. Cada criança realizou um percurso de 5 metros com mochila, nas seguintes condições: i) sem peso acrescentado; ii) com 3kg acrescentados; e, iii) com 5kg acrescentados. Foram registados os valores de aceleração tridimensionais em unidades g, recolhidos através da aplicação Physics Toolbox Suite (Vyera Software) instalada num smartphone ZTE. Os dados foram filtrados e suavizados em cada uma das componentes do eixo tridimensional no software MatLab (The MathWorks,Inc), através de um filtro passa-alto. Para comparação entre condições foi usado o teste de Friedman (χr2), seguido do teste Wilcoxon (T), com correção Bonferroni. Não se observaram alterações significativas entre condições para as componentes vertical (χr2=1,625, ns) e antero-posterior (χr2=0,375, ns). No entanto, para a componente mediolateral, ocorreu diferença significativa entre condições (χr2=15,500; p˂0,001); atribuível a uma redução significativa da aceleração da condição sem carga adicional para a com adição de 3kg (T=-2,741; p≤0,01), e da condição sem carga adicional para a com adição de 5kg (T=-3,206; p≤0,001). Como a mochila está fixa ao tronco e este possui uma série de graus de liberdade permitidos pela coluna vertebral, deduzimos que as crianças buscam uma solução motora mais estável quando sujeitas ao peso adicional, provavelmente através da redução dos graus de liberdade; ou seja, confrontadas com um constrangimento da tarefa (acréscimo de peso) deve ter ocorrido um processo de compressão dimensional (Santos, Branco, & Catela, 2015).
id RCAP_89077252adc708ff41e30242b8c6559d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTALEFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTALArtigosA mochila de ombros é o implemento mais utilizado para transporte de material escolar. Cerca de 25% da população infantil escolar queixa-se de dores osteomusculares, muitas vezes associadas ao peso excessivo das mochilas escolares (Ries, Martinello, Medeiros, Cardoso, & Santos, 2012). Os maus hábitos de uso de mochila persistem ao longo dos anos escolares e, consequentemente, levam a problemas crónicos osteomusculares, os quais podem agravar-se até à idade adulta (Jardim, 2013). Apesar destes sintomas estarem associados a outros fatores, supõe-se que estes podem estar associados à sobrecarga de peso a que estas crianças são sistematicamente expostas. Por este motivo, foi realizada uma petição à Assembleia da Republica em Portugal, onde era sugerida legislação definitiva que determinasse que as mochilas das crianças não devessem ultrapassar os 10% do seu peso corporal, e que as escolas regulassem semanalmente a carga mínima necessária para as atividades escolares. A teoria dos sistemas dinâmicos pressupõe que o comportamento motor é uma consequência de uma rede de sistemas codependentes (e.g., músculo-esquelético, nervoso, respiratório, etc.), da qual os padrões motores emergem através de processos de auto-organização (Glazier, Davids, & Bartlett, 2003; Kelso, 1995; Williams, Davids, & Williams, 1999). O objetivo deste estudo é o de verificar se as crianças revelam reajustamento postural (parâmetro de ordem) quando constrangidas a mochilas com diferentes pesos (parâmetro de controlo). A amostra compôs-se por dezasseis crianças com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos do 1.º ciclo do ensino básico. Cada criança realizou um percurso de 5 metros com mochila, nas seguintes condições: i) sem peso acrescentado; ii) com 3kg acrescentados; e, iii) com 5kg acrescentados. Foram registados os valores de aceleração tridimensionais em unidades g, recolhidos através da aplicação Physics Toolbox Suite (Vyera Software) instalada num smartphone ZTE. Os dados foram filtrados e suavizados em cada uma das componentes do eixo tridimensional no software MatLab (The MathWorks,Inc), através de um filtro passa-alto. Para comparação entre condições foi usado o teste de Friedman (χr2), seguido do teste Wilcoxon (T), com correção Bonferroni. Não se observaram alterações significativas entre condições para as componentes vertical (χr2=1,625, ns) e antero-posterior (χr2=0,375, ns). No entanto, para a componente mediolateral, ocorreu diferença significativa entre condições (χr2=15,500; p˂0,001); atribuível a uma redução significativa da aceleração da condição sem carga adicional para a com adição de 3kg (T=-2,741; p≤0,01), e da condição sem carga adicional para a com adição de 5kg (T=-3,206; p≤0,001). Como a mochila está fixa ao tronco e este possui uma série de graus de liberdade permitidos pela coluna vertebral, deduzimos que as crianças buscam uma solução motora mais estável quando sujeitas ao peso adicional, provavelmente através da redução dos graus de liberdade; ou seja, confrontadas com um constrangimento da tarefa (acréscimo de peso) deve ter ocorrido um processo de compressão dimensional (Santos, Branco, & Catela, 2015).The shoulder bag is the most widely used implement for transporting school supplies. About 25% of school children complain of musculoskeletal pain, often associated with excessive weight of school backpacks (Ries et al., 2012). Poor backpacking habits persist throughout the school years and, consequently, lead to chronic musculoskeletal problems, which may worsen into adulthood (Jardim, 2013). Although these symptoms are associated with other factors, it is assumed that these may be related to the weight overload, in which these children are systematically exposed. For this reason, a petition was submitted to the Assembly of the Republic in Portugal, where it was suggested that definitive legislation should be adopted to ensure that children's backpacks should not exceed 10% of their body weight and that schools should regulate weekly the minimum school activities. The theory of dynamic systems assumes that motor behavior is a consequence of a network of codependent systems (e.g., musculoskeletal, nervous, respiratory, etc.), from which motor patterns emerge through processes of self-organization (Glazier et al., 2003; Kelso, 1995; Williams et al., 1999). The objective of this study is to verify if the children show postural readjustment (parameter of order) when constrained to the backpack with different weights (control parameter). The sample consisted of sixteen children aged between 8 and 9 years of the first cycle of basic education. Each child carried out a 5-meter course with a backpack, under the following conditions: i) without added weight; ii) with 3kg added; and (iii) with 5 kg added. The three-dimensional acceleration values ​​were recorded in g units, collected through the Physics Toolbox Suite (Vyera Software) application installed on a ZTE smartphone. The data were filtered and smoothed in each of the components of the three-dimensional axis in MatLab software (The MathWorks, Inc), through a High-Pass filter. The Friedman test (χr2) was used to compare the conditions, followed by the Wilcoxon (T) test, with Bonferroni correction. No significant changes were observed in the vertical (χr2 = 1.625, ns) and anteroposterior (χr2 = 0.375, ns) components. However, for the mediolateral component, there was a significant difference between conditions (χr2 = 15.500, p0.001); attributable to a significant reduction of the acceleration of the condition without additional load to that with addition of 3kg (T = -2.741, p≤0.01), and the condition with no additional load for the with addition of 5kg (T = -3.206, p≤0.001). Since the backpack is attached to the trunk and has a series of degrees of freedom allowed by the spine, we deduce that children seek a more stable motor solution when subjected to additional weight, probably by reducing degrees of freedom. In this case, the process of dimensional compression must be considered as a constraint (Santos et al., 2015).Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19312por2182-9608Catela, DavidBranco, Marcoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:05.626605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL
EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL
title EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL
spellingShingle EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL
Catela, David
Artigos
title_short EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL
title_full EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL
title_fullStr EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL
title_full_unstemmed EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL
title_sort EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE MOCHILAS COM DIFERENTES PESOS NA ACELERAÇÃO DO TRONCO EM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL
author Catela, David
author_facet Catela, David
Branco, Marco
author_role author
author2 Branco, Marco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catela, David
Branco, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A mochila de ombros é o implemento mais utilizado para transporte de material escolar. Cerca de 25% da população infantil escolar queixa-se de dores osteomusculares, muitas vezes associadas ao peso excessivo das mochilas escolares (Ries, Martinello, Medeiros, Cardoso, & Santos, 2012). Os maus hábitos de uso de mochila persistem ao longo dos anos escolares e, consequentemente, levam a problemas crónicos osteomusculares, os quais podem agravar-se até à idade adulta (Jardim, 2013). Apesar destes sintomas estarem associados a outros fatores, supõe-se que estes podem estar associados à sobrecarga de peso a que estas crianças são sistematicamente expostas. Por este motivo, foi realizada uma petição à Assembleia da Republica em Portugal, onde era sugerida legislação definitiva que determinasse que as mochilas das crianças não devessem ultrapassar os 10% do seu peso corporal, e que as escolas regulassem semanalmente a carga mínima necessária para as atividades escolares. A teoria dos sistemas dinâmicos pressupõe que o comportamento motor é uma consequência de uma rede de sistemas codependentes (e.g., músculo-esquelético, nervoso, respiratório, etc.), da qual os padrões motores emergem através de processos de auto-organização (Glazier, Davids, & Bartlett, 2003; Kelso, 1995; Williams, Davids, & Williams, 1999). O objetivo deste estudo é o de verificar se as crianças revelam reajustamento postural (parâmetro de ordem) quando constrangidas a mochilas com diferentes pesos (parâmetro de controlo). A amostra compôs-se por dezasseis crianças com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos do 1.º ciclo do ensino básico. Cada criança realizou um percurso de 5 metros com mochila, nas seguintes condições: i) sem peso acrescentado; ii) com 3kg acrescentados; e, iii) com 5kg acrescentados. Foram registados os valores de aceleração tridimensionais em unidades g, recolhidos através da aplicação Physics Toolbox Suite (Vyera Software) instalada num smartphone ZTE. Os dados foram filtrados e suavizados em cada uma das componentes do eixo tridimensional no software MatLab (The MathWorks,Inc), através de um filtro passa-alto. Para comparação entre condições foi usado o teste de Friedman (χr2), seguido do teste Wilcoxon (T), com correção Bonferroni. Não se observaram alterações significativas entre condições para as componentes vertical (χr2=1,625, ns) e antero-posterior (χr2=0,375, ns). No entanto, para a componente mediolateral, ocorreu diferença significativa entre condições (χr2=15,500; p˂0,001); atribuível a uma redução significativa da aceleração da condição sem carga adicional para a com adição de 3kg (T=-2,741; p≤0,01), e da condição sem carga adicional para a com adição de 5kg (T=-3,206; p≤0,001). Como a mochila está fixa ao tronco e este possui uma série de graus de liberdade permitidos pela coluna vertebral, deduzimos que as crianças buscam uma solução motora mais estável quando sujeitas ao peso adicional, provavelmente através da redução dos graus de liberdade; ou seja, confrontadas com um constrangimento da tarefa (acréscimo de peso) deve ter ocorrido um processo de compressão dimensional (Santos, Branco, & Catela, 2015).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19312
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485890220032