Efeito de Constrangimentos Espaciais na Escrita Cursiva de Crianças Sinistrómanas do 1.º Ciclo: Uma Análise Qualitativa
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19285 |
Resumo: | Na escrita cursiva, a criança necessita produzir movimentos distais pequenos e contínuos (Thomassen & Teulings 1983), através do uso de um instrumento, a caneta, o que requer controlo visual e controle balístico (Wann, 1986). As crianças pequenas detetam diferentes tamanhos de letras (Meulenbroek et al., 1985), explorando ajustamentos posturais com frequentes descontinuidades dos movimentos (Wann & Jones, 1986); e, em tarefas grafémicas complexas, as crianças carecem de tempo de escrita significativamente mais longo (e.g., Meulenbrock et al., 1985). As pessoas destrímanas não escrevem mais rapidamente ou mais legivelmente do que as sinistrómanas, no entanto, as sinistrómanas revelam técnicas de ajustamento postural durante a escrita, com as crianças sinistrómanas que usam a posição não invertida (a mão de escrita abaixo da linha de escrita) a revelar melhor prestação que as que usam a posição invertida (a mão escrita acima da linha de escrita); com estas últimas a beneficiarem de uma rotação do papel no sentido anti-horário (Enström, 1962; Teasdale & Owen, 2001). Baseados na necessidade dos sinistrómanos ajustarem a sua postura (Enström, 1962, 1966; Wahl, 1955; Herrón, 1980), e do efeito da rotação do papel (Szeligo, Brazier, & Houston; 2003; Enström, 1962; Teasdale & Owen, 2001), fomos analisar o efeito da posição relativa do papel na escrita cursiva em crianças sinistrómanas. |
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Efeito de Constrangimentos Espaciais na Escrita Cursiva de Crianças Sinistrómanas do 1.º Ciclo: Uma Análise QualitativaEfeito de Constrangimentos Espaciais na Escrita Cursiva de Crianças Sinistrómanas do 1.º Ciclo: Uma Análise QualitativaArtigosNa escrita cursiva, a criança necessita produzir movimentos distais pequenos e contínuos (Thomassen & Teulings 1983), através do uso de um instrumento, a caneta, o que requer controlo visual e controle balístico (Wann, 1986). As crianças pequenas detetam diferentes tamanhos de letras (Meulenbroek et al., 1985), explorando ajustamentos posturais com frequentes descontinuidades dos movimentos (Wann & Jones, 1986); e, em tarefas grafémicas complexas, as crianças carecem de tempo de escrita significativamente mais longo (e.g., Meulenbrock et al., 1985). As pessoas destrímanas não escrevem mais rapidamente ou mais legivelmente do que as sinistrómanas, no entanto, as sinistrómanas revelam técnicas de ajustamento postural durante a escrita, com as crianças sinistrómanas que usam a posição não invertida (a mão de escrita abaixo da linha de escrita) a revelar melhor prestação que as que usam a posição invertida (a mão escrita acima da linha de escrita); com estas últimas a beneficiarem de uma rotação do papel no sentido anti-horário (Enström, 1962; Teasdale & Owen, 2001). Baseados na necessidade dos sinistrómanos ajustarem a sua postura (Enström, 1962, 1966; Wahl, 1955; Herrón, 1980), e do efeito da rotação do papel (Szeligo, Brazier, & Houston; 2003; Enström, 1962; Teasdale & Owen, 2001), fomos analisar o efeito da posição relativa do papel na escrita cursiva em crianças sinistrómanas.In cursive writing the child has to produce small and continuous distal movements (Thomassen & Teulings 1983), through an instrument, the pen, requiring visual monitoring and ballistic control (Wann 1986). Young children tend to realize different writing sizes (Meulenbroek et al. 1985), while they explore postural positions in frequent discontinuous movements (Wann & Jones 1986); and, in complex graphemic tasks children require significantly longer writing times (e.g., Meulenbrock et al. 1985). Righthanders do not write more rapidly or legibly than lefthanders, however, lefthanders reveal techniques of adjusting positions for handwriting, with left-handed children that use the non-inverted position (the writing hand below the line of writing) scoring best than inverted hand positions (the writing hand above the line of writing); which gain with a counter clockwise rotation of the paper (Enström, 1962; Teasdale & Owen, 2001). Based on the need of left-hand writers to adjust their posture (Enström, 1962, 1966; Wahl, 1955; Herrón, 1980), and the effect of paper rotation (Szeligo, Brazier, & Houston; 2003; Enström, 1962; Teasdale & Owen, 2001), the purpose of this study was to analyse the effect of paper relative position on cursive writing on left-hand children.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19285por2182-9608Catela, DavidBranco, MarcoSeabra, Ana PaulaGomes, GonçaloFerreira, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:40Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:04.538980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Na escrita cursiva, a criança necessita produzir movimentos distais pequenos e contínuos (Thomassen & Teulings 1983), através do uso de um instrumento, a caneta, o que requer controlo visual e controle balístico (Wann, 1986). As crianças pequenas detetam diferentes tamanhos de letras (Meulenbroek et al., 1985), explorando ajustamentos posturais com frequentes descontinuidades dos movimentos (Wann & Jones, 1986); e, em tarefas grafémicas complexas, as crianças carecem de tempo de escrita significativamente mais longo (e.g., Meulenbrock et al., 1985). As pessoas destrímanas não escrevem mais rapidamente ou mais legivelmente do que as sinistrómanas, no entanto, as sinistrómanas revelam técnicas de ajustamento postural durante a escrita, com as crianças sinistrómanas que usam a posição não invertida (a mão de escrita abaixo da linha de escrita) a revelar melhor prestação que as que usam a posição invertida (a mão escrita acima da linha de escrita); com estas últimas a beneficiarem de uma rotação do papel no sentido anti-horário (Enström, 1962; Teasdale & Owen, 2001). Baseados na necessidade dos sinistrómanos ajustarem a sua postura (Enström, 1962, 1966; Wahl, 1955; Herrón, 1980), e do efeito da rotação do papel (Szeligo, Brazier, & Houston; 2003; Enström, 1962; Teasdale & Owen, 2001), fomos analisar o efeito da posição relativa do papel na escrita cursiva em crianças sinistrómanas. |
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