Perceções da Desigualdade de Género nos Jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/22551 |
Resumo: | A desigualdade de género representa ainda um tema atual e oportuno, face às assimetrias que ainda são encontradas entre homens e mulheres. Apesar dos vários estudos sobre esta problemática, poucos se dedicaram ao estudo das perceções sobre a desigualdade de género, particularmente, as dos jovens, cidadãos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, neste trabalho tem-se como objetivo entender as perceções dos jovens sobre o tema e contribuir para melhores práticas assentes na promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre géneros, principalmente, em contexto escolar. Este trabalho é composto por dois artigos científicos. No primeiro artigo, pretendeu-se aprofundar o conceito de desigualdade de género e de perceções, a fim de explorar o que une estes dois temas. A literatura serviu-nos de base à realização de um estudo quantitativo, que efetuamos em seguida, com objetivo de amplificar o nosso conhecimento sobre as perceções da desigualdade de género dos jovens nas Esferas Política, Empresarial e Privada (lar), bem como ao nível das Atividades (tarefas diárias). Tentou-se, ainda, compreender o papel da educação/formação na construção destas perceções. Considerando a importância do conhecimento na desconstrução dos estereótipos sociais de género que se “atravessam” nos percursos escolares e profissionais dos jovens, o segundo estudo que desenvolvemos, teve como objetivos (i) compreender as diferentes formas de percecionar a desigualdade de género por parte dos jovens na Esfera Pública (Política e Empresarial) e nas Atividades (tarefas diárias); (ii) compreender como é que as perceções da desigualdade de género por parte dos jovens, variam de acordo com as suas características sociodemográficas; (iii) compreender a influência da educação/formação sobre igualdade de género na construção destas perceções. Para isso, numa primeira fase foi explorado o conceito de Educação e Género, bem como explicadas algumas práticas recorrentes em contexto escolar, que contribuem para a perpetuação da desigualdade. Em seguida, foram analisadas algumas diferenças importantes para este estudo, relativas às características dos jovens que frequentam o ensino profissional ou o ensino regular (geral). Por último, foi realizada a análise de classes latentes que nos permitiu agrupar os jovens com base nas suas respostas acerca do poder e estatuto dos homens e das mulheres na Esfera Política e Empresarial, bem como ao nível das Atividades (tarefas diárias). Desta análise resultaram quatro grupos de jovens que divergem nas suas perceções acerca da Esfera Pública, são eles: os Neutros, os Moderados, os Conscientes e os Outsiders. No que respeita às perceções acerca das Atividades (tarefas diárias), foi possível chegarmos a três grupos de jovens que diferem nas suas perceções, são eles: o Cinza, o Rosa e o Azul. |
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A literatura serviu-nos de base à realização de um estudo quantitativo, que efetuamos em seguida, com objetivo de amplificar o nosso conhecimento sobre as perceções da desigualdade de género dos jovens nas Esferas Política, Empresarial e Privada (lar), bem como ao nível das Atividades (tarefas diárias). Tentou-se, ainda, compreender o papel da educação/formação na construção destas perceções. Considerando a importância do conhecimento na desconstrução dos estereótipos sociais de género que se “atravessam” nos percursos escolares e profissionais dos jovens, o segundo estudo que desenvolvemos, teve como objetivos (i) compreender as diferentes formas de percecionar a desigualdade de género por parte dos jovens na Esfera Pública (Política e Empresarial) e nas Atividades (tarefas diárias); (ii) compreender como é que as perceções da desigualdade de género por parte dos jovens, variam de acordo com as suas características sociodemográficas; (iii) compreender a influência da educação/formação sobre igualdade de género na construção destas perceções. Para isso, numa primeira fase foi explorado o conceito de Educação e Género, bem como explicadas algumas práticas recorrentes em contexto escolar, que contribuem para a perpetuação da desigualdade. Em seguida, foram analisadas algumas diferenças importantes para este estudo, relativas às características dos jovens que frequentam o ensino profissional ou o ensino regular (geral). Por último, foi realizada a análise de classes latentes que nos permitiu agrupar os jovens com base nas suas respostas acerca do poder e estatuto dos homens e das mulheres na Esfera Política e Empresarial, bem como ao nível das Atividades (tarefas diárias). Desta análise resultaram quatro grupos de jovens que divergem nas suas perceções acerca da Esfera Pública, são eles: os Neutros, os Moderados, os Conscientes e os Outsiders. No que respeita às perceções acerca das Atividades (tarefas diárias), foi possível chegarmos a três grupos de jovens que diferem nas suas perceções, são eles: o Cinza, o Rosa e o Azul.Given the asymmetries that are still found between men and women, gender inequality is still a current and timely issue. Few people have dedicated themselves to the study of perceptions of gender inequality, especially those of young people who are fundamental citizens for the development of society, despite the many studies on this matter. This way, the goal in this paper is to understand the young people's perceptions on the subject and to contribute to the best practices based on the promotion of equal rights and opportunities between genders, mainly in the school context. This paper consists of two scientific articles. In the first article, the intention is to go deeper in the concept of gender inequality and perceptions, in order to explore what bonds these two themes. The literature used served as the foundation of the realisation for carrying out a quantitative study, which we then carried out with the objective of amplify our knowledge about youth perceptions of gender inequality in the Political, Business and Private (home) Spheres, as well as in terms of Activities (daily tasks). We also tried to understand the role of education/training in the build up of these perceptions. Having in mind the importance of knowledge in the deconstruction of social gender stereotypes that "cross" in the school and professional paths of young people, in the second study our worked aimed to (i) understand the different ways of perceiving gender inequality of some young people in the Public Sphere (Political and Business) and in Activities (daily tasks); (ii) understand how youth perceptions of gender inequality may vary according to its sociodemographic characteristics; (iii) comprehend the influence of education/training about gender equality in the construction of these perceptions. The concept of Education and Gender was first explored in a first phase, as well as some recurrent practices in the school context, that contribute to the perpetuation of inequality, so we could accomplish this. Next there were some important differences analyzed for this study, concerning the characteristics of young people who attend vocational education or regular (general) education. The analysis of latent classes was carried out for last, and this allowed us to group up young people based on their answers about the power and status of men and women in the Sphere Policy and Business, as well as at the level of Activities (daily tasks). From this analysis four groups of young people were made who differ in their perceptions about the Public Sphere, they are: the Neutrals, the Moderates, the Conscious and the Outsiders. Regarding the perceptions about the Activities (daily tasks), it was possible to separate them into three groups who differ in their perceptions, they are: the Gray, the Pink and Blue.Ferreira, Marisa RorizBorges, Ana Isabel CoelhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNeto, Ana Sofia Pires202220222025-01-31T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22551TID:203173066porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T01:45:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:08.216474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A desigualdade de género representa ainda um tema atual e oportuno, face às assimetrias que ainda são encontradas entre homens e mulheres. Apesar dos vários estudos sobre esta problemática, poucos se dedicaram ao estudo das perceções sobre a desigualdade de género, particularmente, as dos jovens, cidadãos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, neste trabalho tem-se como objetivo entender as perceções dos jovens sobre o tema e contribuir para melhores práticas assentes na promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre géneros, principalmente, em contexto escolar. Este trabalho é composto por dois artigos científicos. No primeiro artigo, pretendeu-se aprofundar o conceito de desigualdade de género e de perceções, a fim de explorar o que une estes dois temas. A literatura serviu-nos de base à realização de um estudo quantitativo, que efetuamos em seguida, com objetivo de amplificar o nosso conhecimento sobre as perceções da desigualdade de género dos jovens nas Esferas Política, Empresarial e Privada (lar), bem como ao nível das Atividades (tarefas diárias). Tentou-se, ainda, compreender o papel da educação/formação na construção destas perceções. Considerando a importância do conhecimento na desconstrução dos estereótipos sociais de género que se “atravessam” nos percursos escolares e profissionais dos jovens, o segundo estudo que desenvolvemos, teve como objetivos (i) compreender as diferentes formas de percecionar a desigualdade de género por parte dos jovens na Esfera Pública (Política e Empresarial) e nas Atividades (tarefas diárias); (ii) compreender como é que as perceções da desigualdade de género por parte dos jovens, variam de acordo com as suas características sociodemográficas; (iii) compreender a influência da educação/formação sobre igualdade de género na construção destas perceções. Para isso, numa primeira fase foi explorado o conceito de Educação e Género, bem como explicadas algumas práticas recorrentes em contexto escolar, que contribuem para a perpetuação da desigualdade. Em seguida, foram analisadas algumas diferenças importantes para este estudo, relativas às características dos jovens que frequentam o ensino profissional ou o ensino regular (geral). Por último, foi realizada a análise de classes latentes que nos permitiu agrupar os jovens com base nas suas respostas acerca do poder e estatuto dos homens e das mulheres na Esfera Política e Empresarial, bem como ao nível das Atividades (tarefas diárias). Desta análise resultaram quatro grupos de jovens que divergem nas suas perceções acerca da Esfera Pública, são eles: os Neutros, os Moderados, os Conscientes e os Outsiders. No que respeita às perceções acerca das Atividades (tarefas diárias), foi possível chegarmos a três grupos de jovens que diferem nas suas perceções, são eles: o Cinza, o Rosa e o Azul. |
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