Consciência morfológica, leitura e escrita no primeiro ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Carina Manuela Ruas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38287
Resumo: Enquadramento: Para o português europeu, são poucos os estudos sobre a importância da consciência morfológica na aprendizagem da leitura e da escrita e na compreensão leitora. Esta competência tem-se verificado uma mais-valia na aprendizagem da leitura e da escrita pois permite à criança refletir sobre as estruturas morfológicas de uma dada língua e utilizá-las de forma intencional na estruturação e no enriquecimento do léxico. Objetivos: O principal objetivo do estudo consiste em analisar a relação entre a consciência morfológica e a leitura (fluência), a escrita e a compreensão leitora, em crianças com desenvolvimento típico (DT) e com Perturbação de Aprendizagem Específica (PAE). Métodos: Este estudo é do tipo transversal, descritivo-correlacional. A amostra é constituída por 120 crianças com DT a frequentar o 1º ciclo (60 do 2º ano e 60 do 4º ano) e por 30 crianças com PAE. A recolha de dados foi realizada através da Grelha de Avaliação da Linguagem- Nível Escolar (GOL-E), da Bateria de Avaliação da Consciência Morfológica, da Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu (ALEPE), uma prova de escrita adaptada de provas de outros estudos e o Teste de Idade de Leitura (TIL). Os resultados foram analisados com base na estatística descritiva e inferencial. Resultados: Atendendo aos dados obtidos, verificou-se uma diferença significativa no nível de conhecimento da consciência morfológica entre os grupos com PAE e DT, tanto no 2º ano (U= 664.5; p=0.004) como no 4º ano (U= 793.5; p<0.001). Os resultados obtidos demonstram também uma correlação estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças nas provas de consciência morfológica e a fluência leitora e a escrita. Este resultado foi observado no 2º ano, no grupo com PAE e com DT, e no 4º ano no grupo com DT. Por fim, também se verificou a existência de uma correlação significativa entre a consciência morfológica e a compreensão leitora, nas crianças do 2º ano com PAE e do 4º ano com DT e com PAE. Conclusão: Com o presente estudo, conclui-se que a consciência morfológica pode facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita, tanto em crianças com DT como em crianças com PAE. Assim, será importante a instrução explícita da consciência morfológica, permitindo às crianças a utilização deste conhecimento como estratégia para a leitura e escrita.
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A amostra é constituída por 120 crianças com DT a frequentar o 1º ciclo (60 do 2º ano e 60 do 4º ano) e por 30 crianças com PAE. A recolha de dados foi realizada através da Grelha de Avaliação da Linguagem- Nível Escolar (GOL-E), da Bateria de Avaliação da Consciência Morfológica, da Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu (ALEPE), uma prova de escrita adaptada de provas de outros estudos e o Teste de Idade de Leitura (TIL). Os resultados foram analisados com base na estatística descritiva e inferencial. Resultados: Atendendo aos dados obtidos, verificou-se uma diferença significativa no nível de conhecimento da consciência morfológica entre os grupos com PAE e DT, tanto no 2º ano (U= 664.5; p=0.004) como no 4º ano (U= 793.5; p<0.001). Os resultados obtidos demonstram também uma correlação estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças nas provas de consciência morfológica e a fluência leitora e a escrita. Este resultado foi observado no 2º ano, no grupo com PAE e com DT, e no 4º ano no grupo com DT. Por fim, também se verificou a existência de uma correlação significativa entre a consciência morfológica e a compreensão leitora, nas crianças do 2º ano com PAE e do 4º ano com DT e com PAE. Conclusão: Com o presente estudo, conclui-se que a consciência morfológica pode facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita, tanto em crianças com DT como em crianças com PAE. Assim, será importante a instrução explícita da consciência morfológica, permitindo às crianças a utilização deste conhecimento como estratégia para a leitura e escrita.Background: For European Portuguese, there are few studies on the importance of morphological awareness in learning to read and write and in reading comprehension. This competence has proven to be an asset in learning to read and write, as it allows the child to reflect on the morphological structures of a given language and use them intentionally in structuring and enriching the lexicon. Aim: The main objective of the study is to analyze the relation between morphological awareness reading (fluency), writing and reading comprehension, in children with typical development (TD) and children with Specific Learning Disorder (SLD). Methods: A cross-sectional, descriptive-correlational study was conducted. The sample consists of 120 children with TD attending the 1st cycle (60 from the 2nd grade and 60 from the 4th grade) and 30 children with SLD. Data collection included the Grelha de Avaliação da Linguagem- Nível Escolar (GOL-E), the Morphological Awareness Assessment Battery, the Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu (ALEPE), a writing test adapted from tests from other studies and the Teste de Idade de Leitura (TIL). The results were analyzed using descriptive and inferential statistics. Results: Based on the data obtained, there was a significant difference in the level of knowledge of morphological awareness between the groups with SLD and TD, both in the 2nd grade (U= 664.5; p=0.004) and in the 4th grade (U= 793.5; p< 0.001). The results also demonstrate a statistically significant correlation between the children's performance on the tests of morphological awareness and reading fluency and writing. This result was observed in the 2nd grade, in the SLD and TD groups, and in the 4th grade in the TD group. Finally, a significant correlation was also found between morphological awareness and reading comprehension, in second-grade children with SLD and fourth-grade children with TD and with SLD. Conclusions: With the present study, it was concluded that morphological awareness can facilitate the learning of reading and writing, in both children with TD and children with SLD. Thus, explicit instruction in morphological awareness will be important to allow children to use this knowledge as a strategy for reading and writing.2025-05-01T00:00:00Z2023-04-27T00:00:00Z2023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38287porCoelho, Carina Manuela Ruasinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:13Zoai:ria.ua.pt:10773/38287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:34.193379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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