Sistema de gestão de informação portuária (SGIP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, José Gil Monteiro de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8479
Resumo: Nos portos marítimos interactuam um conjunto de entidades independentes com missões e objectivos diferentes resultando em troca de muita informação que pode numa transacção económica internacional envolver para cima de dezenas de agentes e centenas de comunicações via papel, telefone ou fax. Torna-se cada vez mais evidente, que a gestão das transferências de informação pelos métodos tradicionais (em papel) não se compadece com as exigências actuais do comércio internacional marcado pela globalização, onde se exige dos portos um maior nível de competitividade. Neste contexto, o recurso às tecnologias de informação e comunicação tem-se revelado uma boa opção para a potenciação do negócio portuário através da minimização do tempo de espera dos navios e de erros humanos durante as operações portuárias, de redução do custo de passagem das mercadorias, da integração dos sistemas de informação da comunidade portuária etc. O presente trabalho pretende apresentar um modelo de Sistema de Gestão de Informação Portuária (SGIP) para os portos de Cabo Verde, constituído pelos módulos: Sistema de Gestão de Escalas de Navio no Porto (SGENP), Sistema de Seguimento de Contentor no Porto (SSCP) e Sistema de Seguimento de Mercadoria no Porto (SSMP). Além disso propõe padrões (normas) de interacção entre Sistemas de informação (SI) existentes no porto e regras de acesso via Web. Os requisitos do SGIP foram identificados a partir da análise do sistema portuário existente PMIS (Port Management Information System), do estudo dos SI utilizados nos portos internacionais nomeadamente nos portos de Marselha, Valência e Leixões e da análise dos processos relativos ao navio, mercadoria e contentores nos portos de Cabo Verde. Este trabalho permitiu identificar um conjunto de insuficiências no sistema PMIS que urge colmatar e relativamente aos SI de portos internacionais identificou algumas boas práticas na gestão da informação portuária que foram aproveitadas no novo sistema. Dada a amplitude do tema da tese, o trabalho apresenta apenas o protótipo exploratório do Sistema de Seguimento de Contentor no Porto (SSCP) sendo certo que esta estrutura servirá de base aos protótipos dos outros módulos a serem realizados fora do âmbito desta tese.
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Neste contexto, o recurso às tecnologias de informação e comunicação tem-se revelado uma boa opção para a potenciação do negócio portuário através da minimização do tempo de espera dos navios e de erros humanos durante as operações portuárias, de redução do custo de passagem das mercadorias, da integração dos sistemas de informação da comunidade portuária etc. O presente trabalho pretende apresentar um modelo de Sistema de Gestão de Informação Portuária (SGIP) para os portos de Cabo Verde, constituído pelos módulos: Sistema de Gestão de Escalas de Navio no Porto (SGENP), Sistema de Seguimento de Contentor no Porto (SSCP) e Sistema de Seguimento de Mercadoria no Porto (SSMP). Além disso propõe padrões (normas) de interacção entre Sistemas de informação (SI) existentes no porto e regras de acesso via Web. Os requisitos do SGIP foram identificados a partir da análise do sistema portuário existente PMIS (Port Management Information System), do estudo dos SI utilizados nos portos internacionais nomeadamente nos portos de Marselha, Valência e Leixões e da análise dos processos relativos ao navio, mercadoria e contentores nos portos de Cabo Verde. Este trabalho permitiu identificar um conjunto de insuficiências no sistema PMIS que urge colmatar e relativamente aos SI de portos internacionais identificou algumas boas práticas na gestão da informação portuária que foram aproveitadas no novo sistema. Dada a amplitude do tema da tese, o trabalho apresenta apenas o protótipo exploratório do Sistema de Seguimento de Contentor no Porto (SSCP) sendo certo que esta estrutura servirá de base aos protótipos dos outros módulos a serem realizados fora do âmbito desta tese.In the maritime ports there is an interacting of a series of independent entities with different mission and objectives which results in significant information changing that can, in a single international economic transaction, involve more than tens agents and hundreds communications supported by paper, telephone, fax or Internet. It’s becoming more and more evident that information transfers management using the traditional methods (based in paper) isn’t compatible with the present demand of the international trade which is marked by the globalization, where ports are required to present a higher level of competitiveness. In this context the recourse to the information technologies and communication, it´s revealing as a good option for the port business increment through the minimization of the vessels waiting time and human faults during the port operations, the reduction of the cargoes handling and storage costs and trough the integration of the port community information system, etc. The present dissertation intends to present a model of the Port Information Management (SGIP – Sistema de Gestão de Informação Portuária) for the ports of Cape Verde, comprised by modules such as: Calls Management System of the Vessel ( SGENP – Sistema de Gestão de Escala de Navio no Porto), Container Monitoring System (SSCP – Sistema de Seguimento de Contentor no Porto) and Cargo Monitoring System (SSMP – Sistema de Seguimento de Mercadoria no Porto). Besides, it proposes standards (norms) of interaction among Information Systems existing in the port and the access rules via WEB. The requirements of the SGIP have been identified from the assessment of the actual port system Port Management Information System (PMIS), from Information System study used in the international ports namely the ports of Marselha, Valencia, and Leixões and from the analysis of the processes relating to the ship, cargoes and containers in the ports of Cape Verde. This dissertation allowed the identification of a series of insufficiency in the system PMIS that must be suppressed and regarding the Information Systems of international ports it identified some good practices on the port information management that have been profited on the new system. Because of the amplitude of thesis theme, the work only presents the exploratory model of the Container Monitoring System in the Port (SSCP) in the certainty that this strutcture will serve as base for the other prototypes modules to be fulfilled out of the scope of the present dissertation.Universidade de Aveiro2012-05-08T09:09:48Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8479porCarvalho, José Gil Monteiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:15Zoai:ria.ua.pt:10773/8479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:35.426421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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