(Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosalina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20003
Resumo: Este artigo descreve uma experiência pedagógica que cruza ensino, investigação e intervenção social, desenvolvida no âmbito de uma disciplina de metodologia de investigação qualitativa com alunos universitários dos cursos de Sociologia e Ciências da Informação e da Documentação na cidade de Évora (sul de Portugal, Europa). O projecto de iniciação à investigação científica “(Por)Portas e Travessas” foi incluído no plano de actividades 2015 do CLASE – Conselho Local de Acção Social de Évora com o propósito de analisar e compreender a experiência do envelhecimento por relação com o espaço urbano no centro histórico de Évora, classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1986. A investigação foi desenvolvida em várias fases de recolha e análise de dados, incluindo a aplicação de entrevistas e realização de etnografias urbanas em diversas ruas e travessas da cidade, culminando com uma sessão pública organizada pelos estudantes, onde os residentes foram também convidados a participar como comentadores. Espera-se que a experiência aqui descrita sirva de base a uma reflexão sobre a relação entre ensino (superior), investigação e intervenção social que, tendo a cidade em pano de fundo, potencie um envolvimento mais rico e criativo entre o ambiente académico, a sociedade civil e a comunidade local.
id RCAP_8935746f42927575a3b789e991141925
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a CidadeCidadeEnsinoInvestigaçãoIntervenção SocialMetodologias qualitativasEste artigo descreve uma experiência pedagógica que cruza ensino, investigação e intervenção social, desenvolvida no âmbito de uma disciplina de metodologia de investigação qualitativa com alunos universitários dos cursos de Sociologia e Ciências da Informação e da Documentação na cidade de Évora (sul de Portugal, Europa). O projecto de iniciação à investigação científica “(Por)Portas e Travessas” foi incluído no plano de actividades 2015 do CLASE – Conselho Local de Acção Social de Évora com o propósito de analisar e compreender a experiência do envelhecimento por relação com o espaço urbano no centro histórico de Évora, classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1986. A investigação foi desenvolvida em várias fases de recolha e análise de dados, incluindo a aplicação de entrevistas e realização de etnografias urbanas em diversas ruas e travessas da cidade, culminando com uma sessão pública organizada pelos estudantes, onde os residentes foram também convidados a participar como comentadores. Espera-se que a experiência aqui descrita sirva de base a uma reflexão sobre a relação entre ensino (superior), investigação e intervenção social que, tendo a cidade em pano de fundo, potencie um envolvimento mais rico e criativo entre o ambiente académico, a sociedade civil e a comunidade local.2017-01-24T15:01:41Z2017-01-242016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/20003http://hdl.handle.net/10174/20003porCosta, Rosalina (2016). "(Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade". Revista Sensos-e. Número Temático "Investigação, Intervenção e Projetos Sociais" (Ed. por Ana Bertão e Isabel Timóteo). 3(1). (ISSN: 2183-1432). url: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=104532183-1432http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=10453rosalina@uevora.pt687Costa, Rosalinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:09:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:31.880030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade
title (Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade
spellingShingle (Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade
Costa, Rosalina
Cidade
Ensino
Investigação
Intervenção Social
Metodologias qualitativas
title_short (Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade
title_full (Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade
title_fullStr (Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade
title_full_unstemmed (Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade
title_sort (Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade
author Costa, Rosalina
author_facet Costa, Rosalina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosalina
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade
Ensino
Investigação
Intervenção Social
Metodologias qualitativas
topic Cidade
Ensino
Investigação
Intervenção Social
Metodologias qualitativas
description Este artigo descreve uma experiência pedagógica que cruza ensino, investigação e intervenção social, desenvolvida no âmbito de uma disciplina de metodologia de investigação qualitativa com alunos universitários dos cursos de Sociologia e Ciências da Informação e da Documentação na cidade de Évora (sul de Portugal, Europa). O projecto de iniciação à investigação científica “(Por)Portas e Travessas” foi incluído no plano de actividades 2015 do CLASE – Conselho Local de Acção Social de Évora com o propósito de analisar e compreender a experiência do envelhecimento por relação com o espaço urbano no centro histórico de Évora, classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1986. A investigação foi desenvolvida em várias fases de recolha e análise de dados, incluindo a aplicação de entrevistas e realização de etnografias urbanas em diversas ruas e travessas da cidade, culminando com uma sessão pública organizada pelos estudantes, onde os residentes foram também convidados a participar como comentadores. Espera-se que a experiência aqui descrita sirva de base a uma reflexão sobre a relação entre ensino (superior), investigação e intervenção social que, tendo a cidade em pano de fundo, potencie um envolvimento mais rico e criativo entre o ambiente académico, a sociedade civil e a comunidade local.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-24T15:01:41Z
2017-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20003
http://hdl.handle.net/10174/20003
url http://hdl.handle.net/10174/20003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Rosalina (2016). "(Por) Portas e Travessas: Ensino, Investigação e Intervenção Social na e com a Cidade". Revista Sensos-e. Número Temático "Investigação, Intervenção e Projetos Sociais" (Ed. por Ana Bertão e Isabel Timóteo). 3(1). (ISSN: 2183-1432). url: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=10453
2183-1432
http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=10453
rosalina@uevora.pt
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136597652799488