Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9319 |
Resumo: | Neste texto discutimos a importância, alcance e limitações do recurso a técnicas criativas de investigação social para o ensino e aprendizagem no ensino superior. Como ilustração, recorremos a um exercício de investigação desenvolvido no ano lectivo 2012/13 na u.c. Sociologia da Infância [SOC2425], leccionada ao curso de Sociologia na Universidade de Évora (Portugal). Metodologicamente, foi elaborado um estudo de casos múltiplos com o objetivo de compreender o modo como o espaço do quarto de dormir de uma criança, os seus usos e significados estão interligados com os mundos da vida e as culturas da infância de que são co-construtores. Neste contexto, crianças entre os 6-14 anos de idade foram, primeiro, convidadas a desenhar os seus próprios quartos. Depois, essas mesmas crianças participaram de uma entrevista semi-directiva centrada numa descrição detalhada do espaço de dormir, seus objetos e modos de apropriação (e.g. nas dimensões de espaço, tempo e significado). Os dados foram depois analisados por meio de uma análise qualitativa de conteúdo. No final, argumentamos que a combinação de diferentes técnicas de recolha de dados de uma forma singular e criativa permite lidar eficazmente com as múltiplas questões e desafios que surgem no quadro do ensino e aprendizagem de metodologias qualitativas em contexto de ensino superior. |
id |
RCAP_d2729cbea5fcefe3849d609323438f3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9319 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino SuperiorInvestigação QualitativaMetodologias CriativasMétodos VisuaisEstudos da Criança e da InfânciaEnsino SuperiorNeste texto discutimos a importância, alcance e limitações do recurso a técnicas criativas de investigação social para o ensino e aprendizagem no ensino superior. Como ilustração, recorremos a um exercício de investigação desenvolvido no ano lectivo 2012/13 na u.c. Sociologia da Infância [SOC2425], leccionada ao curso de Sociologia na Universidade de Évora (Portugal). Metodologicamente, foi elaborado um estudo de casos múltiplos com o objetivo de compreender o modo como o espaço do quarto de dormir de uma criança, os seus usos e significados estão interligados com os mundos da vida e as culturas da infância de que são co-construtores. Neste contexto, crianças entre os 6-14 anos de idade foram, primeiro, convidadas a desenhar os seus próprios quartos. Depois, essas mesmas crianças participaram de uma entrevista semi-directiva centrada numa descrição detalhada do espaço de dormir, seus objetos e modos de apropriação (e.g. nas dimensões de espaço, tempo e significado). Os dados foram depois analisados por meio de uma análise qualitativa de conteúdo. No final, argumentamos que a combinação de diferentes técnicas de recolha de dados de uma forma singular e criativa permite lidar eficazmente com as múltiplas questões e desafios que surgem no quadro do ensino e aprendizagem de metodologias qualitativas em contexto de ensino superior.Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora2014-01-07T16:37:44Z2014-01-072013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9319http://hdl.handle.net/10174/9319porCosta, Rosalina, Portas, Raquel, & Dias, Sofia (2013). "Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior". Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”, Maria Elisa Chaleta et al (Coord.), Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora: 28–48. (CD, ISBN: 978-989-96656-4-4)978-989-96656-4-4Departamento de Psicologia, Departamento de Pedagogia e Educaçãorosalina@uevora.ptndndActas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education"699Costa, RosalinaPortas, RaquelDias, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:24.444355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior |
title |
Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior |
spellingShingle |
Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior Costa, Rosalina Investigação Qualitativa Metodologias Criativas Métodos Visuais Estudos da Criança e da Infância Ensino Superior |
title_short |
Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior |
title_full |
Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior |
title_fullStr |
Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior |
title_sort |
Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior |
author |
Costa, Rosalina |
author_facet |
Costa, Rosalina Portas, Raquel Dias, Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Portas, Raquel Dias, Sofia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rosalina Portas, Raquel Dias, Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação Qualitativa Metodologias Criativas Métodos Visuais Estudos da Criança e da Infância Ensino Superior |
topic |
Investigação Qualitativa Metodologias Criativas Métodos Visuais Estudos da Criança e da Infância Ensino Superior |
description |
Neste texto discutimos a importância, alcance e limitações do recurso a técnicas criativas de investigação social para o ensino e aprendizagem no ensino superior. Como ilustração, recorremos a um exercício de investigação desenvolvido no ano lectivo 2012/13 na u.c. Sociologia da Infância [SOC2425], leccionada ao curso de Sociologia na Universidade de Évora (Portugal). Metodologicamente, foi elaborado um estudo de casos múltiplos com o objetivo de compreender o modo como o espaço do quarto de dormir de uma criança, os seus usos e significados estão interligados com os mundos da vida e as culturas da infância de que são co-construtores. Neste contexto, crianças entre os 6-14 anos de idade foram, primeiro, convidadas a desenhar os seus próprios quartos. Depois, essas mesmas crianças participaram de uma entrevista semi-directiva centrada numa descrição detalhada do espaço de dormir, seus objetos e modos de apropriação (e.g. nas dimensões de espaço, tempo e significado). Os dados foram depois analisados por meio de uma análise qualitativa de conteúdo. No final, argumentamos que a combinação de diferentes técnicas de recolha de dados de uma forma singular e criativa permite lidar eficazmente com as múltiplas questões e desafios que surgem no quadro do ensino e aprendizagem de metodologias qualitativas em contexto de ensino superior. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01T00:00:00Z 2014-01-07T16:37:44Z 2014-01-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9319 http://hdl.handle.net/10174/9319 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, Rosalina, Portas, Raquel, & Dias, Sofia (2013). "Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior". Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”, Maria Elisa Chaleta et al (Coord.), Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora: 28–48. (CD, ISBN: 978-989-96656-4-4) 978-989-96656-4-4 Departamento de Psicologia, Departamento de Pedagogia e Educação rosalina@uevora.pt nd nd Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education" 699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136518185418752 |