Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosalina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Portas, Raquel, Dias, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9319
Resumo: Neste texto discutimos a importância, alcance e limitações do recurso a técnicas criativas de investigação social para o ensino e aprendizagem no ensino superior. Como ilustração, recorremos a um exercício de investigação desenvolvido no ano lectivo 2012/13 na u.c. Sociologia da Infância [SOC2425], leccionada ao curso de Sociologia na Universidade de Évora (Portugal). Metodologicamente, foi elaborado um estudo de casos múltiplos com o objetivo de compreender o modo como o espaço do quarto de dormir de uma criança, os seus usos e significados estão interligados com os mundos da vida e as culturas da infância de que são co-construtores. Neste contexto, crianças entre os 6-14 anos de idade foram, primeiro, convidadas a desenhar os seus próprios quartos. Depois, essas mesmas crianças participaram de uma entrevista semi-directiva centrada numa descrição detalhada do espaço de dormir, seus objetos e modos de apropriação (e.g. nas dimensões de espaço, tempo e significado). Os dados foram depois analisados por meio de uma análise qualitativa de conteúdo. No final, argumentamos que a combinação de diferentes técnicas de recolha de dados de uma forma singular e criativa permite lidar eficazmente com as múltiplas questões e desafios que surgem no quadro do ensino e aprendizagem de metodologias qualitativas em contexto de ensino superior.
id RCAP_d2729cbea5fcefe3849d609323438f3a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9319
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino SuperiorInvestigação QualitativaMetodologias CriativasMétodos VisuaisEstudos da Criança e da InfânciaEnsino SuperiorNeste texto discutimos a importância, alcance e limitações do recurso a técnicas criativas de investigação social para o ensino e aprendizagem no ensino superior. Como ilustração, recorremos a um exercício de investigação desenvolvido no ano lectivo 2012/13 na u.c. Sociologia da Infância [SOC2425], leccionada ao curso de Sociologia na Universidade de Évora (Portugal). Metodologicamente, foi elaborado um estudo de casos múltiplos com o objetivo de compreender o modo como o espaço do quarto de dormir de uma criança, os seus usos e significados estão interligados com os mundos da vida e as culturas da infância de que são co-construtores. Neste contexto, crianças entre os 6-14 anos de idade foram, primeiro, convidadas a desenhar os seus próprios quartos. Depois, essas mesmas crianças participaram de uma entrevista semi-directiva centrada numa descrição detalhada do espaço de dormir, seus objetos e modos de apropriação (e.g. nas dimensões de espaço, tempo e significado). Os dados foram depois analisados por meio de uma análise qualitativa de conteúdo. No final, argumentamos que a combinação de diferentes técnicas de recolha de dados de uma forma singular e criativa permite lidar eficazmente com as múltiplas questões e desafios que surgem no quadro do ensino e aprendizagem de metodologias qualitativas em contexto de ensino superior.Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora2014-01-07T16:37:44Z2014-01-072013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9319http://hdl.handle.net/10174/9319porCosta, Rosalina, Portas, Raquel, & Dias, Sofia (2013). "Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior". Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”, Maria Elisa Chaleta et al (Coord.), Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora: 28–48. (CD, ISBN: 978-989-96656-4-4)978-989-96656-4-4Departamento de Psicologia, Departamento de Pedagogia e Educaçãorosalina@uevora.ptndndActas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education"699Costa, RosalinaPortas, RaquelDias, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:24.444355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior
title Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior
spellingShingle Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior
Costa, Rosalina
Investigação Qualitativa
Metodologias Criativas
Métodos Visuais
Estudos da Criança e da Infância
Ensino Superior
title_short Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior
title_full Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior
title_fullStr Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior
title_full_unstemmed Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior
title_sort Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior
author Costa, Rosalina
author_facet Costa, Rosalina
Portas, Raquel
Dias, Sofia
author_role author
author2 Portas, Raquel
Dias, Sofia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosalina
Portas, Raquel
Dias, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação Qualitativa
Metodologias Criativas
Métodos Visuais
Estudos da Criança e da Infância
Ensino Superior
topic Investigação Qualitativa
Metodologias Criativas
Métodos Visuais
Estudos da Criança e da Infância
Ensino Superior
description Neste texto discutimos a importância, alcance e limitações do recurso a técnicas criativas de investigação social para o ensino e aprendizagem no ensino superior. Como ilustração, recorremos a um exercício de investigação desenvolvido no ano lectivo 2012/13 na u.c. Sociologia da Infância [SOC2425], leccionada ao curso de Sociologia na Universidade de Évora (Portugal). Metodologicamente, foi elaborado um estudo de casos múltiplos com o objetivo de compreender o modo como o espaço do quarto de dormir de uma criança, os seus usos e significados estão interligados com os mundos da vida e as culturas da infância de que são co-construtores. Neste contexto, crianças entre os 6-14 anos de idade foram, primeiro, convidadas a desenhar os seus próprios quartos. Depois, essas mesmas crianças participaram de uma entrevista semi-directiva centrada numa descrição detalhada do espaço de dormir, seus objetos e modos de apropriação (e.g. nas dimensões de espaço, tempo e significado). Os dados foram depois analisados por meio de uma análise qualitativa de conteúdo. No final, argumentamos que a combinação de diferentes técnicas de recolha de dados de uma forma singular e criativa permite lidar eficazmente com as múltiplas questões e desafios que surgem no quadro do ensino e aprendizagem de metodologias qualitativas em contexto de ensino superior.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01T00:00:00Z
2014-01-07T16:37:44Z
2014-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9319
http://hdl.handle.net/10174/9319
url http://hdl.handle.net/10174/9319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Rosalina, Portas, Raquel, & Dias, Sofia (2013). "Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior". Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”, Maria Elisa Chaleta et al (Coord.), Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora: 28–48. (CD, ISBN: 978-989-96656-4-4)
978-989-96656-4-4
Departamento de Psicologia, Departamento de Pedagogia e Educação
rosalina@uevora.pt
nd
nd
Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education"
699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136518185418752