Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: António, Celestino Estêvão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7884
Resumo: Sob os racionais teóricos das abordagens à aprendizagem e dos processos autorregulatórios, esta dissertação tem como objetivos: i) compreender as abordagens ao estudo dos alunos do 1º ano do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola; e ii) caracterizar os processos autorregulatórios da aprendizagem dos alunos 1ºAno. Participaram neste estudo 317 estudantes do 1.ºano do ISTM, 192 são do sexo masculino e 125 do sexo feminino, dos cursos de Engenharia e Medicina. Os resultados indicam que há diferenças de médias na abordagem superficial entre os diferentes cursos e que esta diferença é estatisticamente significativa. De acordo com os dados os alunos do 1.º ano de Engenharia parecem adotar estratégias mais superficiais no seu estudo que os alunos de medicina. Quantos aos processos autorregulatórios, em linhas gerais, as análises dos dados não apresentam valores significativos embora seja possível referir que os estudantes de medicina apresentam médias superiores relativamente aos de engenharia verificando-se o mesmo com as raparigas relativamente aos rapazes. Esperamos que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento atual do sistema de ensino universitário angolano em há reformulação de currículos e metodologias, em que é fundamental promover alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber.
id RCAP_894908de7683a010226c4b3c468cff15
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de AngolaAbordagem ProfundaAbordagem SuperficialAlunos do 1.ºAnoAutorregulaçãoEnsino Superior AngolanoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoSob os racionais teóricos das abordagens à aprendizagem e dos processos autorregulatórios, esta dissertação tem como objetivos: i) compreender as abordagens ao estudo dos alunos do 1º ano do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola; e ii) caracterizar os processos autorregulatórios da aprendizagem dos alunos 1ºAno. Participaram neste estudo 317 estudantes do 1.ºano do ISTM, 192 são do sexo masculino e 125 do sexo feminino, dos cursos de Engenharia e Medicina. Os resultados indicam que há diferenças de médias na abordagem superficial entre os diferentes cursos e que esta diferença é estatisticamente significativa. De acordo com os dados os alunos do 1.º ano de Engenharia parecem adotar estratégias mais superficiais no seu estudo que os alunos de medicina. Quantos aos processos autorregulatórios, em linhas gerais, as análises dos dados não apresentam valores significativos embora seja possível referir que os estudantes de medicina apresentam médias superiores relativamente aos de engenharia verificando-se o mesmo com as raparigas relativamente aos rapazes. Esperamos que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento atual do sistema de ensino universitário angolano em há reformulação de currículos e metodologias, em que é fundamental promover alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber.Under the rational of approaches to learning and autoregulators processes, this dissertation aims to: i) understand the approaches to the study of first-year students of the Instituto Superior Técnico (ISTM) of Angola; and ii) characterize the autoregulators processes of learning of first-year students. Participated in this study first year students of 317 ISTM, 192 are male and 125 females, the courses of engineering and medicine. The results indicate that there is no medium in the superficial approach between the different courses and that this difference is statistically significant. According to the data the first-year engineering students seem to adopt strategies more superficial in your study that students of medicine. How many autoregulators processes, in General, the data analysis do not show significant values although it is possible to say that medical students present higher averages in relation to engineering and the same with the girls in relation to boys. We hope that this work will contribute to a better understanding of the learning of the students in higher education, especially at the moment of the Angolan University education system in reformulation of curricula and methodologies, in that it is vital to promote students increasingly autonomous in your learning and, consequently, responsible for the construction of your own know.Guimarães, Sandra Carina MachadoBranco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumAntónio, Celestino Estêvão2019-12-16T16:54:33Z2017-6-272017-07-192017-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7884TID:202337863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:20.706143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola
title Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola
spellingShingle Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola
António, Celestino Estêvão
Abordagem Profunda
Abordagem Superficial
Alunos do 1.ºAno
Autorregulação
Ensino Superior Angolano
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola
title_full Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola
title_fullStr Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola
title_full_unstemmed Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola
title_sort Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola
author António, Celestino Estêvão
author_facet António, Celestino Estêvão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Sandra Carina Machado
Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv António, Celestino Estêvão
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem Profunda
Abordagem Superficial
Alunos do 1.ºAno
Autorregulação
Ensino Superior Angolano
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Abordagem Profunda
Abordagem Superficial
Alunos do 1.ºAno
Autorregulação
Ensino Superior Angolano
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Sob os racionais teóricos das abordagens à aprendizagem e dos processos autorregulatórios, esta dissertação tem como objetivos: i) compreender as abordagens ao estudo dos alunos do 1º ano do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola; e ii) caracterizar os processos autorregulatórios da aprendizagem dos alunos 1ºAno. Participaram neste estudo 317 estudantes do 1.ºano do ISTM, 192 são do sexo masculino e 125 do sexo feminino, dos cursos de Engenharia e Medicina. Os resultados indicam que há diferenças de médias na abordagem superficial entre os diferentes cursos e que esta diferença é estatisticamente significativa. De acordo com os dados os alunos do 1.º ano de Engenharia parecem adotar estratégias mais superficiais no seu estudo que os alunos de medicina. Quantos aos processos autorregulatórios, em linhas gerais, as análises dos dados não apresentam valores significativos embora seja possível referir que os estudantes de medicina apresentam médias superiores relativamente aos de engenharia verificando-se o mesmo com as raparigas relativamente aos rapazes. Esperamos que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento atual do sistema de ensino universitário angolano em há reformulação de currículos e metodologias, em que é fundamental promover alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-6-27
2017-07-19
2017-07-19T00:00:00Z
2019-12-16T16:54:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7884
TID:202337863
url http://hdl.handle.net/10400.6/7884
identifier_str_mv TID:202337863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136377407799296