Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7884 |
Resumo: | Sob os racionais teóricos das abordagens à aprendizagem e dos processos autorregulatórios, esta dissertação tem como objetivos: i) compreender as abordagens ao estudo dos alunos do 1º ano do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola; e ii) caracterizar os processos autorregulatórios da aprendizagem dos alunos 1ºAno. Participaram neste estudo 317 estudantes do 1.ºano do ISTM, 192 são do sexo masculino e 125 do sexo feminino, dos cursos de Engenharia e Medicina. Os resultados indicam que há diferenças de médias na abordagem superficial entre os diferentes cursos e que esta diferença é estatisticamente significativa. De acordo com os dados os alunos do 1.º ano de Engenharia parecem adotar estratégias mais superficiais no seu estudo que os alunos de medicina. Quantos aos processos autorregulatórios, em linhas gerais, as análises dos dados não apresentam valores significativos embora seja possível referir que os estudantes de medicina apresentam médias superiores relativamente aos de engenharia verificando-se o mesmo com as raparigas relativamente aos rapazes. Esperamos que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento atual do sistema de ensino universitário angolano em há reformulação de currículos e metodologias, em que é fundamental promover alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber. |
id |
RCAP_894908de7683a010226c4b3c468cff15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7884 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de AngolaAbordagem ProfundaAbordagem SuperficialAlunos do 1.ºAnoAutorregulaçãoEnsino Superior AngolanoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoSob os racionais teóricos das abordagens à aprendizagem e dos processos autorregulatórios, esta dissertação tem como objetivos: i) compreender as abordagens ao estudo dos alunos do 1º ano do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola; e ii) caracterizar os processos autorregulatórios da aprendizagem dos alunos 1ºAno. Participaram neste estudo 317 estudantes do 1.ºano do ISTM, 192 são do sexo masculino e 125 do sexo feminino, dos cursos de Engenharia e Medicina. Os resultados indicam que há diferenças de médias na abordagem superficial entre os diferentes cursos e que esta diferença é estatisticamente significativa. De acordo com os dados os alunos do 1.º ano de Engenharia parecem adotar estratégias mais superficiais no seu estudo que os alunos de medicina. Quantos aos processos autorregulatórios, em linhas gerais, as análises dos dados não apresentam valores significativos embora seja possível referir que os estudantes de medicina apresentam médias superiores relativamente aos de engenharia verificando-se o mesmo com as raparigas relativamente aos rapazes. Esperamos que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento atual do sistema de ensino universitário angolano em há reformulação de currículos e metodologias, em que é fundamental promover alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber.Under the rational of approaches to learning and autoregulators processes, this dissertation aims to: i) understand the approaches to the study of first-year students of the Instituto Superior Técnico (ISTM) of Angola; and ii) characterize the autoregulators processes of learning of first-year students. Participated in this study first year students of 317 ISTM, 192 are male and 125 females, the courses of engineering and medicine. The results indicate that there is no medium in the superficial approach between the different courses and that this difference is statistically significant. According to the data the first-year engineering students seem to adopt strategies more superficial in your study that students of medicine. How many autoregulators processes, in General, the data analysis do not show significant values although it is possible to say that medical students present higher averages in relation to engineering and the same with the girls in relation to boys. We hope that this work will contribute to a better understanding of the learning of the students in higher education, especially at the moment of the Angolan University education system in reformulation of curricula and methodologies, in that it is vital to promote students increasingly autonomous in your learning and, consequently, responsible for the construction of your own know.Guimarães, Sandra Carina MachadoBranco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumAntónio, Celestino Estêvão2019-12-16T16:54:33Z2017-6-272017-07-192017-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7884TID:202337863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:20.706143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola |
title |
Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola |
spellingShingle |
Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola António, Celestino Estêvão Abordagem Profunda Abordagem Superficial Alunos do 1.ºAno Autorregulação Ensino Superior Angolano Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola |
title_full |
Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola |
title_fullStr |
Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola |
title_full_unstemmed |
Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola |
title_sort |
Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola |
author |
António, Celestino Estêvão |
author_facet |
António, Celestino Estêvão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Sandra Carina Machado Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
António, Celestino Estêvão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem Profunda Abordagem Superficial Alunos do 1.ºAno Autorregulação Ensino Superior Angolano Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Abordagem Profunda Abordagem Superficial Alunos do 1.ºAno Autorregulação Ensino Superior Angolano Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Sob os racionais teóricos das abordagens à aprendizagem e dos processos autorregulatórios, esta dissertação tem como objetivos: i) compreender as abordagens ao estudo dos alunos do 1º ano do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola; e ii) caracterizar os processos autorregulatórios da aprendizagem dos alunos 1ºAno. Participaram neste estudo 317 estudantes do 1.ºano do ISTM, 192 são do sexo masculino e 125 do sexo feminino, dos cursos de Engenharia e Medicina. Os resultados indicam que há diferenças de médias na abordagem superficial entre os diferentes cursos e que esta diferença é estatisticamente significativa. De acordo com os dados os alunos do 1.º ano de Engenharia parecem adotar estratégias mais superficiais no seu estudo que os alunos de medicina. Quantos aos processos autorregulatórios, em linhas gerais, as análises dos dados não apresentam valores significativos embora seja possível referir que os estudantes de medicina apresentam médias superiores relativamente aos de engenharia verificando-se o mesmo com as raparigas relativamente aos rapazes. Esperamos que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento atual do sistema de ensino universitário angolano em há reformulação de currículos e metodologias, em que é fundamental promover alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-6-27 2017-07-19 2017-07-19T00:00:00Z 2019-12-16T16:54:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/7884 TID:202337863 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/7884 |
identifier_str_mv |
TID:202337863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136377407799296 |