O marketing interno como estratégia para motivar os colaboradores: um estudo das PMEs da Região de Lafões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, António José
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Passos, Clotilde, Ribeiro, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38158
Resumo: Atualmente, as organizações devem compreender que para alcançar o cliente externo, primeiro é necessário que se alcance o cliente interno, isto é, devem praticar o marketing interno. O presente estudo tem como objetivo verificar se as PMEs da Região de Lafões praticam marketing interno e de que forma este conceito é assumido como uma estratégia para motivar os colaboradores. Neste sentido, o estudo desenvolveu-se segundo uma metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, através da aplicação de um questionário às PMEs da Região de Lafões. A amostra compreende dez empresas, que praticam marketing interno. Concluiu-se que as empresas que praticam marketing interno utilizam várias estratégias para motivar os seus colaboradores como: comunicação e partilha de informação, promoção do envolvimento e relacionamento entre os colaboradores na realização das tarefas, pratica de reconhecimento, confiança, valorização, elogio e compromisso, desenvolvimento do espírito de equipa, liderança, motivação sistemas de avaliação de desempenho e criação de ações de “Team building”, que são por estas, consideradas importantes para a prática e sucesso do marketing interno e motivação dos colaboradores.
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spelling O marketing interno como estratégia para motivar os colaboradores: um estudo das PMEs da Região de LafõesInternal marketing as a strategy to motivate employees: a study of the Lafões RegionMarketing internoMotivaçãoRegião de LafõesInternal marketingMotivationLafões regionAtualmente, as organizações devem compreender que para alcançar o cliente externo, primeiro é necessário que se alcance o cliente interno, isto é, devem praticar o marketing interno. O presente estudo tem como objetivo verificar se as PMEs da Região de Lafões praticam marketing interno e de que forma este conceito é assumido como uma estratégia para motivar os colaboradores. Neste sentido, o estudo desenvolveu-se segundo uma metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, através da aplicação de um questionário às PMEs da Região de Lafões. A amostra compreende dez empresas, que praticam marketing interno. Concluiu-se que as empresas que praticam marketing interno utilizam várias estratégias para motivar os seus colaboradores como: comunicação e partilha de informação, promoção do envolvimento e relacionamento entre os colaboradores na realização das tarefas, pratica de reconhecimento, confiança, valorização, elogio e compromisso, desenvolvimento do espírito de equipa, liderança, motivação sistemas de avaliação de desempenho e criação de ações de “Team building”, que são por estas, consideradas importantes para a prática e sucesso do marketing interno e motivação dos colaboradores.Currently, organizations must understand that, to reach the external costumer they must, first reach the internal costumer, that is, they must practice internal marketing. The present study has the objective to verify if the SMB’s of the Lafões Region practice internal marketing and in which form this concept is assumed as a strategy to motivate the collaborators. In this sense, the study was developed according to a qualitative, descriptive and exploratory methodology, through a questionnaire provided to the collaborators of SMB’s of Lafões Region. The sample comprises of ten companies, which practice internal marketing. It was concluded that the companies that practice internal marketing apply various strategies to motivate their collaborators such as: communication and information sharing, promoting the involvement and relationship between collaborators in task accomplishment, practicing recognition, trust, valorization, compliment and commitment, developing team spirit, leadership, motivation, performance evaluation and team building. These are considered important in practicing internal marketing and collaborator motivation.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, António JoséPassos, ClotildeRibeiro, Célia2022-07-11T15:28:22Z2019-09-112019-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38158por1807-543610.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.375info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:06.156782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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