O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Joaquim
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3148
Resumo: O termalismo, enquadrado no turismo de saúde e bem-estar, é ainda uma atividade turística de diminuta relevância no contexto do turismo nacional, mas preponderante ao nível do desenvolvimento de algumas regiões. A região Dão-Lafões, onde se localizam seis estâncias termais, assume-se como um exemplo autêntico da importância relativa deste produto turístico para o seu desenvolvimento. As tendências da procura que se têm verificado nos últimos anos evidenciam novas oportunidades para as estâncias termais, orientando o seu (re)posicionamento para um produto compósito, capaz de satisfazer diferentes segmentos de mercado. É nesta perspetiva que se procura estudar o termalismo, baseado numa abordagem integrada dos diversos produtos e necessidades, de modo a criar uma imagem forte que valorize e reforce a dimensão da atratividade e visibilidade de uma estância. A metodologia de investigação assentou num estudo empírico realizado aos termalistas, onde se procurou avaliar a importância dos fatores relacionados com a envolvente da estância e a forma como estes influenciam a fidelização dos termalistas. Os resultados mostram a relevância que estes fatores poderão ter nas futuras decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável daquelas estâncias termais.
id RCAP_a25b17f2c67b322a2875bca0f7cbf26a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)TurismoTermalismoEstratégias de DesenvolvimentoRegião Dão-Lafões.O termalismo, enquadrado no turismo de saúde e bem-estar, é ainda uma atividade turística de diminuta relevância no contexto do turismo nacional, mas preponderante ao nível do desenvolvimento de algumas regiões. A região Dão-Lafões, onde se localizam seis estâncias termais, assume-se como um exemplo autêntico da importância relativa deste produto turístico para o seu desenvolvimento. As tendências da procura que se têm verificado nos últimos anos evidenciam novas oportunidades para as estâncias termais, orientando o seu (re)posicionamento para um produto compósito, capaz de satisfazer diferentes segmentos de mercado. É nesta perspetiva que se procura estudar o termalismo, baseado numa abordagem integrada dos diversos produtos e necessidades, de modo a criar uma imagem forte que valorize e reforce a dimensão da atratividade e visibilidade de uma estância. A metodologia de investigação assentou num estudo empírico realizado aos termalistas, onde se procurou avaliar a importância dos fatores relacionados com a envolvente da estância e a forma como estes influenciam a fidelização dos termalistas. Os resultados mostram a relevância que estes fatores poderão ter nas futuras decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável daquelas estâncias termais.Universidade de AveiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAntunes, Joaquim2016-04-11T08:14:10Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3148por1645.9261metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:28Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:13.095739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)
title O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)
spellingShingle O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)
Antunes, Joaquim
Turismo
Termalismo
Estratégias de Desenvolvimento
Região Dão-Lafões.
title_short O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)
title_full O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)
title_fullStr O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)
title_full_unstemmed O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)
title_sort O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)
author Antunes, Joaquim
author_facet Antunes, Joaquim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Termalismo
Estratégias de Desenvolvimento
Região Dão-Lafões.
topic Turismo
Termalismo
Estratégias de Desenvolvimento
Região Dão-Lafões.
description O termalismo, enquadrado no turismo de saúde e bem-estar, é ainda uma atividade turística de diminuta relevância no contexto do turismo nacional, mas preponderante ao nível do desenvolvimento de algumas regiões. A região Dão-Lafões, onde se localizam seis estâncias termais, assume-se como um exemplo autêntico da importância relativa deste produto turístico para o seu desenvolvimento. As tendências da procura que se têm verificado nos últimos anos evidenciam novas oportunidades para as estâncias termais, orientando o seu (re)posicionamento para um produto compósito, capaz de satisfazer diferentes segmentos de mercado. É nesta perspetiva que se procura estudar o termalismo, baseado numa abordagem integrada dos diversos produtos e necessidades, de modo a criar uma imagem forte que valorize e reforce a dimensão da atratividade e visibilidade de uma estância. A metodologia de investigação assentou num estudo empírico realizado aos termalistas, onde se procurou avaliar a importância dos fatores relacionados com a envolvente da estância e a forma como estes influenciam a fidelização dos termalistas. Os resultados mostram a relevância que estes fatores poderão ter nas futuras decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável daquelas estâncias termais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2016-04-11T08:14:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3148
url http://hdl.handle.net/10400.19/3148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645.9261
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554267245903872