Sistema de apoio à decisão da customização numa empresa industrial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Nelson Filipe Figueiredo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14099
Resumo: últimos anos, o paradigma industrial tem sofrido mudanças nos processos produtivos com o objetivo de se adaptar às tendências do mercado, adequando os produtos às necessidades dos consumidores. Durante décadas, assistimos à massificação da produção industrial, mas com o aparecimento da era tecnológica o mercado introduziu uma nova abordagem, traduzindo-se numa constante customização aplicável aos vários níveis da cadeia de valor do produto. Proporcionar essa customização implica um elevado nível de flexibilidade industrial, mantendo a capacidade de produção em grande escala de uma forma eficaz e eficiente. A empresa Tensai Indústria S.A. tem procurado adequar o seu sistema produtivo à customização, proporcionando a flexibilidade de processos necessária à configuração dos seus produtos. No entanto, a crescente tendência para o desenvolvimento de novas variantes tem originado sobrecargas de trabalho ao nível do desenvolvimento e preparação de novos produtos, porém o seu impacto económico não tem sido mensurado. Este estudo visa o levantamento e reconhecimento de todas as variáveis de customização e todo o seu mapeamento, de forma a possibilitar a sua categorização em níveis de complexidade e respetivos custos para a empresa. A determinação de limites à customização, assim como os volumes mínimos (ponto crítico de vendas em quantidade) para cada nível, é importante para garantir o fluxo contínuo de uma produção em escala e com custos nivelados. No entanto, o foco desta investigação são as fases que antecedem a produção, ou seja, desde o lançamento da ordem de venda, análise dos requisitos técnicos, desenvolvimento ao nível do design, laboratório e respetiva BOM, até à aprovação do produto para fabricação. Desta forma, o principal contributo para a empresa traduz-se no desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão que determina as quantidades mínimas por cada nível de customização. Dos pontos de vista qualitativo e quantitativo, este sistema garante melhorias na otimização da customização em função da quantidade por cada referência PA (SKU) e dos custos de desenvolvimento, no qual se irá refletir nos resultados da organização, respondendo assim à competitividade do mercado de forma sustentada.
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A empresa Tensai Indústria S.A. tem procurado adequar o seu sistema produtivo à customização, proporcionando a flexibilidade de processos necessária à configuração dos seus produtos. No entanto, a crescente tendência para o desenvolvimento de novas variantes tem originado sobrecargas de trabalho ao nível do desenvolvimento e preparação de novos produtos, porém o seu impacto económico não tem sido mensurado. Este estudo visa o levantamento e reconhecimento de todas as variáveis de customização e todo o seu mapeamento, de forma a possibilitar a sua categorização em níveis de complexidade e respetivos custos para a empresa. A determinação de limites à customização, assim como os volumes mínimos (ponto crítico de vendas em quantidade) para cada nível, é importante para garantir o fluxo contínuo de uma produção em escala e com custos nivelados. No entanto, o foco desta investigação são as fases que antecedem a produção, ou seja, desde o lançamento da ordem de venda, análise dos requisitos técnicos, desenvolvimento ao nível do design, laboratório e respetiva BOM, até à aprovação do produto para fabricação. Desta forma, o principal contributo para a empresa traduz-se no desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão que determina as quantidades mínimas por cada nível de customização. Dos pontos de vista qualitativo e quantitativo, este sistema garante melhorias na otimização da customização em função da quantidade por cada referência PA (SKU) e dos custos de desenvolvimento, no qual se irá refletir nos resultados da organização, respondendo assim à competitividade do mercado de forma sustentada.In the last years, the industrial paradigm has undergone changes in the productive processes in order to adjust to market trends, by adapting the products to the consumers’ needs. For decades, we assisted to the mass production of manufacturing, but with the advent of the technological age, the market introduced a new approach, expressed as constant customization applied to the various levels of the product value chain. Providing such customization implies a high level of industrial flexibility while maintaining effectively and efficiently large-scale production capacity. The company Tensai Indústria S.A. has been adapting its’ production system to customization, providing the process flexibility necessary to produce its’ products. However, the growing trend of creating variants has surcharged the development and preparation of new products, although economic impact has not been measured. This study aims at the survey and recognition of all customization variables and all their mapping, in order to enable their categorization in levels of complexity and respective costs for the company. The determination of limits on customization, as well as the minimum volumes (break-even point of sales in quantity) for each level, is important to ensure the continuous flow of production at scale and with levelled costs. However, the focus of this research is the pre-production phases, from the launch of the sales order, technical requirements analysis, design, laboratory and BOM development, to product approval for manufacturing. In this way, the main contribution to the company is the development of a decision support tool that determines the minimum quantities for each level of customization. From a qualitative and quantitative point of view, this system guarantees improvements in the optimization of customization as a function of quantity per PA reference (SKU) and development costs, in which it will be reflected in the results of the organization, thus responding to the market's demand in a sustained way.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPires, Nelson Filipe Figueiredo2021-10-30T00:30:26Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14099TID:202166759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:55.675261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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