Inteligência Artificial no Design de Comunicação em Portugal: Estudo de Caso sobre as Perspetivas de 10 Designers Profissionais de pequenas e médias empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34623/k2dr-bf60 |
Resumo: | Quando se debate inovação na área do design, debate-se necessariamente sobre tecnologia. As novas tecnologias conduziram a mudanças que têm tido implicações na prática projetual do designer. A Inteligência Artificial (IA) é uma dessas tecnologias que está a causar um grande impacto em inúmeros setores. Consideramos que na área do design ainda há pouca investigação sobre a forma como a IA é utilizada e percecionada. O objetivo deste estudo passa por compreender como os designers percebem e utilizam a IA no design de comunicação em Portugal. Tendo como base esta premissa, foi aplicada uma metodologia de caracter qualitativo cujo plano de investigação é o estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados foram as entrevistas e os questionários com designers de 10 empresas portuguesas de design de comunicação e a pesquisa documental dos websites dessas mesmas empresas.A investigação revelou que os profissionais de design possuem noções básicas de IA, compreendendo os seus benefícios e desvantagens. Em geral, têm opiniões positivas sobre o uso da IA no seu trabalho diário, acreditando que será importante para o futuro do design. Utilizam-na para verificações de qualidade e análise de insights dos utilizadores durante as fases finais do processo de design, mas a maioria opta por não a utilizar devido a fatores como o alto custo de softwares e hardware, a falta de ferramentas específicas no mercado nacional e a crença de que a IA não fornece a componente empática e humana necessária ao domínio do design. Os entrevistados também relataram ter pouco conhecimento sobre as competências necessárias para trabalhar com a IA no dia-a-dia. Os resultados não pretendem representar todo o panorama do design de comunicação em Portugal, mas sim oferecer a perspetiva relatada pelos participantes deste estudo. |
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Inteligência Artificial no Design de Comunicação em Portugal: Estudo de Caso sobre as Perspetivas de 10 Designers Profissionais de pequenas e médias empresasArtificial Intelligence in Communication Design in Portugal: A Case Study on the Perspectives of 10 Professional Designers from Small and Medium-Sized EnterprisesArtificial Intelligence in Communication Design in Portugal: A Case Study on the Perspectives of 10 Professional Designers from Small and Medium-Sized EnterprisesArtificial Intelligence in Communication Design in Portugal: A Case Study on the Perspectives of 10 Professional Designers from Small and Medium-Sized EnterprisesCommunication DesignArtificial IntelligenceDesign CompaniesCommunication DesignArtificial IntelligenceDesign CompaniesCommunication DesignArtificial IntelligenceDesign CompaniesDesign de ComunicaçãoInteligência ArtificialEmpresas de DesignQuando se debate inovação na área do design, debate-se necessariamente sobre tecnologia. As novas tecnologias conduziram a mudanças que têm tido implicações na prática projetual do designer. A Inteligência Artificial (IA) é uma dessas tecnologias que está a causar um grande impacto em inúmeros setores. Consideramos que na área do design ainda há pouca investigação sobre a forma como a IA é utilizada e percecionada. O objetivo deste estudo passa por compreender como os designers percebem e utilizam a IA no design de comunicação em Portugal. Tendo como base esta premissa, foi aplicada uma metodologia de caracter qualitativo cujo plano de investigação é o estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados foram as entrevistas e os questionários com designers de 10 empresas portuguesas de design de comunicação e a pesquisa documental dos websites dessas mesmas empresas.A investigação revelou que os profissionais de design possuem noções básicas de IA, compreendendo os seus benefícios e desvantagens. Em geral, têm opiniões positivas sobre o uso da IA no seu trabalho diário, acreditando que será importante para o futuro do design. Utilizam-na para verificações de qualidade e análise de insights dos utilizadores durante as fases finais do processo de design, mas a maioria opta por não a utilizar devido a fatores como o alto custo de softwares e hardware, a falta de ferramentas específicas no mercado nacional e a crença de que a IA não fornece a componente empática e humana necessária ao domínio do design. Os entrevistados também relataram ter pouco conhecimento sobre as competências necessárias para trabalhar com a IA no dia-a-dia. Os resultados não pretendem representar todo o panorama do design de comunicação em Portugal, mas sim oferecer a perspetiva relatada pelos participantes deste estudo.When one debates innovation in the field of design, one necessarily debates technology. New technologies have brought changes that have had implications on the designer’s projectual practice. Artificial Intelligence (AI) is one of these technologies that is having a major impact on numerous sectors. We believe that in design there is still little research on how AI is used and perceived. The objective of this study is to understand how designers perceive and use AI in communication design in Portugal. Based on this premise, a qualitative methodology was applied, whose research plan is the case study. The instruments for data collection were interviews and questionnaires with designers from 10 Portuguese communication design firms and documentary research of the websites of these same firms.The research revealed that design professionals have basic notions of AI, understanding its benefits and drawbacks. In general, they have positive opinions about the use of AI in their daily work, believing it will be important for the future of design. They use it for quality checks and analysis of user insights during the final stages of the design process, but most choose not to use it due to factors such as the high cost of software and hardware, the lack of specific tools in the national market, and the belief that AI does not provide the empathetic and human component necessary for design mastery. Respondents also reported having little knowledge about the skills needed to work with AI daily. The results are not intended to represent the whole landscape of communication design in Portugal, but to offer the perspective reported by the participants of this study.When one debates innovation in the field of design, one necessarily debates technology. New technologies have brought changes that have had implications on the designer’s projectual practice. Artificial Intelligence (AI) is one of these technologies that is having a major impact on numerous sectors. We believe that in design there is still little research on how AI is used and perceived. The objective of this study is to understand how designers perceive and use AI in communication design in Portugal. Based on this premise, a qualitative methodology was applied, whose research plan is the case study. The instruments for data collection were interviews and questionnaires with designers from 10 Portuguese communication design firms and documentary research of the websites of these same firms.The research revealed that design professionals have basic notions of AI, understanding its benefits and drawbacks. In general, they have positive opinions about the use of AI in their daily work, believing it will be important for the future of design. They use it for quality checks and analysis of user insights during the final stages of the design process, but most choose not to use it due to factors such as the high cost of software and hardware, the lack of specific tools in the national market, and the belief that AI does not provide the empathetic and human component necessary for design mastery. Respondents also reported having little knowledge about the skills needed to work with AI daily. The results are not intended to represent the whole landscape of communication design in Portugal, but to offer the perspective reported by the participants of this study.When one debates innovation in the field of design, one necessarily debates technology. New technologies have brought changes that have had implications on the designer’s projectual practice. Artificial Intelligence (AI) is one of these technologies that is having a major impact on numerous sectors. We believe that in design there is still little research on how AI is used and perceived. The objective of this study is to understand how designers perceive and use AI in communication design in Portugal. Based on this premise, a qualitative methodology was applied, whose research plan is the case study. The instruments for data collection were interviews and questionnaires with designers from 10 Portuguese communication design firms and documentary research of the websites of these same firms.The research revealed that design professionals have basic notions of AI, understanding its benefits and drawbacks. In general, they have positive opinions about the use of AI in their daily work, believing it will be important for the future of design. They use it for quality checks and analysis of user insights during the final stages of the design process, but most choose not to use it due to factors such as the high cost of software and hardware, the lack of specific tools in the national market, and the belief that AI does not provide the empathetic and human component necessary for design mastery. Respondents also reported having little knowledge about the skills needed to work with AI daily. The results are not intended to represent the whole landscape of communication design in Portugal, but to offer the perspective reported by the participants of this study.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/k2dr-bf60https://doi.org/10.34623/k2dr-bf60Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 2 (2023): Cinemas do Mediterrâneo; 114-1332184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/154https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/154/157https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/154/167Direitos de Autor (c) 2023 Ângela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ângela2023-12-05T04:00:29Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:05.273869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Quando se debate inovação na área do design, debate-se necessariamente sobre tecnologia. As novas tecnologias conduziram a mudanças que têm tido implicações na prática projetual do designer. A Inteligência Artificial (IA) é uma dessas tecnologias que está a causar um grande impacto em inúmeros setores. Consideramos que na área do design ainda há pouca investigação sobre a forma como a IA é utilizada e percecionada. O objetivo deste estudo passa por compreender como os designers percebem e utilizam a IA no design de comunicação em Portugal. Tendo como base esta premissa, foi aplicada uma metodologia de caracter qualitativo cujo plano de investigação é o estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados foram as entrevistas e os questionários com designers de 10 empresas portuguesas de design de comunicação e a pesquisa documental dos websites dessas mesmas empresas.A investigação revelou que os profissionais de design possuem noções básicas de IA, compreendendo os seus benefícios e desvantagens. Em geral, têm opiniões positivas sobre o uso da IA no seu trabalho diário, acreditando que será importante para o futuro do design. Utilizam-na para verificações de qualidade e análise de insights dos utilizadores durante as fases finais do processo de design, mas a maioria opta por não a utilizar devido a fatores como o alto custo de softwares e hardware, a falta de ferramentas específicas no mercado nacional e a crença de que a IA não fornece a componente empática e humana necessária ao domínio do design. Os entrevistados também relataram ter pouco conhecimento sobre as competências necessárias para trabalhar com a IA no dia-a-dia. Os resultados não pretendem representar todo o panorama do design de comunicação em Portugal, mas sim oferecer a perspetiva relatada pelos participantes deste estudo. |
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