Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Ana Rita da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7637
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_8982450c697477788a6300cb2e5a94bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7637
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCSTécnica de dança clássicaMusicalidadeCompetências interpretativasExpressividadeEspacialidadeClassical dance techniqueMusicalitySpatialityInterpretative skillsExpressivenessRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.Este estudo foi realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino de Dança (4ª Edição) e pretendeu contribuir para o desenvolvimento das competências interpretativas dos alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), visando, em particular, melhorar aspetos como o domínio espacial, a musicalidade e a expressividade. A implementação do projeto incidiu sobre uma turma mista do sexto ano do ensino articulado da ADCS, na área da Técnica de Dança Clássica (TDC), apoiando-se na construção de exercícios que incentivassem a projeção do movimento no espaço, a compreensão e a utilização de diferentes dinâmicas do movimento, a interação musica/dança e a interpretação. Teve, pois, como objetivo primordial proporcionar aos futuros bailarinos a utilização da Técnica da Dança Clássica como ajuda à melhoria da sua qualidade de movimento no geral. Tivemos como plano inicial, a observação e registo escrito (através de diários de bordo) do trabalho técnico-artístico dos alunos, de forma a estabelecer as metas a alcançar para explorar o seu potencial e capacidades. No decorrer das metas propostas, quisemos também compreender de que maneira é que estes alunos respondiam à aula de Dança Moderna, de que forma lidavam com o seu corpo e com as dinâmicas pedidas, assim como tudo o que fosse de carácter psicológico, como por exemplo, a vontade, o gosto e o entusiasmo. Com base num processo de investigação-ação, foram selecionados os instrumentos para recolha de dados (Diários de Bordo e tabelas de observação) e desenvolvido um conjunto de estratégias metodológicas, a partir das quais se estruturaram as aulas lecionadas.ABSTRACT: This study was conducted under the master’s degree internship in Dance Education (4th edition) and intended to contribute to the development of interpretive skills of students in the 6th grade of the Setubal’s Contemporary Dance Academy (ADCS), targeting, in particular, the improvement in aspects such as the spatial domain, musicality and expressiveness. The implementation of the project was focused on a mixed group of the 6th grade in articulated education of “ADCS”, in the field of Classical Dance Technique (“TDC”), relying on building exercises that would encourage the movement’s projection in space, comprehension and the different use of movement dynamics, music interaction/ dance and interpretation. It was, therefore, the primary objective to provide future dancers the use of the Technic of Classical Dance as leverage to improve their quality as movement in general. We had as an initial plan, the observation and written record (through logbooks) of the technique and artistic work of students in order to set goals to achieve and to explore their potential and capabilities. During the goals that were proposed, we wanted also to understand how the students responded to the Modern Dance class, how they dealt with their body and dynamics requested, as well as everything that was related to psychological character, such as, will, taste and enthusiasm. Based on a research-action process, the instruments for data collection were selected (logbooks and observation tables) and developed a set of methodological strategies, from which were structured classes taught.Graça, CristinaRCIPLRosa, Ana Rita da Silva2017-12-04T11:53:09Z2016-12-122016-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7637TID:201385600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:32.084760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS
title Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS
spellingShingle Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS
Rosa, Ana Rita da Silva
Técnica de dança clássica
Musicalidade
Competências interpretativas
Expressividade
Espacialidade
Classical dance technique
Musicality
Spatiality
Interpretative skills
Expressiveness
title_short Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS
title_full Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS
title_fullStr Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS
title_full_unstemmed Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS
title_sort Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS
author Rosa, Ana Rita da Silva
author_facet Rosa, Ana Rita da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Ana Rita da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança clássica
Musicalidade
Competências interpretativas
Expressividade
Espacialidade
Classical dance technique
Musicality
Spatiality
Interpretative skills
Expressiveness
topic Técnica de dança clássica
Musicalidade
Competências interpretativas
Expressividade
Espacialidade
Classical dance technique
Musicality
Spatiality
Interpretative skills
Expressiveness
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
2016-12-12T00:00:00Z
2017-12-04T11:53:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7637
TID:201385600
url http://hdl.handle.net/10400.21/7637
identifier_str_mv TID:201385600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133426098372608