Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7637 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. |
id |
RCAP_8982450c697477788a6300cb2e5a94bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7637 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCSTécnica de dança clássicaMusicalidadeCompetências interpretativasExpressividadeEspacialidadeClassical dance techniqueMusicalitySpatialityInterpretative skillsExpressivenessRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.Este estudo foi realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino de Dança (4ª Edição) e pretendeu contribuir para o desenvolvimento das competências interpretativas dos alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), visando, em particular, melhorar aspetos como o domínio espacial, a musicalidade e a expressividade. A implementação do projeto incidiu sobre uma turma mista do sexto ano do ensino articulado da ADCS, na área da Técnica de Dança Clássica (TDC), apoiando-se na construção de exercícios que incentivassem a projeção do movimento no espaço, a compreensão e a utilização de diferentes dinâmicas do movimento, a interação musica/dança e a interpretação. Teve, pois, como objetivo primordial proporcionar aos futuros bailarinos a utilização da Técnica da Dança Clássica como ajuda à melhoria da sua qualidade de movimento no geral. Tivemos como plano inicial, a observação e registo escrito (através de diários de bordo) do trabalho técnico-artístico dos alunos, de forma a estabelecer as metas a alcançar para explorar o seu potencial e capacidades. No decorrer das metas propostas, quisemos também compreender de que maneira é que estes alunos respondiam à aula de Dança Moderna, de que forma lidavam com o seu corpo e com as dinâmicas pedidas, assim como tudo o que fosse de carácter psicológico, como por exemplo, a vontade, o gosto e o entusiasmo. Com base num processo de investigação-ação, foram selecionados os instrumentos para recolha de dados (Diários de Bordo e tabelas de observação) e desenvolvido um conjunto de estratégias metodológicas, a partir das quais se estruturaram as aulas lecionadas.ABSTRACT: This study was conducted under the master’s degree internship in Dance Education (4th edition) and intended to contribute to the development of interpretive skills of students in the 6th grade of the Setubal’s Contemporary Dance Academy (ADCS), targeting, in particular, the improvement in aspects such as the spatial domain, musicality and expressiveness. The implementation of the project was focused on a mixed group of the 6th grade in articulated education of “ADCS”, in the field of Classical Dance Technique (“TDC”), relying on building exercises that would encourage the movement’s projection in space, comprehension and the different use of movement dynamics, music interaction/ dance and interpretation. It was, therefore, the primary objective to provide future dancers the use of the Technic of Classical Dance as leverage to improve their quality as movement in general. We had as an initial plan, the observation and written record (through logbooks) of the technique and artistic work of students in order to set goals to achieve and to explore their potential and capabilities. During the goals that were proposed, we wanted also to understand how the students responded to the Modern Dance class, how they dealt with their body and dynamics requested, as well as everything that was related to psychological character, such as, will, taste and enthusiasm. Based on a research-action process, the instruments for data collection were selected (logbooks and observation tables) and developed a set of methodological strategies, from which were structured classes taught.Graça, CristinaRCIPLRosa, Ana Rita da Silva2017-12-04T11:53:09Z2016-12-122016-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7637TID:201385600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:32.084760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS |
title |
Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS |
spellingShingle |
Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS Rosa, Ana Rita da Silva Técnica de dança clássica Musicalidade Competências interpretativas Expressividade Espacialidade Classical dance technique Musicality Spatiality Interpretative skills Expressiveness |
title_short |
Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS |
title_full |
Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS |
title_fullStr |
Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS |
title_full_unstemmed |
Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS |
title_sort |
Contributos para o desenvolvimento de competências interpretativas no contexto da aula de Técnica de Dança Clássica com os alunos do 6º ano da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - ADCS |
author |
Rosa, Ana Rita da Silva |
author_facet |
Rosa, Ana Rita da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Cristina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Ana Rita da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica de dança clássica Musicalidade Competências interpretativas Expressividade Espacialidade Classical dance technique Musicality Spatiality Interpretative skills Expressiveness |
topic |
Técnica de dança clássica Musicalidade Competências interpretativas Expressividade Espacialidade Classical dance technique Musicality Spatiality Interpretative skills Expressiveness |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 2016-12-12T00:00:00Z 2017-12-04T11:53:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/7637 TID:201385600 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/7637 |
identifier_str_mv |
TID:201385600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133426098372608 |