Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tatiana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/12025
Resumo: Este artigo aborda a profissionalidade bibliotecária na sua vertente educativa, isto é, no campo da educação e formação superior. Para fundamentar a reflexão acerca desta profissionalidade de características educativas, é realizada uma análise de práticas experienciais sobre a formação de utilizadores em bibliotecas universitárias em Portugal, particularmente a formação que versa a literacia de informação, realizada por bibliotecários e publicada em artigos de especialidade. Conclui-se que a formação ministrada por bibliotecários ao nível do ensino superior é fundamentalmente voltada para os aspetos técnicos da pesquisa e recuperação de informação, sendo o processamento e comunicação dessa mesma informação uma matéria pouco explorada nestas formações. Atribui-se esta lacuna ao precoce desenvolvimento da formação neste nível, apontando-se como estratégia de superação da mesma, a reflexão, partilha e debate no interior da classe e no diálogo com docentes e formadores.
id RCAP_89853460e984772ea8914a297a4db44f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/12025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativosBibliotecas UniversitáriasBibliotecáriosFormação de utilizadoresEste artigo aborda a profissionalidade bibliotecária na sua vertente educativa, isto é, no campo da educação e formação superior. Para fundamentar a reflexão acerca desta profissionalidade de características educativas, é realizada uma análise de práticas experienciais sobre a formação de utilizadores em bibliotecas universitárias em Portugal, particularmente a formação que versa a literacia de informação, realizada por bibliotecários e publicada em artigos de especialidade. Conclui-se que a formação ministrada por bibliotecários ao nível do ensino superior é fundamentalmente voltada para os aspetos técnicos da pesquisa e recuperação de informação, sendo o processamento e comunicação dessa mesma informação uma matéria pouco explorada nestas formações. Atribui-se esta lacuna ao precoce desenvolvimento da formação neste nível, apontando-se como estratégia de superação da mesma, a reflexão, partilha e debate no interior da classe e no diálogo com docentes e formadores.This article discusses the librarian professionalism in its educational component, ie in the field of training in higher education. To support this reflection on professionalism of educational characteristics, is held an analysis on experiential practice on training of users in university libraries in Portugal, particularly the training which addresses information literacy held by librarians and published in specialty items. We conclude that the training provided by librarians at the higher education level is mainly focused on the technical aspects of search and information retrieval, where the processing and communication of such information is a subject rarely explored in these training. This gap is attributed to the early development of training at this level, and it is pointed out as coping strategy the reflection, sharing and discussion within the class and in dialogue with teachers and trainers.Cet article explique le professionnalisme bibliothécaire dans son volet éducatif, c'est à dire dans le domaine de la formation dans l'enseignement supérieur. Pour soutenir cette réflexion sur le professionnalisme des caractéristiques éducatives, est maintenu une analyse de la pratique par l'expérience de la formation des utilisateurs dans les bibliothèques universitaires au Portugal, en particulier la formation qui traite maîtrise de l'information détenue par les bibliothécaires et publiées dans des articles spécialisés. Nous concluons que la formation dispensée par les bibliothécaires au niveau de l'enseignement supérieur est principalement axé sur les aspects techniques de recherche d'information, où le traitement et la communication de ces informations est rarement exploré dans ces formations. Cet écart est attribuable au développement précoce de la formation à ce niveau, a été souligné comme stratégie d'adaptation, la réflexion, de partage et de discussion au sein de la classe et dans le dialogue avec les enseignants et les formateurs.Sociedade Portuguesa de Ciências de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaSanches, Tatiana2014-09-12T15:00:41Z2014-092014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/12025porSanches, T. (2014). Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos. Investigar em Educação: revista da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2ª série, v. 1, n. 2, 109-122.2183-1793info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:58:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/12025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:32.758315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos
title Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos
spellingShingle Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos
Sanches, Tatiana
Bibliotecas Universitárias
Bibliotecários
Formação de utilizadores
title_short Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos
title_full Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos
title_fullStr Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos
title_full_unstemmed Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos
title_sort Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos
author Sanches, Tatiana
author_facet Sanches, Tatiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas Universitárias
Bibliotecários
Formação de utilizadores
topic Bibliotecas Universitárias
Bibliotecários
Formação de utilizadores
description Este artigo aborda a profissionalidade bibliotecária na sua vertente educativa, isto é, no campo da educação e formação superior. Para fundamentar a reflexão acerca desta profissionalidade de características educativas, é realizada uma análise de práticas experienciais sobre a formação de utilizadores em bibliotecas universitárias em Portugal, particularmente a formação que versa a literacia de informação, realizada por bibliotecários e publicada em artigos de especialidade. Conclui-se que a formação ministrada por bibliotecários ao nível do ensino superior é fundamentalmente voltada para os aspetos técnicos da pesquisa e recuperação de informação, sendo o processamento e comunicação dessa mesma informação uma matéria pouco explorada nestas formações. Atribui-se esta lacuna ao precoce desenvolvimento da formação neste nível, apontando-se como estratégia de superação da mesma, a reflexão, partilha e debate no interior da classe e no diálogo com docentes e formadores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-12T15:00:41Z
2014-09
2014-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/12025
url http://hdl.handle.net/10451/12025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sanches, T. (2014). Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos. Investigar em Educação: revista da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2ª série, v. 1, n. 2, 109-122.
2183-1793
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134254294106112