A virtude e o privilégio de ser professor de filosofia: desafios e aprendizagens na primeira pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Henrique da Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/45701
Resumo: Relatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_898c12027a34bb54510ac952ebc22d4a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A virtude e o privilégio de ser professor de filosofia: desafios e aprendizagens na primeira pessoaThe virtue and the privilege of being a philosophy teacher: challenges and lessons learned: a first person accountEducaçãoProfessorEnsino secundárioEnsino de filosofiaEducationTeacherSecondary schoolPhilosophy teachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioA profissão de professor é ao mesmo tempo um privilégio e desafio. Privilégio na medida em que trabalhamos com criança e jovens que não nos deixam estagnar e um desafio no sentido em que estamos sempre a ser postos à prova, requerendo um trabalho contínuo, constante e atualizado sobre os conteúdos programáticos da área disciplinar. Ser professor é saber promover o gosto pelo saber, é disponibilizar-se, é saber pôr as questões ligados aos conteúdos programáticos, é motivar para a compreensão e explicação da realização do ser humano. Um ser em projeto que é em simultâneo Dasein e cognitivamente fenoménico que se desvela em cada momento, sem nunca se deixar apreender ou conhecer. A profissão de professor deveria ser encarada como uma dádiva, como um dom que se cultiva com os alunos e encontra o seu fim neles mesmo. Por isso, a consciencialização de ser professor se confunde ou se funde com a razão da sua existência: ser professor é simultaneamente ensinar e educar. Vantagem e responsabilidade maiores cabem ao professor de Filosofia porque possibilita ao aluno a construção de um desenvolvimento enquanto pessoa livre, responsável e autónoma. Ajuda o aluno a compreender-se enquanto pessoa e cidadão, respeitando as diferenças, relativizando o seu ponto de vista e cooperando para a construção de um mundo melhor. Nesta partilha, o professor de Filosofia constrói-se também enquanto pessoa e cidadão com responsabilidades acrescidas, mas reconhecidas e exigidas pelo sistema ou pela sua consciência de deontológica. Atendendo ao sobredito, e logo após a Introdução, é apresentado no primeiro capítulo, o meu percurso de vida, evidenciando a coerência entre um ideal humanista, uma escolha de formação académica e o exercício da profissão de professor. No segundo capítulo destaca-se a ligação entre o professor e o aluno, conquistando-o e ajudando-o a crescer como pessoa e cidadão, tanto pelos afetos, como pelo diálogo aberto e crítico implementado na aula. Aqui se mostra a essência do professor de Filosofia como formador e educador de homens onde o chamamento acarreta responsabilidade, compromisso e dedicação. No terceiro capítulo reflete-se sobre o que é ensinar, se se deve ensinar, o que se deve ensinar, como ensinar, tendo por horizonte a importância da disciplina de Filosofia no ensino secundário, enquanto estruturante para um conhecimento, uma formação e construção do aluno como pessoa livre, responsável e autónomo. Seguem-se a Conclusão, a Bibliografia e os Anexos.A teaching job is at the same time both a privilege and a challenge. Privilege in the way that we can work with children and teenagers that don’t let us stagnate and a challenge in a sense that we are always being tested, which requires continuous and updated work, on the content of the teaching program of our subject. Being a teacher is to know how to promote a certain love on knowledge, is to be available, is to know the questions that must asked linked to the content, and is to motivate the comprehension and explanation of the realization of the human being. A being in project is simultaneously Dasein and cognitively phenomenal that unravels at each moment, without ever stopping to learn and to know. The teacher’s career should be interpreted as a gift, such as one that grows with the students and meets its end also with them. So, the awareness of being a teacher confuses and fuses with the reason of its existence: being a teacher is simultaneously to teach and educate. Bigger advantage and responsibility are awarded to the Philosophy teacher because it enables the student the building of a development as a free, responsible and autonomous person. The teacher helps the student to understand himself as a person and as a citizen, respecting the differences, having a relativized point of view and cooperating with the building of a better world. In this sharing, the Philosophy teacher builds himself also as person and as a citizen with added responsibilities, but acknowledged and demanded by the system or by his deontological consciousness. Taking to perspective what is said above, and right after the Introduction, it’s presented in the first chapter, my life’s journey, highlighting the coherence between an ideal humanist, a choice of an academic career and the teaching profession exercise. In the second chapter it’s highlighted the connection between teacher and student, conquering and helping him to grow as a person and as a citizen, either through affection or through open and critical dialogue implemented in class. Here it shows the essence of a Philosophy teacher as an educator of men where as the calling brings responsibility, commitment and dedication. In the third chapter it is reflected about what is teaching, if you must teach, what you must teach and how to teach, having the importance of the subject of Philosophy in secondary school as a horizon, while fundamental to knowledge, formation and building a student to be a free, responsible and autonomous person. It’s followed by the Conclusion, the Bibliography and the Attachments.Casulo, José Carlos de OliveiraUniversidade do MinhoVieira, Henrique da Cunha2017-04-182017-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/45701por201695391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:39.093191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A virtude e o privilégio de ser professor de filosofia: desafios e aprendizagens na primeira pessoa
The virtue and the privilege of being a philosophy teacher: challenges and lessons learned: a first person account
title A virtude e o privilégio de ser professor de filosofia: desafios e aprendizagens na primeira pessoa
spellingShingle A virtude e o privilégio de ser professor de filosofia: desafios e aprendizagens na primeira pessoa
Vieira, Henrique da Cunha
Educação
Professor
Ensino secundário
Ensino de filosofia
Education
Teacher
Secondary school
Philosophy teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A virtude e o privilégio de ser professor de filosofia: desafios e aprendizagens na primeira pessoa
title_full A virtude e o privilégio de ser professor de filosofia: desafios e aprendizagens na primeira pessoa
title_fullStr A virtude e o privilégio de ser professor de filosofia: desafios e aprendizagens na primeira pessoa
title_full_unstemmed A virtude e o privilégio de ser professor de filosofia: desafios e aprendizagens na primeira pessoa
title_sort A virtude e o privilégio de ser professor de filosofia: desafios e aprendizagens na primeira pessoa
author Vieira, Henrique da Cunha
author_facet Vieira, Henrique da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casulo, José Carlos de Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Henrique da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professor
Ensino secundário
Ensino de filosofia
Education
Teacher
Secondary school
Philosophy teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Professor
Ensino secundário
Ensino de filosofia
Education
Teacher
Secondary school
Philosophy teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-18
2017-04-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/45701
url https://hdl.handle.net/1822/45701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201695391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132938070130688