Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igrejas, Filipa Andreia Pedro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104085
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_986e7dabc9eb0c81dae09af27450d1ce
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivasBetween philosophy and education: questions and perspetivesFilosofia para CriançasEducação filosóficaFilosofia no Ensino SecundárioDesafios EducacionaisMétodo de Ensino de FilosofiaPhilosophy for ChildrenPhilosophical EducationPhilosophy in High SchoolEducational ChallengesPhilosophy Teaching MethodRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório é constituído por duas partes fundamentais: a primeira parte consiste naapresentação e reflexão sobre o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de DomingosSequeira no ano letivo 2021-2022. A segunda parte é constituída por três momentos essenciais. Num primeiro momento, tem-se como objetivo a apresentação dos fundamentos e metodologia subjacentes ao programa educativo Filosofia para Crianças, concebido e implementado na década de 70 do século XX pelos filósofos e educadores norte americanos Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, bem como pelos seus colaboradores do IAPC (Institute for Advancement Philosophy for Children) da Universidade de Montclair. Num segundo momento, tem-se como objetivo a identificação das afinidades e desencontros do filósofo argentino Walter Kohan, com o programa educativo de Filosofia para Crianças. Neste sentido, procura-se expor as principais questões e linhas de problematização concebidas pelo filósofo argentino em torno, sobretudo, das noções fundamentais que estruturam este programa educativo: infância, filosofia e educação. Finalmente, num terceiro momento, procura-se apresentar e construir uma reflexão em torno da proposta kohaniana para pensar o significado e articulação entre os conceitos de infância, filosofia e educação. O modelo formativo da educação que atravessa as instituições educativas, as relações educacionais baseadas na desigualdade entre quem ensina e quem aprende filosofia, a possibilidade e o sentido de ensinar e aprender filosofia, o método para ensinar filosofia, a tarefa dos professores de filosofia, serão algumas das questões e desafios, relativas ao ensino de filosofia, colocadas em perspetiva pelo filósofo argentino.This report consists of two fundamental parts: the first part consists of the presentation and reflection on the pedagogical internship carried out at the Secondary School of Domingos Sequeira in the academic year 2021-2022. The second part consists of three essential moments. At first, the objective is to present the foundations and methodology underlying the educational program Philosophy for Children, conceived and implemented in the 70s of the 20th century by North American philosophers and educators Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, as well as by their contributors to the IAPC (Institute for Advancement Philosophy for Children) at the University of Montclair. In a second moment, the objective is to identify the affinities and disagreements of the Argentine philosopher Walter Kohan, with the educational program of Philosophy for Children. In this sense, it seeks to expose the main questions and lines of problematization conceived by the Argentine philosopher around, above all, the fundamental notions that structure this educational program: childhood, philosophy and education. Finally, in a third moment, we seek to present and build a reflection around the Kohanian proposal to think about the meaning and articulation between the concepts of childhood, philosophy and education. The formative model of education that crosses educational institutions, the educational relations based on the inequality between those who teach and those who learn philosophy, the possibility and meaning of teaching and learning philosophy, the method for teaching philosophy, the task of philosophy teachers, will be some of the questions and challenges, related to the teaching of philosophy, put in perspective by the argentine philosopher.2022-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104085http://hdl.handle.net/10316/104085TID:203125193porIgrejas, Filipa Andreia Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:39:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:48.152758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas
Between philosophy and education: questions and perspetives
title Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas
spellingShingle Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas
Igrejas, Filipa Andreia Pedro
Filosofia para Crianças
Educação filosófica
Filosofia no Ensino Secundário
Desafios Educacionais
Método de Ensino de Filosofia
Philosophy for Children
Philosophical Education
Philosophy in High School
Educational Challenges
Philosophy Teaching Method
title_short Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas
title_full Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas
title_fullStr Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas
title_full_unstemmed Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas
title_sort Entre a filosofia e a educação: questões e perspetivas
author Igrejas, Filipa Andreia Pedro
author_facet Igrejas, Filipa Andreia Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Igrejas, Filipa Andreia Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia para Crianças
Educação filosófica
Filosofia no Ensino Secundário
Desafios Educacionais
Método de Ensino de Filosofia
Philosophy for Children
Philosophical Education
Philosophy in High School
Educational Challenges
Philosophy Teaching Method
topic Filosofia para Crianças
Educação filosófica
Filosofia no Ensino Secundário
Desafios Educacionais
Método de Ensino de Filosofia
Philosophy for Children
Philosophical Education
Philosophy in High School
Educational Challenges
Philosophy Teaching Method
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104085
http://hdl.handle.net/10316/104085
TID:203125193
url http://hdl.handle.net/10316/104085
identifier_str_mv TID:203125193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134099850395648