DESIGNING TOWARDS MOTIVATION IN DOING PHYSICAL ACTIVITY USING A SMART-TOY WITH ASTHMATIC CHILDREN AS USERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, João Carlos Neto da Paz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2091
Resumo: Este projeto resulta de uma investigação académica em affordances motivacionais presentes na gamification, eficazes no estímulo da atividade física (AF). O objetivo foi criar um sistema de design para um cenário de múltiplos intervenientes, constituído por crianças, pais e terapeutas, orientado para motivar crianças asmáticas dos 8 aos 12 anos a atingir os recomendados 60 minutos de AF moderada-a-vigorosa. A partir da revisão bibliográfica e descobertas recentes no campo da motivação em contextos de gamification, o produto Chasing Colours foi concebido para uma interação lúdica cuja resposta ao movimento (feedback) informa a criança da proximidade ao objetivo de AF, sem controlar a liberdade de significados e comportamentos inerentes às brincadeiras infantis. Este relatório estabelece as bases para o produto Chasing Colours, composto por uma pulseira inteligente e uma aplicação móvel. Os resultados do método Single Eease Question (SEQ) indicam que as interações do aplicativo são intuitivas, com exceções relevantes. A eficácia do produto em motivar as crianças na prática de AF não foi testada porque o protótipo ainda se encontra em estado inicial de desenvolvimento.
id RCAP_899502d22a452d314ec1fda959bd308e
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DESIGNING TOWARDS MOTIVATION IN DOING PHYSICAL ACTIVITY USING A SMART-TOY WITH ASTHMATIC CHILDREN AS USERSActividade físicaGamificationAutodeterminaçãoPulseiraExperiência de utilizadorEste projeto resulta de uma investigação académica em affordances motivacionais presentes na gamification, eficazes no estímulo da atividade física (AF). O objetivo foi criar um sistema de design para um cenário de múltiplos intervenientes, constituído por crianças, pais e terapeutas, orientado para motivar crianças asmáticas dos 8 aos 12 anos a atingir os recomendados 60 minutos de AF moderada-a-vigorosa. A partir da revisão bibliográfica e descobertas recentes no campo da motivação em contextos de gamification, o produto Chasing Colours foi concebido para uma interação lúdica cuja resposta ao movimento (feedback) informa a criança da proximidade ao objetivo de AF, sem controlar a liberdade de significados e comportamentos inerentes às brincadeiras infantis. Este relatório estabelece as bases para o produto Chasing Colours, composto por uma pulseira inteligente e uma aplicação móvel. Os resultados do método Single Eease Question (SEQ) indicam que as interações do aplicativo são intuitivas, com exceções relevantes. A eficácia do produto em motivar as crianças na prática de AF não foi testada porque o protótipo ainda se encontra em estado inicial de desenvolvimento.2021-03-11T13:44:01Z2021-03-11T13:44:01Z2021-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2091oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2091enghttp://hdl.handle.net/11110/2091202664007Barroso, João Carlos Neto da Pazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:24Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:22.097596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DESIGNING TOWARDS MOTIVATION IN DOING PHYSICAL ACTIVITY USING A SMART-TOY WITH ASTHMATIC CHILDREN AS USERS
title DESIGNING TOWARDS MOTIVATION IN DOING PHYSICAL ACTIVITY USING A SMART-TOY WITH ASTHMATIC CHILDREN AS USERS
spellingShingle DESIGNING TOWARDS MOTIVATION IN DOING PHYSICAL ACTIVITY USING A SMART-TOY WITH ASTHMATIC CHILDREN AS USERS
Barroso, João Carlos Neto da Paz
Actividade física
Gamification
Autodeterminação
Pulseira
Experiência de utilizador
title_short DESIGNING TOWARDS MOTIVATION IN DOING PHYSICAL ACTIVITY USING A SMART-TOY WITH ASTHMATIC CHILDREN AS USERS
title_full DESIGNING TOWARDS MOTIVATION IN DOING PHYSICAL ACTIVITY USING A SMART-TOY WITH ASTHMATIC CHILDREN AS USERS
title_fullStr DESIGNING TOWARDS MOTIVATION IN DOING PHYSICAL ACTIVITY USING A SMART-TOY WITH ASTHMATIC CHILDREN AS USERS
title_full_unstemmed DESIGNING TOWARDS MOTIVATION IN DOING PHYSICAL ACTIVITY USING A SMART-TOY WITH ASTHMATIC CHILDREN AS USERS
title_sort DESIGNING TOWARDS MOTIVATION IN DOING PHYSICAL ACTIVITY USING A SMART-TOY WITH ASTHMATIC CHILDREN AS USERS
author Barroso, João Carlos Neto da Paz
author_facet Barroso, João Carlos Neto da Paz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, João Carlos Neto da Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Actividade física
Gamification
Autodeterminação
Pulseira
Experiência de utilizador
topic Actividade física
Gamification
Autodeterminação
Pulseira
Experiência de utilizador
description Este projeto resulta de uma investigação académica em affordances motivacionais presentes na gamification, eficazes no estímulo da atividade física (AF). O objetivo foi criar um sistema de design para um cenário de múltiplos intervenientes, constituído por crianças, pais e terapeutas, orientado para motivar crianças asmáticas dos 8 aos 12 anos a atingir os recomendados 60 minutos de AF moderada-a-vigorosa. A partir da revisão bibliográfica e descobertas recentes no campo da motivação em contextos de gamification, o produto Chasing Colours foi concebido para uma interação lúdica cuja resposta ao movimento (feedback) informa a criança da proximidade ao objetivo de AF, sem controlar a liberdade de significados e comportamentos inerentes às brincadeiras infantis. Este relatório estabelece as bases para o produto Chasing Colours, composto por uma pulseira inteligente e uma aplicação móvel. Os resultados do método Single Eease Question (SEQ) indicam que as interações do aplicativo são intuitivas, com exceções relevantes. A eficácia do produto em motivar as crianças na prática de AF não foi testada porque o protótipo ainda se encontra em estado inicial de desenvolvimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-11T13:44:01Z
2021-03-11T13:44:01Z
2021-03-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2091
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2091
url http://hdl.handle.net/11110/2091
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2091
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2091
202664007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129894146277376