Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carolina Débora Grüninger de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14445
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_89a2039cdfe60c59e78948a35c4e6db8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldadesTransição entre ciclosAdaptação ao 2.º cicloArticulação verticalTransition between 1st and 2nd CBEAdaptation to the 2nd CBEVertical articulationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No que respeita à estrutura, este trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira tem como propósito descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB, a PES II decorreu numa turma de 4.º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privada, no 2.º CEB, decorreu numa turma de 5.º e 6.º ano de uma escola pública. A segunda parte diz respeito à apresentação do estudo que emergiu destas práticas. A investigação intitulada “Transição do 1º para o 2º Ciclo: desafios e dificuldades” teve como objetivo geral conhecer as perspetivas dos professores e alunos do 4.º e 5.ºano sobre a fase de transição e adaptação do 1.º para o 2.º CEB nas escolas do agrupamento onde se desenvolveu a PES II no 2.ºCEB. Este objetivo geral foi depois subdividido em vários objetivos específicos. Para dar resposta a este objetivo, realizou-se um estudo exploratório, privilegiando-se o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. Os resultados do estudo permitem destacar que os alunos do 4º ano têm expetativas positivas sobre a transição para o 2º ciclo; os alunos do 5º ano têm uma perceção positiva sobre o processo de transição vivenciado; os professores dos dois ciclos mostram preocupação com a transição (embora nem sempre incidindo nos mesmos aspetos); e consideram importante a implementação de estratégias para facilitar essa transição, quer a nível organizacional, quer pedagógico.ABSTRACT 8 The present report was prepared in the context of the course Supervised Teaching Practice II (PES II) of the Master´s degree in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education (CBE). As far as the structure is concerned, this work is divided into two parts. The first part aims at describing and analyzing in a reflective way the period of observation, intervention and pedagogical evaluation, developed in the context of the 1st and 2nd CBE. In the 1st CBE, the PES II took place in a 4th grade class of a private educational institution, in the 2nd CBE, the PES II took place in a class of the 5th and 6th grade of a public school. The second part presents the study that emerged from these practices. The aim of the research entitled "Transition from 1st to 2nd Cycle: challenges and difficulties" is to investigate the perspectives of teachers and students in the 4th and 5th grade referring the transition phase and adaptation from 1st to 2nd CBE in associated schools where PES II was developed in the 2nd CBE. This overall objective was then subdivided into several specific objectives. To meet this objective, an exploratory study was carried out, focusing on the questionnaire survey as data collection technique. The results of the study allow us to highlight that 4th graders have positive expectations concerning the transition to the 2nd CBE; 5th grading students have a positive opinion of the transition process experienced; teachers in both cycles show concern about the transition (although not always focusing on the same aspects) and consider important the implementation of strategies to facilitate the transition, both at organizational and pedagogical levels.Leite, TeresaRCIPLOliveira, Carolina Débora Grüninger de2022-03-14T09:22:55Z2021-07-142021-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14445TID:202938093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:15.115182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldades
title Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldades
spellingShingle Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldades
Oliveira, Carolina Débora Grüninger de
Transição entre ciclos
Adaptação ao 2.º ciclo
Articulação vertical
Transition between 1st and 2nd CBE
Adaptation to the 2nd CBE
Vertical articulation
title_short Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldades
title_full Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldades
title_fullStr Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldades
title_full_unstemmed Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldades
title_sort Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldades
author Oliveira, Carolina Débora Grüninger de
author_facet Oliveira, Carolina Débora Grüninger de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carolina Débora Grüninger de
dc.subject.por.fl_str_mv Transição entre ciclos
Adaptação ao 2.º ciclo
Articulação vertical
Transition between 1st and 2nd CBE
Adaptation to the 2nd CBE
Vertical articulation
topic Transição entre ciclos
Adaptação ao 2.º ciclo
Articulação vertical
Transition between 1st and 2nd CBE
Adaptation to the 2nd CBE
Vertical articulation
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
2021-07-14T00:00:00Z
2022-03-14T09:22:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14445
TID:202938093
url http://hdl.handle.net/10400.21/14445
identifier_str_mv TID:202938093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494533685248