Storytelling digital interativo: processos de autoria de histórias digitais interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gonçalo Pereira de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44698
Resumo: No século XXI, a prevalência dos meios digitais na veiculação da cultura permite que a informação e significados inscritos na mesma cheguem a locais cada vez mais remotos, sustentando o potencial de influenciar um número crescente de pessoas. Contudo, a influência que esses meios exercem por via das redes sociais, é hoje tão elevada que a saturação de informação, muitas vezes de origem dúbia e contraditória, assume consequências frequentemente nefastas. Paralelamente, os meios interativos digitais, em particular a narratividade interativa digital que os mesmos integram, tomam um espaço cada vez maior no campo cultural mediático atual. Por seu lado, a narratividade interativa digital ou Storytelling Digital Interativo (SDI), enquanto conteúdo emergente, surge como uma ferramenta crescentemente capaz de convocar realidades múltiplas e diversas, numa lógica de integração da complexidade. Esta mesma atua como um vetor de uma força contrária aos diferentes extremismos que povoam, com os seus “silos de informação”, o mundo digital. Neste contexto, verificou-se que os referidos conteúdos emergentes, e especificamente as suas práticas muito diversas, encontram - se ainda pouco documentados. Assim, a presente dissertação, partindo de obras de SDI realizadas no âmbito académico, teve como objetivos, analisar, identificar, relacionar e estruturar os processos verificados nas referidas obras e, assim, criar linhas de orientação para a elaboração de conteúdos de SDI, em contexto não comercial. Os resultados alcançados, ao nível da análise, identificação, relação e estruturação duma sequência de operações, foram estabelecidos num modelo escrito, o qual se sustentou nos conhecimentos de design de UX e em entrevistas com cada um dos criadores, sendo organizado em fases distintas e representado por um diagrama clarificador da sua estrutura e prioridades integradas. Adicionalmente, expõem-se as análises realizadas com base num referente teórico sólido, às estruturas das obras de SDI abordadas e uma comparação do modelo de orientação criado para o design de SDI, com outros dois conteúdos de orientação similares.
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Por seu lado, a narratividade interativa digital ou Storytelling Digital Interativo (SDI), enquanto conteúdo emergente, surge como uma ferramenta crescentemente capaz de convocar realidades múltiplas e diversas, numa lógica de integração da complexidade. Esta mesma atua como um vetor de uma força contrária aos diferentes extremismos que povoam, com os seus “silos de informação”, o mundo digital. Neste contexto, verificou-se que os referidos conteúdos emergentes, e especificamente as suas práticas muito diversas, encontram - se ainda pouco documentados. Assim, a presente dissertação, partindo de obras de SDI realizadas no âmbito académico, teve como objetivos, analisar, identificar, relacionar e estruturar os processos verificados nas referidas obras e, assim, criar linhas de orientação para a elaboração de conteúdos de SDI, em contexto não comercial. Os resultados alcançados, ao nível da análise, identificação, relação e estruturação duma sequência de operações, foram estabelecidos num modelo escrito, o qual se sustentou nos conhecimentos de design de UX e em entrevistas com cada um dos criadores, sendo organizado em fases distintas e representado por um diagrama clarificador da sua estrutura e prioridades integradas. Adicionalmente, expõem-se as análises realizadas com base num referente teórico sólido, às estruturas das obras de SDI abordadas e uma comparação do modelo de orientação criado para o design de SDI, com outros dois conteúdos de orientação similares.In the 21st century, the prevalence of digital media in the dissemination of culture has enabled information and the meanings inscribed in it to reach increasingly remote locations, potentially influencing a growing number of people. However, the influence that those media exert through the social media networks is now so far reaching that there is a saturation of information, often of poor quality and even contradictory in nature, and which frequently potentiates harmful consequences. Simultaneously, digital interactive media, and, specifically the Interactive Digital Narratives which are integrated by it, are taking an increasingly vaster space in the current cultural media field. Additionally, interactive digital narratives or Interactive digital storytelling (IDS), as a form of emerging content and as a tool, is increasingly able to merge multiple and diverse realities, which represent the lived complexity. These realities act as a vector from a force directed against the different extremisms that populate the digital world with their respective "information silos". In this regard, it was verified that the aforementioned emerging contents, specifically its very diverse practices, are still poorly documented. Thus, this dissertation, which was informed by works of IDS carried out in the academic field, had as its goals, to analyse, identify, relate and structure the processes presented in those same works and, thereby, to develop guidelines for the creation of IDS content, in a non commercial context. The achieved results, regarding the analysis, identification, relationship and structuring of a sequence of operations, were established in a written model, supported by knowledge of UX design and interviews with each of the works’ creators. Furthermore, the model was organized into different phases and was represented by a diagram that clarifies its structure and integrated priorities. Additionally, this dissertation presents an analysis of the structures of the aforementioned IDS works, based upon a solid theoretical reference, and also a comparison of the guiding model created for the design of IDS, with two other similar guiding structures.Lima, Edirlei Soares deRepositório ComumCosta, Gonçalo Pereira de Oliveira2023-05-04T11:47:43Z2023-022023-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44698TID:203284062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T16:00:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:22.185071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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