Yoruba music in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/169 |
Resumo: | This is an anthropological account of the Yoruba as a type of ritual drum employed in Afro- Brazilian spiritual expressions in various parts of Brazil and also of the Yoruba's musical rhythm and its relationship to dancing and body movements from differing perspectives. |
id |
RCAP_89a7c54c4cb7efd61309958fb3ad2732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/169 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Yoruba music in BrazilOS BIMEMBRANÓFONOS IORUBA NO BRASILYorubamusical rhythmbody movementsIorubao ritmo musicalmovimentos do corpo.This is an anthropological account of the Yoruba as a type of ritual drum employed in Afro- Brazilian spiritual expressions in various parts of Brazil and also of the Yoruba's musical rhythm and its relationship to dancing and body movements from differing perspectives.O trabalho, a partir de uma perspectiva antropológica, enfoca um tipo de tambor ritual de origem ioruba (Nigéria) presente, na atualidade, em religiões afro-brasileiras, que receberam influências dessa origem. São o batuque, no Rio Grande do Sul, (extremo-Sul do Brasil), o tambor-de-mina, no Maranhão, o xangô, em Pernambuco, ambos no Nordeste brasileiro. O instrumento é cilíndrico ou em tronco de cone, com um couro em cada extremidade, tendidos entre si por cordas ou varões metálicos. A análise envolve as relações entre o ritmo produzido pelo instrumento, a dança e o corpo sob duas diferentes visões de mundo, a católico-cristã e a religiosa afro-brasileira.MUNDIS2011-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/169oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/169ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 3 (2011): 6.ª Edição | ERAS; 42-761647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/169https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/169/159Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Norton F.2022-09-05T13:57:47Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:51.205485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Yoruba music in Brazil OS BIMEMBRANÓFONOS IORUBA NO BRASIL |
title |
Yoruba music in Brazil |
spellingShingle |
Yoruba music in Brazil Corrêa, Norton F. Yoruba musical rhythm body movements Ioruba o ritmo musical movimentos do corpo. |
title_short |
Yoruba music in Brazil |
title_full |
Yoruba music in Brazil |
title_fullStr |
Yoruba music in Brazil |
title_full_unstemmed |
Yoruba music in Brazil |
title_sort |
Yoruba music in Brazil |
author |
Corrêa, Norton F. |
author_facet |
Corrêa, Norton F. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Norton F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Yoruba musical rhythm body movements Ioruba o ritmo musical movimentos do corpo. |
topic |
Yoruba musical rhythm body movements Ioruba o ritmo musical movimentos do corpo. |
description |
This is an anthropological account of the Yoruba as a type of ritual drum employed in Afro- Brazilian spiritual expressions in various parts of Brazil and also of the Yoruba's musical rhythm and its relationship to dancing and body movements from differing perspectives. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/169 oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/169 |
url |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/169 |
identifier_str_mv |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/169 https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/169/159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 3 (2011): 6.ª Edição | ERAS; 42-76 1647-3558 2184-2116 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129978647871488 |