Reposicionamento competitivo das empresas em situação de crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Ana Beatriz Fernandes, 1997-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6985
Resumo: Dissertação de mestrado Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.
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spelling Reposicionamento competitivo das empresas em situação de criseEmpresas - Aspectos económicosPandemia da COVID-19, 2020-Empresas - FalênciaEmpresas - FinançasSociedades comerciais - RecuperaçãoSociedades Comerciais - ReorganizaçãoConcorrência - Aspectos económicosDissertação de mestrado Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.Exame público realizado em 5 de junho de 2023.A atual situação pandémica que estamos a passar obriga a que as empresas reavaliem as suas estratégias. Em situações atípicas como esta, em que todos os mercados são atingidos é necessário que as empresas tomem medidas de forma a minorar o seu risco de falência, contribuindo assim para o reposicionamento competitivo das mesmas. O principal objetivo da presente dissertação consiste em estabelecer uma matriz de ações que as empresas devem revisitar sempre que se verificam situações de instabilidade económico-financeira. A revisão bibliográfica permitiu identificar as variáveis determinantes do risco de falência, da competitividade, avaliação de risco e estudo PIMS (Profit Impact Market Strategy). Para alcançar o objetivo proposto, foi efetuado um estudo empírico, através da aplicação de um questionário, a um conjunto de cinquenta e cinco gestores de empresas de diversos sectores de atividade, visando identificar quais as variáveis/medidas a adotar para reposicionar as empresas em situação competitiva. A partir do cruzamento da opinião dos gestores com as variáveis determinantes para o reposicionamento competitivo das empresas em situação de crise, foi desenhada uma matriz de ações a desenvolver para promover o referido posicionamento.The current pandemic situation that we are going through forces companies to reassess their strategies. In atypical situations such as this one, in which all markets are affected, it is necessary that companies take measures to minimize their risk of bankruptcy, thus contributing to their competitive repositioning. The main objective of this dissertation is to establish a matrix of actions that companies should revisit whenever situations of economic and financial instability arise. The literature review allowed to identify the determinant variables of bankruptcy risk, competitiveness, risk assessment, and the PIMS (Profit Impact Market Strategy) study. To achieve the proposed objective, an empirical study will be carried out, through the application of a questionnaire, involving a representative sample of managers to identify, in their opinion, which variables/measures should be adopted to reposition companies in a competitive situation. From the cross-referencing of the managers' opinions with the determining variables for the competitive repositioning of companies in a crisis, a matrix of actions to be developed to promote this positioning was designed.2023-06-14T11:29:10Z2023-06-142023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/6985http://hdl.handle.net/11067/6985TID:203320115porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMadeira, Ana Beatriz Fernandes, 1997-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:05Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:28.606391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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