O Reino Unido como policy shaper da Política Comum de Segurança e Defesa: linhas de continuidade e mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Márcia Inês Botelho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84624
Resumo: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais
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spelling O Reino Unido como policy shaper da Política Comum de Segurança e Defesa: linhas de continuidade e mudançaThe UK as a policy shaper of the Common Security and Defense Policy: lines of continuity and changeBrexitEuropeizaçãoIntergovernamentalismo liberalPolicy-shaperPolítica comum de segurança e defesaReino UnidoUnião EuropeiaEuropeanizationLiberal intergovernmentalismCommon security and defense policyUnited KingdomEuropean UnionCiências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Relações InternacionaisO desenvolvimento de uma política de segurança e defesa na União Europeia (UE) traduz as aspirações históricas de criação de uma comunidade inteiramente integrada. A Declaração de Saint-Malo, em 1998, demonstrou o empenho entre duas potências europeias, França e Reino Unido (RU), de promoverem a atuação autónoma europeia com base em forças militares, marcando o momento em que se dá início à Política Europeia de Segurança e Defesa, cuja base legal foi estabelecida pela revisão operada pelo Tratado de Amsterdão. Cerca de vinte anos depois, o RU optou pela saída da UE deixando um vazio de liderança em vários domínios, em especial na Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD). Esse vácuo, além de levantar sérios desafios financeiros e militares, representa, ao mesmo tempo, a oportunidade para outros Estados assumirem o lugar deixado pelos britânicos, especialmente porque, até ao Brexit, o RU apresentava-se como um dos principais policy-shapers da UE. Deste modo, a dissertação tem como propósito analisar de que modo o RU influenciou a PCSD da EU ao longo dos anos, mais especificamente, desde maio de 1999, data da entrada em vigor das alterações consagradas pela revisão operada pelo Tratado de Amesterdão, até à aprovação da “Bússola Estratégica”, em março de 2022. A liderança no quadro da PCSD assentou, inicialmente, numa cooperação entre Paris e Londres. Contudo isto tem vindo a alterar-se desde o Brexit, com a Alemanha a assumir um papel de maior preponderância no quadro de segurança europeu. Recorrendo ao método de investigação estudo de caso, com base num quadro teórico Intergovernamentalista Liberal e tendo em conta que, apesar da sua natureza intergovernamental, a cooperação europeia em matéria de segurança e defesa tem conhecido mudanças significativas, o objetivo desta dissertação consiste em investigar de que forma o RU foi um influenciador das políticas da União ao longo dos anos, em particular da PCSD. A presença do RU nesta área, onde o consenso continua a ser a regra, impediu que a PCSD se desenvolvesse de uma forma mais significativa, porque poderia acabar por ser prejudicial para a NATO. Simultaneamente, tentamos perceber quais os instrumentos ainda ao dispor do Reino Unido para manter a presença e influência, como país terceiro, na cooperação em matéria de segurança e defesa da UE, após o Brexit.The development of a security and defense policy in the European Union (EU) reflects the historical aspirations of creating a fully integrated community. The Declaration of Saint-Malo, in 1998, demonstrated the commitment between the two European powers, France and the United Kingdom (UK), to promote autonomous European action based on military forces, marking the beginning of the European Security Policy and Defense, whose legal basis was established by the review operated by the Treaty of Amsterdam. Some twenty years later, the UK opted to leave the EU, leaving a leadership void in several areas, especially in the Common Security and Defense Policy (CSDP). This vacuum, in addition to raising serious financial and military challenges, represents, at the same time, the opportunity for other states to take the place left by the british, especially since, until Brexit, the United Kingdom presented itself as one of the main policy-shapers of the EU. In this way, this dissertation aims to analyze how the UK has influenced the EU CSDP over the years, more specifically, from May 1999, the date of entry into force of the changes enshrined in the revision carried out by the Treaty of Amsterdam, until the approval of the "Strategic Compass” in March 2022. Leadership in the CSDP framework was initially based on cooperation between Paris and London. However, this has been changing since Brexit, with Germany assuming a greater role in the European security framework. Using the case study research method, based on a Liberal Intergovernmentalist theoretical framework and considering that, despite its intergovernmental nature, European cooperation in security and defense matters has undergone significant changes, the objective of this dissertation is to investigate in how the UK has influenced Union policies over the years, in particular the CSDP. The UK's presence in this area, where consensus remains the rule, prevented the CSDP from developing in a more significant way, as it could end up being detrimental to NATO. At the same time, we are trying to understand what instruments are still available to the UK to maintain its presence and influence, as a third country, in EU security and defense cooperation, after Brexit.Brandão, Ana Paula Lima Pinto de Oliveira AlmeidaUniversidade do MinhoTeixeira, Márcia Inês Botelho20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84624por203266480info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:33.636881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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