Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, João Carlos Gonçalves dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Melão, Nuno Filipe Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17525
Resumo: Apesar de as organizações utilizarem cada vez mais múltiplos canais para prestarem serviços, pouco se sabe como estes serviços são concebidos e controlados na realidade. O objetivo deste artigo é explorar os processos e práticas de desenho e controlo de serviços multicanal. A metodologia baseia-se num estudo de caso único, de natureza qualitativa, exploratória e representativa, de um banco português, e recorre a entrevistas, observação e documentos internos. Os resultados sugerem que os processos de desenho e controlo possuem uma natureza semi- estruturada e estruturada, respetivamente, e mostram que se empregam práticas para promover a sua melhoria contínua. A principal conclusão é que a consistência entre canais é crucial no desenho e controlo de serviços multi- canal, devendo as organizações desenvolver mecanismos de integração como é exemplificado neste estudo de caso.
id RCAP_89d378ab758177d0a65f472469c8800c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco portuguêsServiço MulticanalDesenhoControloOperaçõesEstudo de CasoApesar de as organizações utilizarem cada vez mais múltiplos canais para prestarem serviços, pouco se sabe como estes serviços são concebidos e controlados na realidade. O objetivo deste artigo é explorar os processos e práticas de desenho e controlo de serviços multicanal. A metodologia baseia-se num estudo de caso único, de natureza qualitativa, exploratória e representativa, de um banco português, e recorre a entrevistas, observação e documentos internos. Os resultados sugerem que os processos de desenho e controlo possuem uma natureza semi- estruturada e estruturada, respetivamente, e mostram que se empregam práticas para promover a sua melhoria contínua. A principal conclusão é que a consistência entre canais é crucial no desenho e controlo de serviços multi- canal, devendo as organizações desenvolver mecanismos de integração como é exemplificado neste estudo de caso.Although organizations increasingly use multiple channels to deliver services, little is known about how these services are designed and controlled in reality. The objetive of this paper is to explore the processes and prac- tices of design and control of multichannel services. The methodology is based on a single case study, of qualitative, exploratory and representative nature, of a Portuguese bank, and draws on interviews, observation and internal documents. The results suggest that the design and control processes have a semi-structured and structured nature, respectively, and show that practices are employed to promote its continuous improvement. The main conclusion is that the consistency between channels is crucial in the design and control of multichannel services, and organiza- tions should develop integration mechanisms as exemplified in this case study.Aunque las organizaciones utilizan cada vez más múltiples canales de prestación de servicios, se sabe poco acerca de cómo estos servicios están diseñados y controlados en realidad. El objetivo de este articulo es explo- rar los procesos y prácticas de diseño y control de los servicios multicanal. La metodología se basa en un estudio de caso único, cualitativo, exploratorio y representativo de un banco portugués, y se basa en entrevistas, observaciones y documentos internos. Los resultados sugieren que los procesos de diseño y control son de naturaleza estructurada y semiestructurada, respectivamente, y muestran que se emplean prácticas para promover la mejora continua. La principal conclusión es que la consistencia entre los canales es crucial en el diseño y control de los servicios multi- canal, sin embargo las organizaciones deben desarrollar mecanismos de integración como se demuestra en este estudio de caso.Revista Portuguesa e Brasileira de GestãoRepositório ComumReis, João Carlos Gonçalves dosMelão, Nuno Filipe Rosa2017-01-13T19:08:44Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17525porReis, J., & Melão, N. (2012). Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 11(4), 58-69info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:36.137727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português
title Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português
spellingShingle Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português
Reis, João Carlos Gonçalves dos
Serviço Multicanal
Desenho
Controlo
Operações
Estudo de Caso
title_short Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português
title_full Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português
title_fullStr Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português
title_full_unstemmed Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português
title_sort Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português
author Reis, João Carlos Gonçalves dos
author_facet Reis, João Carlos Gonçalves dos
Melão, Nuno Filipe Rosa
author_role author
author2 Melão, Nuno Filipe Rosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, João Carlos Gonçalves dos
Melão, Nuno Filipe Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Multicanal
Desenho
Controlo
Operações
Estudo de Caso
topic Serviço Multicanal
Desenho
Controlo
Operações
Estudo de Caso
description Apesar de as organizações utilizarem cada vez mais múltiplos canais para prestarem serviços, pouco se sabe como estes serviços são concebidos e controlados na realidade. O objetivo deste artigo é explorar os processos e práticas de desenho e controlo de serviços multicanal. A metodologia baseia-se num estudo de caso único, de natureza qualitativa, exploratória e representativa, de um banco português, e recorre a entrevistas, observação e documentos internos. Os resultados sugerem que os processos de desenho e controlo possuem uma natureza semi- estruturada e estruturada, respetivamente, e mostram que se empregam práticas para promover a sua melhoria contínua. A principal conclusão é que a consistência entre canais é crucial no desenho e controlo de serviços multi- canal, devendo as organizações desenvolver mecanismos de integração como é exemplificado neste estudo de caso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2017-01-13T19:08:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17525
url http://hdl.handle.net/10400.26/17525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, J., & Melão, N. (2012). Desenho e controlo de serviços multicanal: Um estudo de caso de um banco português. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 11(4), 58-69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130413122191360