Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.13971 |
Resumo: | Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário. Palavras-chave: Abordagens ao estudo; Concepções de aprendizagem; Estudantes universitários; ASSIST |
id |
RCAP_89df556e39c5677357b9d8c98fc6148d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portuguesesArtigosNeste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário. Palavras-chave: Abordagens ao estudo; Concepções de aprendizagem; Estudantes universitários; ASSISTInstituto de Educação - Universidade do Minho2018-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.13971por2183-04520871-9187Valadas, Sandra T.Gonçalves, Fernando R.Faísca, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:03.592827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses |
title |
Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses |
spellingShingle |
Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses Valadas, Sandra T. Artigos |
title_short |
Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses |
title_full |
Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses |
title_fullStr |
Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses |
title_full_unstemmed |
Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses |
title_sort |
Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses |
author |
Valadas, Sandra T. |
author_facet |
Valadas, Sandra T. Gonçalves, Fernando R. Faísca, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Fernando R. Faísca, Luís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valadas, Sandra T. Gonçalves, Fernando R. Faísca, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário. Palavras-chave: Abordagens ao estudo; Concepções de aprendizagem; Estudantes universitários; ASSIST |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.13971 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.13971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130225942986752 |