O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14308 |
Resumo: | Na era da globalização, as línguas têm vindo a ganhar uma nova centralidade, quer enquanto objeto de estudo de diversas áreas de conhecimento, quer enquanto poder, com implicações geoestratégicas que não têm escapado à atenção dos Estados. A Língua Portuguesa (LP), em particular, tem visto a sua importância aumentar consideravelmente, sobretudo devido ao crescimento demográfico e económico de alguns países lusófonos. De acordo com diversos estudos na área da Didática das Línguas, o fator económico-político é um dos mais importantes na valorização de um idioma e pode condicionar a motivação dos alunos para a sua aprendizagem. Com o presente trabalho de investigação, procurou-se perceber quais as representações dos alunos de uma turma de português do 9.º ano sobre a LP, o seu potencial e a importância da lusofonia no crescimento e valorização deste idioma. A análise dos dados obtidos, segundo diferentes métodos e instrumentos, permitiu concluir que estes alunos, embora considerem importante a expansão da LP, não estão convictos de que esta seja uma realidade, nem conscientes do contributo da lusofonia para a expansão da sua língua materna, o que reforça o papel do professor na desconstrução de preconceitos e na mudança das suas representações. |
id |
RCAP_89df71c8f3ab37cdec2e7a690e548981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14308 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunosDidática das línguasLíngua portuguesaGlobalizaçãoLusofoniaCrescimento económico - Paises de língua oficial portuguesaDesenvolvimento económico - Paises de língua oficial portuguesaNa era da globalização, as línguas têm vindo a ganhar uma nova centralidade, quer enquanto objeto de estudo de diversas áreas de conhecimento, quer enquanto poder, com implicações geoestratégicas que não têm escapado à atenção dos Estados. A Língua Portuguesa (LP), em particular, tem visto a sua importância aumentar consideravelmente, sobretudo devido ao crescimento demográfico e económico de alguns países lusófonos. De acordo com diversos estudos na área da Didática das Línguas, o fator económico-político é um dos mais importantes na valorização de um idioma e pode condicionar a motivação dos alunos para a sua aprendizagem. Com o presente trabalho de investigação, procurou-se perceber quais as representações dos alunos de uma turma de português do 9.º ano sobre a LP, o seu potencial e a importância da lusofonia no crescimento e valorização deste idioma. A análise dos dados obtidos, segundo diferentes métodos e instrumentos, permitiu concluir que estes alunos, embora considerem importante a expansão da LP, não estão convictos de que esta seja uma realidade, nem conscientes do contributo da lusofonia para a expansão da sua língua materna, o que reforça o papel do professor na desconstrução de preconceitos e na mudança das suas representações.In the age of globalization languages have become central, both as the object of study in different areas of knowledge and as a powerful tool with geostrategic implications that have been taken into account by various states. The Portuguese Language in particular has seen its importance increase significantly, largely as a result of demographic and economic growth in some Portuguese-speaking countries. Several studies in Language Didactics have shown how economic and political factors are highly relevant in valuing a language, and how they can influence students’ motivation in the learning process. This study aims to understand the preconceptions a class of 9th grade students displays about Portuguese Language, its potential, and the importance of lusophony in the language’s growth and appreciation. The collected data were analyzed using different methods and instruments which enabled us to demonstrate that although students consider the expansion of the Portuguese language to be a relevant matter, they do not believe it is a reality and that they are not aware of the contribution of lusophony to the expansion of their mother tongue. This conclusion stresses the role of the teacher in deconstructing students’ preconceptions as well as in changing their representations.Universidade de Aveiro2015-06-25T16:38:18Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14308TID:201579375porHenriques, João André Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:08Zoai:ria.ua.pt:10773/14308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:54.713004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunos |
title |
O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunos |
spellingShingle |
O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunos Henriques, João André Tavares Didática das línguas Língua portuguesa Globalização Lusofonia Crescimento económico - Paises de língua oficial portuguesa Desenvolvimento económico - Paises de língua oficial portuguesa |
title_short |
O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunos |
title_full |
O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunos |
title_fullStr |
O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunos |
title_full_unstemmed |
O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunos |
title_sort |
O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunos |
author |
Henriques, João André Tavares |
author_facet |
Henriques, João André Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, João André Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática das línguas Língua portuguesa Globalização Lusofonia Crescimento económico - Paises de língua oficial portuguesa Desenvolvimento económico - Paises de língua oficial portuguesa |
topic |
Didática das línguas Língua portuguesa Globalização Lusofonia Crescimento económico - Paises de língua oficial portuguesa Desenvolvimento económico - Paises de língua oficial portuguesa |
description |
Na era da globalização, as línguas têm vindo a ganhar uma nova centralidade, quer enquanto objeto de estudo de diversas áreas de conhecimento, quer enquanto poder, com implicações geoestratégicas que não têm escapado à atenção dos Estados. A Língua Portuguesa (LP), em particular, tem visto a sua importância aumentar consideravelmente, sobretudo devido ao crescimento demográfico e económico de alguns países lusófonos. De acordo com diversos estudos na área da Didática das Línguas, o fator económico-político é um dos mais importantes na valorização de um idioma e pode condicionar a motivação dos alunos para a sua aprendizagem. Com o presente trabalho de investigação, procurou-se perceber quais as representações dos alunos de uma turma de português do 9.º ano sobre a LP, o seu potencial e a importância da lusofonia no crescimento e valorização deste idioma. A análise dos dados obtidos, segundo diferentes métodos e instrumentos, permitiu concluir que estes alunos, embora considerem importante a expansão da LP, não estão convictos de que esta seja uma realidade, nem conscientes do contributo da lusofonia para a expansão da sua língua materna, o que reforça o papel do professor na desconstrução de preconceitos e na mudança das suas representações. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-06-25T16:38:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14308 TID:201579375 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14308 |
identifier_str_mv |
TID:201579375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137550063894528 |