Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Sara Patrícia Vieira da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14301
Resumo: Geral: No âmbito do Ramo de Atividades de Investigação do mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana, a presente dissertação teve como objetivo estudar a importância da música, particularmente das tradições infantis orais e rítmico-expressivas, na intervenção psicomotora com crianças. Com este efeito, foram elaborados dois artigos, sendo o primeiro uma revisão de literatura focada na importância da música para intervenção psicomotora com crianças e o segundo um estudo exploratório que aborda a importância das tradições infantis orais e rítmico-expressivas neste mesmo desenvolvimento. Com a elaboração desta dissertação conclui-se que estas duas áreas podem ter um impacto positivo para o desenvolvimento global das crianças
id RCAP_89e4be61c7c9765b38c4356f5d4f11c5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com criançasCriançasDesenvolvimento infantilDissertaçãoIntervenção psicomotoraJogos infantis rítmico-expressivosMúsicaPsicomotricidadeReabilitação psicomotoraTerapias expressivasTradições infantisTradições infantis rítmico-expressivasChild DevelopmentChildrenChildren's traditionsDanceExpressive therapiesMusicPsychomotricityPsychomotor interventionRhythmic-expressive children's gamesRhythmic-expressive play traditionsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisGeral: No âmbito do Ramo de Atividades de Investigação do mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana, a presente dissertação teve como objetivo estudar a importância da música, particularmente das tradições infantis orais e rítmico-expressivas, na intervenção psicomotora com crianças. Com este efeito, foram elaborados dois artigos, sendo o primeiro uma revisão de literatura focada na importância da música para intervenção psicomotora com crianças e o segundo um estudo exploratório que aborda a importância das tradições infantis orais e rítmico-expressivas neste mesmo desenvolvimento. Com a elaboração desta dissertação conclui-se que estas duas áreas podem ter um impacto positivo para o desenvolvimento global das criançasArtigo 1: As práticas de mediação artística constituem uma das possibilidades de intervenção na área da Reabilitação Psicomotora e ao longo dos anos têm sido vários os estudos a assinalar o seu potencial no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e socio-emocional das crianças. Tendo como base uma revisão da literatura, o presente artigo teve como objetivo explorar a importância destas práticas na intervenção psicomotora com crianças, particularmente da música, e apresentar exemplos de atividades passíveis de serem utilizadas na área da psicomotricidade infantil. De forma geral conclui-se através deste estudo que a música pode ter importância para o desenvolvimento das crianças potenciando as suas capacidades psicomotoras, cognitivas e socioemocionaisArtigo 2: As tradições infantis orais e rítmico-expressivas (TIORES), como são exemplo os jogos de mãos ou as brincadeiras de roda, têm vindo a ser transmitidos desde há muitos anos de geração em geração e podem ser consideradas um dos patrimónios imateriais portugueses. No entanto, cada vez mais se pode observar uma menor expressão destas tradições na infância e colocam-se agora as seguintes questões: Quais são as TIORES identificadas e relembradas por diferentes grupos etários? Que potencial poderão ter estas para o desenvolvimento infantil? Será que tipo de prática pode ter uma aplicabilidade na área da intervenção psicomotora? O presente estudo teve como objetivo responder a estas questões, tendo por base a realização de entrevistas e filmagens a indivíduos de diferentes faixas etárias e a técnicos de Reabilitação Psicomotora. Os participantes incluíram 8 crianças, 41 adultos, 8 idosos e 25 psicomotricistas, perfazendo uma amostra total de 82 indivíduos que resultou na recolha de 44 tradições. Analisando os resultados obtidos conclui-se que as tradições infantis orais e rítmico-expressivas parecem contribuir para o desenvolvimento global das crianças e que os psicomotricistas relatam um conhecimento e uso reduzidos de tais atividades, embora as considerem ferramentas potenciadoras do desenvolvimento infantil.General: In the scope of the Research Activities Department of the Master's Degree in Psychomotor Rehabilitation of the Faculdade de Motricidade Humana, this dissertation aimed to study the importance of music, particularly of oral and rhythmic-expressive children's traditions, in the psychomotor intervention with children.With this effect, two articles are presented. The first one is a literature review focused on the importance of music for psychomotor intervention with children and the second is an exploratory study that addresses the importance of oral and rhythmic-expressive children's traditions in this same development. With the elaboration of this dissertation it is concluded that these two areas can have a positive impact for the global development of the children.Article 1: Artistic mediation practices constitute one of the possibilities of intervention in the area of psychomotor rehabilitation and, throughout the years, several studies have highlighted their potential for the motor, cognitive and socio-emotional development of children. Based on a literature review, this article aims to explore the importance of these artistic mediation practices on the psychomotor intervention with children, particularly of music, and to show examples of activities feasible to be used in the area of children's psychomotor intervention. It is generally concluded through this study that music may be important for the development of children, enhancing their psychomotor, cognitive and socio-emotional capacitiesArticle 2: Traditional rhythmic and expressive children's games, such as hand clapping games or circle games, have been transmitted orally from generation to generation for many years and can be considered one of Portugal's immaterial heritage. However, over time, can be observed the lower expression of such traditions in childhood and, now, the following questions arise: What are the JTIORE identified and remembered by different age groups? What potential can these games have for child development? Could this kind of approach have an applicability in psychomotor intervention? The present study aimed to answer these questions, and, for this, a collection of these practices was carried out through interviews and filming to individuals of different age groups and psychomotor rehabilitation professionals. Participants included 8 children between 5 and 12 years old, 41 adults, 8 elderly and 25 psychomotor professionals, making a total sample of 82 individuals, which resulted in the collection of 44 games and traditions. Analyzing the results obtained, it is concluded that oral and rhythmicexpressive children's games and traditions seem to contribute to the overall development of children, and that psychomotor professionals report a reduced knowledge and use of such activities, although they consider them as a potential tool for child development.Melo, Ana Paula Lebre dos Santos BrancoRepositório da Universidade de LisboaMota, Sara Patrícia Vieira da Costa2017-11-21T09:19:21Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.5/14301TID:201770571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:09.286560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com crianças
title Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com crianças
spellingShingle Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com crianças
Mota, Sara Patrícia Vieira da Costa
Crianças
Desenvolvimento infantil
Dissertação
Intervenção psicomotora
Jogos infantis rítmico-expressivos
Música
Psicomotricidade
Reabilitação psicomotora
Terapias expressivas
Tradições infantis
Tradições infantis rítmico-expressivas
Child Development
Children
Children's traditions
Dance
Expressive therapies
Music
Psychomotricity
Psychomotor intervention
Rhythmic-expressive children's games
Rhythmic-expressive play traditions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com crianças
title_full Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com crianças
title_fullStr Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com crianças
title_full_unstemmed Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com crianças
title_sort Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com crianças
author Mota, Sara Patrícia Vieira da Costa
author_facet Mota, Sara Patrícia Vieira da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Sara Patrícia Vieira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Desenvolvimento infantil
Dissertação
Intervenção psicomotora
Jogos infantis rítmico-expressivos
Música
Psicomotricidade
Reabilitação psicomotora
Terapias expressivas
Tradições infantis
Tradições infantis rítmico-expressivas
Child Development
Children
Children's traditions
Dance
Expressive therapies
Music
Psychomotricity
Psychomotor intervention
Rhythmic-expressive children's games
Rhythmic-expressive play traditions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Crianças
Desenvolvimento infantil
Dissertação
Intervenção psicomotora
Jogos infantis rítmico-expressivos
Música
Psicomotricidade
Reabilitação psicomotora
Terapias expressivas
Tradições infantis
Tradições infantis rítmico-expressivas
Child Development
Children
Children's traditions
Dance
Expressive therapies
Music
Psychomotricity
Psychomotor intervention
Rhythmic-expressive children's games
Rhythmic-expressive play traditions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Geral: No âmbito do Ramo de Atividades de Investigação do mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana, a presente dissertação teve como objetivo estudar a importância da música, particularmente das tradições infantis orais e rítmico-expressivas, na intervenção psicomotora com crianças. Com este efeito, foram elaborados dois artigos, sendo o primeiro uma revisão de literatura focada na importância da música para intervenção psicomotora com crianças e o segundo um estudo exploratório que aborda a importância das tradições infantis orais e rítmico-expressivas neste mesmo desenvolvimento. Com a elaboração desta dissertação conclui-se que estas duas áreas podem ter um impacto positivo para o desenvolvimento global das crianças
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21T09:19:21Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14301
TID:201770571
url http://hdl.handle.net/10400.5/14301
identifier_str_mv TID:201770571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131088543547392