Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Isabel Alves da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2834
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, incorporada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Viana do Castelo. Realizado na área de Educação Físico Motora, e centrado no bloco das Atividades Rítmicas Expressivas, este é um projeto de investigação cujo principal objetivo foi avaliar o impacto de uma proposta metodológica de dança criativa com recurso ao trabalho intencional da criatividade e, simultaneamente, compreender e conhecer a opinião das crianças sobre a abordagem da dança criativa nas aulas de Educação Físico Motora. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa de carácter descritivo e interpretativo, sendo que a recolha de dados foi feita com recurso à observação participante, estruturada e não estruturada, a uma grelha de observação e a um questionário, ambos adaptados de Marques (2014) e, ainda, a registos fotográficos e vídeos. Os participantes foram 13 alunos (oito rapazes e cinco raparigas) com idades compreendidas entre os nove e os dez anos de idade. No que diz respeito às conclusões, todos os parâmetros tiveram uma melhoria significativa, com enfoque nas seguintes categorias: concilia os gestos e movimentos ao ritmo sonoro, capacidade de movimentação corporal autónoma, capacidade de se concentrar na realização de um movimento e recria sequências de movimentos a partir de temas. Pudemos constatar que as intervenções de dança criativa realizadas promoveram um elo de ligação com o aluno, já que os alunos foram desenvolvendo e enriquecendo algumas das suas aprendizagens de uma forma lúdica e dinâmica. As aulas de dança criativa, para além de estimular a parte cognitiva e integral da criança, fazem com que estas se movimentem e pratiquem atividade física de forma sistemática em contexto escolar.
id RCAP_04d740253a5abbb38f9351bb6b2455d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativaAtividades rítmicas expressivasDança criativa1º ciclo do Ensino BásicoExpressive rhythmic activitiesCreative dance1st cycle of basic educationO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, incorporada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Viana do Castelo. Realizado na área de Educação Físico Motora, e centrado no bloco das Atividades Rítmicas Expressivas, este é um projeto de investigação cujo principal objetivo foi avaliar o impacto de uma proposta metodológica de dança criativa com recurso ao trabalho intencional da criatividade e, simultaneamente, compreender e conhecer a opinião das crianças sobre a abordagem da dança criativa nas aulas de Educação Físico Motora. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa de carácter descritivo e interpretativo, sendo que a recolha de dados foi feita com recurso à observação participante, estruturada e não estruturada, a uma grelha de observação e a um questionário, ambos adaptados de Marques (2014) e, ainda, a registos fotográficos e vídeos. Os participantes foram 13 alunos (oito rapazes e cinco raparigas) com idades compreendidas entre os nove e os dez anos de idade. No que diz respeito às conclusões, todos os parâmetros tiveram uma melhoria significativa, com enfoque nas seguintes categorias: concilia os gestos e movimentos ao ritmo sonoro, capacidade de movimentação corporal autónoma, capacidade de se concentrar na realização de um movimento e recria sequências de movimentos a partir de temas. Pudemos constatar que as intervenções de dança criativa realizadas promoveram um elo de ligação com o aluno, já que os alunos foram desenvolvendo e enriquecendo algumas das suas aprendizagens de uma forma lúdica e dinâmica. As aulas de dança criativa, para além de estimular a parte cognitiva e integral da criança, fazem com que estas se movimentem e pratiquem atividade física de forma sistemática em contexto escolar.This report was developed within the scope of Teaching Practice Supervision II, incorporated in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle at the Higher School of Education in Viana do Castelo. This report incorporates a research project within the area of Motor Physical Education, and centered on the Expressive Rhythmic Activities block, whose main objective was evaluate the impact of a methodological proposal of dance using the intentional work of creativity and, at the same time, understanding the opinion of the children about the approach of creative dance in Physical Education classes. In this study, a descriptive and interpretative qualitative methodology was used, and the data collection was done using participant observation, structured and unstructured, an observation grid and a questionnaire, both adapted from Marques (2014), and photographic records and videos. The participants were 13 students (eight boys and five girls) aged between nine and ten years old. Regarding the conclusions, all parameters had a significant improvement, focusing on the following categories: reconciles gestures and movements to the sound rhythm, capacity for autonomous body movement, ability to concentrate on performing a movement and recreate sequences of movements from themes. Creative dance interventions carried out promoted a link with the student, as the students developed and enriched some of their learning in a playful and dynamic way. Creative dance classes, in addition to stimulating the cognitive and integral part of the child, make them move and practice physical activity in a systematic way in the school context.2022-11-18T13:52:13Z2022-06-14T00:00:00Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2834TID:203101987porCunha, Ana Isabel Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:08Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:06.647859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa
title Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa
spellingShingle Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa
Cunha, Ana Isabel Alves da
Atividades rítmicas expressivas
Dança criativa
1º ciclo do Ensino Básico
Expressive rhythmic activities
Creative dance
1st cycle of basic education
title_short Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa
title_full Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa
title_fullStr Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa
title_full_unstemmed Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa
title_sort Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa
author Cunha, Ana Isabel Alves da
author_facet Cunha, Ana Isabel Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Isabel Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades rítmicas expressivas
Dança criativa
1º ciclo do Ensino Básico
Expressive rhythmic activities
Creative dance
1st cycle of basic education
topic Atividades rítmicas expressivas
Dança criativa
1º ciclo do Ensino Básico
Expressive rhythmic activities
Creative dance
1st cycle of basic education
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, incorporada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Viana do Castelo. Realizado na área de Educação Físico Motora, e centrado no bloco das Atividades Rítmicas Expressivas, este é um projeto de investigação cujo principal objetivo foi avaliar o impacto de uma proposta metodológica de dança criativa com recurso ao trabalho intencional da criatividade e, simultaneamente, compreender e conhecer a opinião das crianças sobre a abordagem da dança criativa nas aulas de Educação Físico Motora. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa de carácter descritivo e interpretativo, sendo que a recolha de dados foi feita com recurso à observação participante, estruturada e não estruturada, a uma grelha de observação e a um questionário, ambos adaptados de Marques (2014) e, ainda, a registos fotográficos e vídeos. Os participantes foram 13 alunos (oito rapazes e cinco raparigas) com idades compreendidas entre os nove e os dez anos de idade. No que diz respeito às conclusões, todos os parâmetros tiveram uma melhoria significativa, com enfoque nas seguintes categorias: concilia os gestos e movimentos ao ritmo sonoro, capacidade de movimentação corporal autónoma, capacidade de se concentrar na realização de um movimento e recria sequências de movimentos a partir de temas. Pudemos constatar que as intervenções de dança criativa realizadas promoveram um elo de ligação com o aluno, já que os alunos foram desenvolvendo e enriquecendo algumas das suas aprendizagens de uma forma lúdica e dinâmica. As aulas de dança criativa, para além de estimular a parte cognitiva e integral da criança, fazem com que estas se movimentem e pratiquem atividade física de forma sistemática em contexto escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18T13:52:13Z
2022-06-14T00:00:00Z
2022-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2834
TID:203101987
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2834
identifier_str_mv TID:203101987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131526300958720