Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2834 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, incorporada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Viana do Castelo. Realizado na área de Educação Físico Motora, e centrado no bloco das Atividades Rítmicas Expressivas, este é um projeto de investigação cujo principal objetivo foi avaliar o impacto de uma proposta metodológica de dança criativa com recurso ao trabalho intencional da criatividade e, simultaneamente, compreender e conhecer a opinião das crianças sobre a abordagem da dança criativa nas aulas de Educação Físico Motora. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa de carácter descritivo e interpretativo, sendo que a recolha de dados foi feita com recurso à observação participante, estruturada e não estruturada, a uma grelha de observação e a um questionário, ambos adaptados de Marques (2014) e, ainda, a registos fotográficos e vídeos. Os participantes foram 13 alunos (oito rapazes e cinco raparigas) com idades compreendidas entre os nove e os dez anos de idade. No que diz respeito às conclusões, todos os parâmetros tiveram uma melhoria significativa, com enfoque nas seguintes categorias: concilia os gestos e movimentos ao ritmo sonoro, capacidade de movimentação corporal autónoma, capacidade de se concentrar na realização de um movimento e recria sequências de movimentos a partir de temas. Pudemos constatar que as intervenções de dança criativa realizadas promoveram um elo de ligação com o aluno, já que os alunos foram desenvolvendo e enriquecendo algumas das suas aprendizagens de uma forma lúdica e dinâmica. As aulas de dança criativa, para além de estimular a parte cognitiva e integral da criança, fazem com que estas se movimentem e pratiquem atividade física de forma sistemática em contexto escolar. |
id |
RCAP_04d740253a5abbb38f9351bb6b2455d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2834 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativaAtividades rítmicas expressivasDança criativa1º ciclo do Ensino BásicoExpressive rhythmic activitiesCreative dance1st cycle of basic educationO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, incorporada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Viana do Castelo. Realizado na área de Educação Físico Motora, e centrado no bloco das Atividades Rítmicas Expressivas, este é um projeto de investigação cujo principal objetivo foi avaliar o impacto de uma proposta metodológica de dança criativa com recurso ao trabalho intencional da criatividade e, simultaneamente, compreender e conhecer a opinião das crianças sobre a abordagem da dança criativa nas aulas de Educação Físico Motora. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa de carácter descritivo e interpretativo, sendo que a recolha de dados foi feita com recurso à observação participante, estruturada e não estruturada, a uma grelha de observação e a um questionário, ambos adaptados de Marques (2014) e, ainda, a registos fotográficos e vídeos. Os participantes foram 13 alunos (oito rapazes e cinco raparigas) com idades compreendidas entre os nove e os dez anos de idade. No que diz respeito às conclusões, todos os parâmetros tiveram uma melhoria significativa, com enfoque nas seguintes categorias: concilia os gestos e movimentos ao ritmo sonoro, capacidade de movimentação corporal autónoma, capacidade de se concentrar na realização de um movimento e recria sequências de movimentos a partir de temas. Pudemos constatar que as intervenções de dança criativa realizadas promoveram um elo de ligação com o aluno, já que os alunos foram desenvolvendo e enriquecendo algumas das suas aprendizagens de uma forma lúdica e dinâmica. As aulas de dança criativa, para além de estimular a parte cognitiva e integral da criança, fazem com que estas se movimentem e pratiquem atividade física de forma sistemática em contexto escolar.This report was developed within the scope of Teaching Practice Supervision II, incorporated in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle at the Higher School of Education in Viana do Castelo. This report incorporates a research project within the area of Motor Physical Education, and centered on the Expressive Rhythmic Activities block, whose main objective was evaluate the impact of a methodological proposal of dance using the intentional work of creativity and, at the same time, understanding the opinion of the children about the approach of creative dance in Physical Education classes. In this study, a descriptive and interpretative qualitative methodology was used, and the data collection was done using participant observation, structured and unstructured, an observation grid and a questionnaire, both adapted from Marques (2014), and photographic records and videos. The participants were 13 students (eight boys and five girls) aged between nine and ten years old. Regarding the conclusions, all parameters had a significant improvement, focusing on the following categories: reconciles gestures and movements to the sound rhythm, capacity for autonomous body movement, ability to concentrate on performing a movement and recreate sequences of movements from themes. Creative dance interventions carried out promoted a link with the student, as the students developed and enriched some of their learning in a playful and dynamic way. Creative dance classes, in addition to stimulating the cognitive and integral part of the child, make them move and practice physical activity in a systematic way in the school context.2022-11-18T13:52:13Z2022-06-14T00:00:00Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2834TID:203101987porCunha, Ana Isabel Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:08Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:06.647859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa |
title |
Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa |
spellingShingle |
Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa Cunha, Ana Isabel Alves da Atividades rítmicas expressivas Dança criativa 1º ciclo do Ensino Básico Expressive rhythmic activities Creative dance 1st cycle of basic education |
title_short |
Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa |
title_full |
Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa |
title_fullStr |
Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa |
title_full_unstemmed |
Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa |
title_sort |
Atividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativa |
author |
Cunha, Ana Isabel Alves da |
author_facet |
Cunha, Ana Isabel Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Ana Isabel Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades rítmicas expressivas Dança criativa 1º ciclo do Ensino Básico Expressive rhythmic activities Creative dance 1st cycle of basic education |
topic |
Atividades rítmicas expressivas Dança criativa 1º ciclo do Ensino Básico Expressive rhythmic activities Creative dance 1st cycle of basic education |
description |
O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, incorporada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Viana do Castelo. Realizado na área de Educação Físico Motora, e centrado no bloco das Atividades Rítmicas Expressivas, este é um projeto de investigação cujo principal objetivo foi avaliar o impacto de uma proposta metodológica de dança criativa com recurso ao trabalho intencional da criatividade e, simultaneamente, compreender e conhecer a opinião das crianças sobre a abordagem da dança criativa nas aulas de Educação Físico Motora. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa de carácter descritivo e interpretativo, sendo que a recolha de dados foi feita com recurso à observação participante, estruturada e não estruturada, a uma grelha de observação e a um questionário, ambos adaptados de Marques (2014) e, ainda, a registos fotográficos e vídeos. Os participantes foram 13 alunos (oito rapazes e cinco raparigas) com idades compreendidas entre os nove e os dez anos de idade. No que diz respeito às conclusões, todos os parâmetros tiveram uma melhoria significativa, com enfoque nas seguintes categorias: concilia os gestos e movimentos ao ritmo sonoro, capacidade de movimentação corporal autónoma, capacidade de se concentrar na realização de um movimento e recria sequências de movimentos a partir de temas. Pudemos constatar que as intervenções de dança criativa realizadas promoveram um elo de ligação com o aluno, já que os alunos foram desenvolvendo e enriquecendo algumas das suas aprendizagens de uma forma lúdica e dinâmica. As aulas de dança criativa, para além de estimular a parte cognitiva e integral da criança, fazem com que estas se movimentem e pratiquem atividade física de forma sistemática em contexto escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-18T13:52:13Z 2022-06-14T00:00:00Z 2022-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2834 TID:203101987 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2834 |
identifier_str_mv |
TID:203101987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131526300958720 |