Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria José
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oliveira, Teresa, Bonito, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4856
Resumo: Nas duas últimas décadas tem havido uma preocupação crescente com a qualidade no ensino superior, motivada parcialmente pela relação entre o investimento económico neste nível de ensino e o sucesso escolar e adaptação dos estudantes. Este estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre sobre a qualidade de ensino e a forma de a melhorar na instituição e no curso em que leccionam ou que frequentam. Compararam-se também as concepções de estudantes e professores de cursos de baixo rendimento académico com os cursos de alto rendimento académico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, efectuando-se uma análise de conteúdo às respostas a três questões abertas sobre a qualidade de ensino superior. O acordo entre juizes independentes foi de 85% para as respostas dos professores e de 80% para as dos estudantes. Os resultados sugerem que as categorias mais associadas ao conceito de qualidade, quer por professores quer por estudantes, são as metodologias de ensino e a competência dos professores. Aspectos relacionados com a gestão e organização institucional, a investigação e as infra-estruturas foram também referidas mas em menor grau que as anteriores.
id RCAP_89e6baa4b1d7221107780fa0542d9dcb
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de PortalegreConceçõesQualidade de EnsinoEnsino superiorPortalegreNas duas últimas décadas tem havido uma preocupação crescente com a qualidade no ensino superior, motivada parcialmente pela relação entre o investimento económico neste nível de ensino e o sucesso escolar e adaptação dos estudantes. Este estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre sobre a qualidade de ensino e a forma de a melhorar na instituição e no curso em que leccionam ou que frequentam. Compararam-se também as concepções de estudantes e professores de cursos de baixo rendimento académico com os cursos de alto rendimento académico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, efectuando-se uma análise de conteúdo às respostas a três questões abertas sobre a qualidade de ensino superior. O acordo entre juizes independentes foi de 85% para as respostas dos professores e de 80% para as dos estudantes. Os resultados sugerem que as categorias mais associadas ao conceito de qualidade, quer por professores quer por estudantes, são as metodologias de ensino e a competência dos professores. Aspectos relacionados com a gestão e organização institucional, a investigação e as infra-estruturas foram também referidas mas em menor grau que as anteriores.Universidade do Minho2012-02-02T10:50:08Z2012-02-022009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4856http://hdl.handle.net/10174/4856por5042-5057978-972-8746-71-1maria.jose.martins@mail.telepac.ptteresa.oliveira@mail.esep.ipportalegre.ptjbonito@uevora.ptActas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia229Martins, Maria JoséOliveira, TeresaBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:59.328967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre
title Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre
spellingShingle Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre
Martins, Maria José
Conceções
Qualidade de Ensino
Ensino superior
Portalegre
title_short Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre
title_full Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre
title_fullStr Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre
title_full_unstemmed Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre
title_sort Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre
author Martins, Maria José
author_facet Martins, Maria José
Oliveira, Teresa
Bonito, Jorge
author_role author
author2 Oliveira, Teresa
Bonito, Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria José
Oliveira, Teresa
Bonito, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções
Qualidade de Ensino
Ensino superior
Portalegre
topic Conceções
Qualidade de Ensino
Ensino superior
Portalegre
description Nas duas últimas décadas tem havido uma preocupação crescente com a qualidade no ensino superior, motivada parcialmente pela relação entre o investimento económico neste nível de ensino e o sucesso escolar e adaptação dos estudantes. Este estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre sobre a qualidade de ensino e a forma de a melhorar na instituição e no curso em que leccionam ou que frequentam. Compararam-se também as concepções de estudantes e professores de cursos de baixo rendimento académico com os cursos de alto rendimento académico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, efectuando-se uma análise de conteúdo às respostas a três questões abertas sobre a qualidade de ensino superior. O acordo entre juizes independentes foi de 85% para as respostas dos professores e de 80% para as dos estudantes. Os resultados sugerem que as categorias mais associadas ao conceito de qualidade, quer por professores quer por estudantes, são as metodologias de ensino e a competência dos professores. Aspectos relacionados com a gestão e organização institucional, a investigação e as infra-estruturas foram também referidas mas em menor grau que as anteriores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2012-02-02T10:50:08Z
2012-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4856
http://hdl.handle.net/10174/4856
url http://hdl.handle.net/10174/4856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 5042-5057
978-972-8746-71-1
maria.jose.martins@mail.telepac.pt
teresa.oliveira@mail.esep.ipportalegre.pt
jbonito@uevora.pt
Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136482464628736