Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4856 |
Resumo: | Nas duas últimas décadas tem havido uma preocupação crescente com a qualidade no ensino superior, motivada parcialmente pela relação entre o investimento económico neste nível de ensino e o sucesso escolar e adaptação dos estudantes. Este estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre sobre a qualidade de ensino e a forma de a melhorar na instituição e no curso em que leccionam ou que frequentam. Compararam-se também as concepções de estudantes e professores de cursos de baixo rendimento académico com os cursos de alto rendimento académico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, efectuando-se uma análise de conteúdo às respostas a três questões abertas sobre a qualidade de ensino superior. O acordo entre juizes independentes foi de 85% para as respostas dos professores e de 80% para as dos estudantes. Os resultados sugerem que as categorias mais associadas ao conceito de qualidade, quer por professores quer por estudantes, são as metodologias de ensino e a competência dos professores. Aspectos relacionados com a gestão e organização institucional, a investigação e as infra-estruturas foram também referidas mas em menor grau que as anteriores. |
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Nas duas últimas décadas tem havido uma preocupação crescente com a qualidade no ensino superior, motivada parcialmente pela relação entre o investimento económico neste nível de ensino e o sucesso escolar e adaptação dos estudantes. Este estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre sobre a qualidade de ensino e a forma de a melhorar na instituição e no curso em que leccionam ou que frequentam. Compararam-se também as concepções de estudantes e professores de cursos de baixo rendimento académico com os cursos de alto rendimento académico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, efectuando-se uma análise de conteúdo às respostas a três questões abertas sobre a qualidade de ensino superior. O acordo entre juizes independentes foi de 85% para as respostas dos professores e de 80% para as dos estudantes. Os resultados sugerem que as categorias mais associadas ao conceito de qualidade, quer por professores quer por estudantes, são as metodologias de ensino e a competência dos professores. Aspectos relacionados com a gestão e organização institucional, a investigação e as infra-estruturas foram também referidas mas em menor grau que as anteriores. |
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