A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Raquel Patrícia dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3147
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
id RCAP_89ea994963bcf1a43bfedfe093d74400
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Expressão PlásticaPrática EducativaMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.O presente relatório de estágio reporta-se às práticas desenvolvidas no estágio no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa vertente de análise crítica e fundamentada. Este documento representa, pois, o culminar do trabalho realizado ao longo de dois momentos de estágio e pretende refletir de forma descritiva e interpretativa acerca do processo de ensino-aprendizagem subjacente às intervenções desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório expressam-se e refletem-se as práticas pedagógicas tomadas como um processo de aprendizagem, relativamente à área das Expressões, especificamente, a de Expressão Plástica, mobilizando a importância da sua utilidade e os seus potenciais para o desenvolvimento da criança. A temática resultou do facto de as áreas das Expressões, mais precisamente, a Expressão Plástica, apresentar um valor acrescido para a aprendizagem das crianças, sendo uma área através da qual estas podem expressar-se e desenvolver a sua criatividade. Não obstante, deveu-se pela razão de ser uma área encarada como integradora das restantes áreas curriculares, uma vez que, é possível relacioná-la e articulá-la com os vários conteúdos e domínios. Ao ser aplicada, pode-se fomentar aprendizagens enriquecedoras para o desenvolvimento global da criança. Desta forma, e no contexto de uma investigação que elaborámos paralelamente, contámos com a colaboração de educadores e professores sobre a prática da Expressão Plástica nas suas ações diárias. Concluímos que esta área, infelizmente, tem sido posta de parte, principalmente pelos professores do 1º Ciclo, devido à preocupação em trabalhar por completo os programas curriculares. Para além disso, foi nosso objetivo entender a importância que é dada à Expressão Plástica como meio para a criança se expressar, mostrando os seus interesses e gostos. O presente trabalho pretende basicamente, analisar, descrever e refletir as escolhas realizadas no processo de ensino-aprendizagem, com primordial ocorrência no desenvolvimento da Expressão Plástica, refletindo as experiências gratificantes e enriquecedoras, quer a nível pessoal, quer a nível académico, vividas pela estagiária.ABSTRACT: This internship report reports about the practices developed in the inter-ship of the Supervised Educational Practice I and Supervised Educational Practice II courses of the Pre-School Education and 1st Cycle Basic Teaching Master's Degree, on a critical and fundamented analysis. Hence, this document represents all the work developed along two internship moments and reflects, in a descriptive and interpretative way, about the process of teaching-learning underlying the interventions developed in Pre-School Education and 1st Cycle Basic Teaching. Throughout the report, are expressed and reflected the pedagogical practices taken as a learning process, relatively to the Expressions field, specifically the Plastic Expression, mobilizing the importance of its usage and its potential to the child's development. The theme resulted of the fact that the Expressions field, more precisely, the Plastic Expression, presents a relevant value to the learning of children, as it's a field through which they can express and develop their creativity. Also, due to the reason of it being a field seen as a link of the other remaining curricular fields, since it's possible to relate and articulate with the various contents and domains. Once applied, it promotes enhanced learning to the overall child development. This way, with an investigation that we conducted at the same time, we had the cooperation of the educators and teachers about the Plastic Expression practice in their daily actions. We conclude that this field has been set apart, unfortunately, mostly by 1st Cycle teachers, due to their concern in carrying out the curricular programs. In addition, it was our goal to understand the importance that is given to Plastic Expression as a mean for the children to express themselves, showing their tastes and interests. This document aims to, mostly, analyze, describe and reflect the choices made in the learning-teaching process, with primordial occurrence in the development of the Plastic Expression, reflecting the gratifying and enriching experiences, whether personally or academically, experienced by the trainee.Fialho, Adolfo Fernando da FonteRepositório da Universidade dos AçoresSousa, Raquel Patrícia dos Santos2014-08-29T10:19:26Z2014-06-262014-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3147201406098porSousa, Raquel Patrícia dos Santos. "A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. viii, 126 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:04Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:44.481138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico
title A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico
Sousa, Raquel Patrícia dos Santos
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Plástica
Prática Educativa
title_short A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico
author Sousa, Raquel Patrícia dos Santos
author_facet Sousa, Raquel Patrícia dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Raquel Patrícia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Plástica
Prática Educativa
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Plástica
Prática Educativa
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29T10:19:26Z
2014-06-26
2014-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3147
201406098
url http://hdl.handle.net/10400.3/3147
identifier_str_mv 201406098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Raquel Patrícia dos Santos. "A expressão plástica na prática pedagógica: olhares de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. viii, 126 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130708460961792