Modelo preditivo de património arqueológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botica, Natália
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Santos, Maribel Yasmina, Lemos, Francisco Manuel Salgueiro Sande
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/5595
Resumo: Os países europeus consideram que o legado arqueológico é um valor indissociável da sua identidade. Com o objectivo de evitar ou minimizar a destruição de bens arqueológicos estabeleceram instrumentos jurídicos e institucionais. No entanto, não basta preservar o Património conhecido, torna-se também necessário desenvolver planos preventivos para proteger sítios ocultos. Os Sistemas de Informação são relevantes na concretização desta missão, apoiando o desenvolvimento de modelos que possam permitir a elaboração de cartas patrimoniais, onde esteja registado o património visível e oculto. O património oculto, ainda não descoberto, pode ser cartografado em função dos identificadores dos contextos e características dos sítios já referenciados e fornecidos pelos modelos preditivos, resultantes da Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. O presente trabalho pretende ser um contributo para o desenvolvimento de cartas de risco, apresentando-se como caso de estudo para a elaboração de modelos preditivos de Património Arqueológico. Para tal, é utilizada uma Base de Dados que armazena um catálogo de sítios da região de Trás os Montes (TM), sobre a qual é aplicado o processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. As técnicas de Data Mining utilizadas permitiram identificar modelos que sistematizam a localização de sítios Proto-históricos e Romanos.
id RCAP_89edf1dbfebc46cc30fe56047f43ec58
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo preditivo de património arqueológicoDescoberta de conhecimento em bases de dadosData miningConstrução de conhecimento arqueológicoOs países europeus consideram que o legado arqueológico é um valor indissociável da sua identidade. Com o objectivo de evitar ou minimizar a destruição de bens arqueológicos estabeleceram instrumentos jurídicos e institucionais. No entanto, não basta preservar o Património conhecido, torna-se também necessário desenvolver planos preventivos para proteger sítios ocultos. Os Sistemas de Informação são relevantes na concretização desta missão, apoiando o desenvolvimento de modelos que possam permitir a elaboração de cartas patrimoniais, onde esteja registado o património visível e oculto. O património oculto, ainda não descoberto, pode ser cartografado em função dos identificadores dos contextos e características dos sítios já referenciados e fornecidos pelos modelos preditivos, resultantes da Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. O presente trabalho pretende ser um contributo para o desenvolvimento de cartas de risco, apresentando-se como caso de estudo para a elaboração de modelos preditivos de Património Arqueológico. Para tal, é utilizada uma Base de Dados que armazena um catálogo de sítios da região de Trás os Montes (TM), sobre a qual é aplicado o processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. As técnicas de Data Mining utilizadas permitiram identificar modelos que sistematizam a localização de sítios Proto-históricos e Romanos.Universidade do MinhoBotica, NatáliaSantos, Maribel YasminaLemos, Francisco Manuel Salgueiro Sande2003-102003-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/5595porCONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 4, Porto, 2003 - "CAPSI 2003 : actas da conferência". Porto: APSI, 2003. ISBN 972-9354-42-1.972-9354-42-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:33.998939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo preditivo de património arqueológico
title Modelo preditivo de património arqueológico
spellingShingle Modelo preditivo de património arqueológico
Botica, Natália
Descoberta de conhecimento em bases de dados
Data mining
Construção de conhecimento arqueológico
title_short Modelo preditivo de património arqueológico
title_full Modelo preditivo de património arqueológico
title_fullStr Modelo preditivo de património arqueológico
title_full_unstemmed Modelo preditivo de património arqueológico
title_sort Modelo preditivo de património arqueológico
author Botica, Natália
author_facet Botica, Natália
Santos, Maribel Yasmina
Lemos, Francisco Manuel Salgueiro Sande
author_role author
author2 Santos, Maribel Yasmina
Lemos, Francisco Manuel Salgueiro Sande
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Botica, Natália
Santos, Maribel Yasmina
Lemos, Francisco Manuel Salgueiro Sande
dc.subject.por.fl_str_mv Descoberta de conhecimento em bases de dados
Data mining
Construção de conhecimento arqueológico
topic Descoberta de conhecimento em bases de dados
Data mining
Construção de conhecimento arqueológico
description Os países europeus consideram que o legado arqueológico é um valor indissociável da sua identidade. Com o objectivo de evitar ou minimizar a destruição de bens arqueológicos estabeleceram instrumentos jurídicos e institucionais. No entanto, não basta preservar o Património conhecido, torna-se também necessário desenvolver planos preventivos para proteger sítios ocultos. Os Sistemas de Informação são relevantes na concretização desta missão, apoiando o desenvolvimento de modelos que possam permitir a elaboração de cartas patrimoniais, onde esteja registado o património visível e oculto. O património oculto, ainda não descoberto, pode ser cartografado em função dos identificadores dos contextos e características dos sítios já referenciados e fornecidos pelos modelos preditivos, resultantes da Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. O presente trabalho pretende ser um contributo para o desenvolvimento de cartas de risco, apresentando-se como caso de estudo para a elaboração de modelos preditivos de Património Arqueológico. Para tal, é utilizada uma Base de Dados que armazena um catálogo de sítios da região de Trás os Montes (TM), sobre a qual é aplicado o processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. As técnicas de Data Mining utilizadas permitiram identificar modelos que sistematizam a localização de sítios Proto-históricos e Romanos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10
2003-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/5595
url http://hdl.handle.net/1822/5595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 4, Porto, 2003 - "CAPSI 2003 : actas da conferência". Porto: APSI, 2003. ISBN 972-9354-42-1.
972-9354-42-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132341125251072