A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidalgo, Diogo Gonçalves Gil
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12999
Resumo: Os Clubes de Futebol utilizam o seu website cada vez mais como um canal de contacto com os seus adeptos, de forma a se relacionarem com os mesmos e a informá-los ao minuto de tudo o que se passa com o universo do clube. Este estudo analisa a forma como os cinco principais clubes do Futebol Profissional Português recorrem aos novos media, em especial, aos websites para comunicar com os seus utilizadores. A amostra foi escolhida de acordo com o número de Campeonatos Nacionais ganhos pelos clubes. Os clubes escolhidos foram: o S.L. Benfica, que conquistou 32 Campeonatos Nacionais, o F.C. Porto, com 27 Campeonatos, e o Sporting C.P, com 18 Campeonatos. Os dois últimos clubes escolhidos para a amostra foram: o C.F. Belenenses, e o Boavista F.C com 1 Campeonato conquistado. O método de investigação utilizado foi exploratório e passou pela Análise Temática de Conteúdo, como instrumento de medição Quantitativo. Cada homepage dos websites foi medida de acordo com uma Grelha Categorial, construída com base num sistema de classificação à priori e à posteriori. Os principais resultados obtidos visam em primeiro lugar, observar a semelhança que as homepages dos websites têm entre si, tanto ao nível de imagem, como em termos de organização e estrutura, pois, todos recorrem a um slideshow e a uma caixa com as notícias do dia de todas as modalidades praticadas pelo clube. No entanto, é notório uma distinção entre as homepages dos três primeiros clubes analisados e as restantes duas, devido principalmente aos recursos financeiros e estruturais que distinguem os clubes supra mencionados.
id RCAP_89fbc6d7e1f9ef1764c2bef3c41deda7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Portuguêsuma análise de conteúdoWebsitesClubes de futebolPortugalAnálise de conteúdoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoOs Clubes de Futebol utilizam o seu website cada vez mais como um canal de contacto com os seus adeptos, de forma a se relacionarem com os mesmos e a informá-los ao minuto de tudo o que se passa com o universo do clube. Este estudo analisa a forma como os cinco principais clubes do Futebol Profissional Português recorrem aos novos media, em especial, aos websites para comunicar com os seus utilizadores. A amostra foi escolhida de acordo com o número de Campeonatos Nacionais ganhos pelos clubes. Os clubes escolhidos foram: o S.L. Benfica, que conquistou 32 Campeonatos Nacionais, o F.C. Porto, com 27 Campeonatos, e o Sporting C.P, com 18 Campeonatos. Os dois últimos clubes escolhidos para a amostra foram: o C.F. Belenenses, e o Boavista F.C com 1 Campeonato conquistado. O método de investigação utilizado foi exploratório e passou pela Análise Temática de Conteúdo, como instrumento de medição Quantitativo. Cada homepage dos websites foi medida de acordo com uma Grelha Categorial, construída com base num sistema de classificação à priori e à posteriori. Os principais resultados obtidos visam em primeiro lugar, observar a semelhança que as homepages dos websites têm entre si, tanto ao nível de imagem, como em termos de organização e estrutura, pois, todos recorrem a um slideshow e a uma caixa com as notícias do dia de todas as modalidades praticadas pelo clube. No entanto, é notório uma distinção entre as homepages dos três primeiros clubes analisados e as restantes duas, devido principalmente aos recursos financeiros e estruturais que distinguem os clubes supra mencionados.The Football Clubs use their own websites as a way of communicate with their fans in order to improve the relationship with them and also to get them aware of what’s happening with the club. This study analysis how the top five clubs in the Portuguese Professional Football, started to use the new (social) media, giving a huge attention to the website. The sample was chosen according to the number of national championships won by the clubs. The clubs chosen were SL Benfica who won 32 National Championships, FC Porto with 27 championships, and Sporting CP with 18 championships. The last two clubs selected were: CF Belenenses and Boavista FC with 1 Championships each. The research method was exploratory and passed through a content analysis as Quantitative measurement instrument. Each of the websites homepage was measured according to a categorical grid, built based on a priori and post classification system. The main results pretend to show that the websites are very similar to each other in terms of the image as well as in organization and structure. All of them use a slideshow and a box with daily news related with the club . However, it is clear that the top three clubs website are more attractive and better designed than the other two clubs due to financial and structural reasons.Motta, JoanaRepositório ComumFidalgo, Diogo Gonçalves Gil2016-04-11T09:57:20Z2014-04-302014-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12999TID:201115522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:57.535504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português
uma análise de conteúdo
title A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português
spellingShingle A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português
Fidalgo, Diogo Gonçalves Gil
Websites
Clubes de futebol
Portugal
Análise de conteúdo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português
title_full A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português
title_fullStr A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português
title_full_unstemmed A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português
title_sort A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português
author Fidalgo, Diogo Gonçalves Gil
author_facet Fidalgo, Diogo Gonçalves Gil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Motta, Joana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidalgo, Diogo Gonçalves Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Websites
Clubes de futebol
Portugal
Análise de conteúdo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Websites
Clubes de futebol
Portugal
Análise de conteúdo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Os Clubes de Futebol utilizam o seu website cada vez mais como um canal de contacto com os seus adeptos, de forma a se relacionarem com os mesmos e a informá-los ao minuto de tudo o que se passa com o universo do clube. Este estudo analisa a forma como os cinco principais clubes do Futebol Profissional Português recorrem aos novos media, em especial, aos websites para comunicar com os seus utilizadores. A amostra foi escolhida de acordo com o número de Campeonatos Nacionais ganhos pelos clubes. Os clubes escolhidos foram: o S.L. Benfica, que conquistou 32 Campeonatos Nacionais, o F.C. Porto, com 27 Campeonatos, e o Sporting C.P, com 18 Campeonatos. Os dois últimos clubes escolhidos para a amostra foram: o C.F. Belenenses, e o Boavista F.C com 1 Campeonato conquistado. O método de investigação utilizado foi exploratório e passou pela Análise Temática de Conteúdo, como instrumento de medição Quantitativo. Cada homepage dos websites foi medida de acordo com uma Grelha Categorial, construída com base num sistema de classificação à priori e à posteriori. Os principais resultados obtidos visam em primeiro lugar, observar a semelhança que as homepages dos websites têm entre si, tanto ao nível de imagem, como em termos de organização e estrutura, pois, todos recorrem a um slideshow e a uma caixa com as notícias do dia de todas as modalidades praticadas pelo clube. No entanto, é notório uma distinção entre as homepages dos três primeiros clubes analisados e as restantes duas, devido principalmente aos recursos financeiros e estruturais que distinguem os clubes supra mencionados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
2014-04-30T00:00:00Z
2016-04-11T09:57:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12999
TID:201115522
url http://hdl.handle.net/10400.26/12999
identifier_str_mv TID:201115522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135486513512448