A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12999 |
Resumo: | Os Clubes de Futebol utilizam o seu website cada vez mais como um canal de contacto com os seus adeptos, de forma a se relacionarem com os mesmos e a informá-los ao minuto de tudo o que se passa com o universo do clube. Este estudo analisa a forma como os cinco principais clubes do Futebol Profissional Português recorrem aos novos media, em especial, aos websites para comunicar com os seus utilizadores. A amostra foi escolhida de acordo com o número de Campeonatos Nacionais ganhos pelos clubes. Os clubes escolhidos foram: o S.L. Benfica, que conquistou 32 Campeonatos Nacionais, o F.C. Porto, com 27 Campeonatos, e o Sporting C.P, com 18 Campeonatos. Os dois últimos clubes escolhidos para a amostra foram: o C.F. Belenenses, e o Boavista F.C com 1 Campeonato conquistado. O método de investigação utilizado foi exploratório e passou pela Análise Temática de Conteúdo, como instrumento de medição Quantitativo. Cada homepage dos websites foi medida de acordo com uma Grelha Categorial, construída com base num sistema de classificação à priori e à posteriori. Os principais resultados obtidos visam em primeiro lugar, observar a semelhança que as homepages dos websites têm entre si, tanto ao nível de imagem, como em termos de organização e estrutura, pois, todos recorrem a um slideshow e a uma caixa com as notícias do dia de todas as modalidades praticadas pelo clube. No entanto, é notório uma distinção entre as homepages dos três primeiros clubes analisados e as restantes duas, devido principalmente aos recursos financeiros e estruturais que distinguem os clubes supra mencionados. |
id |
RCAP_89fbc6d7e1f9ef1764c2bef3c41deda7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Portuguêsuma análise de conteúdoWebsitesClubes de futebolPortugalAnálise de conteúdoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoOs Clubes de Futebol utilizam o seu website cada vez mais como um canal de contacto com os seus adeptos, de forma a se relacionarem com os mesmos e a informá-los ao minuto de tudo o que se passa com o universo do clube. Este estudo analisa a forma como os cinco principais clubes do Futebol Profissional Português recorrem aos novos media, em especial, aos websites para comunicar com os seus utilizadores. A amostra foi escolhida de acordo com o número de Campeonatos Nacionais ganhos pelos clubes. Os clubes escolhidos foram: o S.L. Benfica, que conquistou 32 Campeonatos Nacionais, o F.C. Porto, com 27 Campeonatos, e o Sporting C.P, com 18 Campeonatos. Os dois últimos clubes escolhidos para a amostra foram: o C.F. Belenenses, e o Boavista F.C com 1 Campeonato conquistado. O método de investigação utilizado foi exploratório e passou pela Análise Temática de Conteúdo, como instrumento de medição Quantitativo. Cada homepage dos websites foi medida de acordo com uma Grelha Categorial, construída com base num sistema de classificação à priori e à posteriori. Os principais resultados obtidos visam em primeiro lugar, observar a semelhança que as homepages dos websites têm entre si, tanto ao nível de imagem, como em termos de organização e estrutura, pois, todos recorrem a um slideshow e a uma caixa com as notícias do dia de todas as modalidades praticadas pelo clube. No entanto, é notório uma distinção entre as homepages dos três primeiros clubes analisados e as restantes duas, devido principalmente aos recursos financeiros e estruturais que distinguem os clubes supra mencionados.The Football Clubs use their own websites as a way of communicate with their fans in order to improve the relationship with them and also to get them aware of what’s happening with the club. This study analysis how the top five clubs in the Portuguese Professional Football, started to use the new (social) media, giving a huge attention to the website. The sample was chosen according to the number of national championships won by the clubs. The clubs chosen were SL Benfica who won 32 National Championships, FC Porto with 27 championships, and Sporting CP with 18 championships. The last two clubs selected were: CF Belenenses and Boavista FC with 1 Championships each. The research method was exploratory and passed through a content analysis as Quantitative measurement instrument. Each of the websites homepage was measured according to a categorical grid, built based on a priori and post classification system. The main results pretend to show that the websites are very similar to each other in terms of the image as well as in organization and structure. All of them use a slideshow and a box with daily news related with the club . However, it is clear that the top three clubs website are more attractive and better designed than the other two clubs due to financial and structural reasons.Motta, JoanaRepositório ComumFidalgo, Diogo Gonçalves Gil2016-04-11T09:57:20Z2014-04-302014-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12999TID:201115522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:57.535504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português uma análise de conteúdo |
title |
A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português |
spellingShingle |
A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português Fidalgo, Diogo Gonçalves Gil Websites Clubes de futebol Portugal Análise de conteúdo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português |
title_full |
A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português |
title_fullStr |
A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português |
title_full_unstemmed |
A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português |
title_sort |
A Homepage dos Websites dos Cinco Maiores Clubes do Futebol Português |
author |
Fidalgo, Diogo Gonçalves Gil |
author_facet |
Fidalgo, Diogo Gonçalves Gil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Motta, Joana Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fidalgo, Diogo Gonçalves Gil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Websites Clubes de futebol Portugal Análise de conteúdo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Websites Clubes de futebol Portugal Análise de conteúdo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Os Clubes de Futebol utilizam o seu website cada vez mais como um canal de contacto com os seus adeptos, de forma a se relacionarem com os mesmos e a informá-los ao minuto de tudo o que se passa com o universo do clube. Este estudo analisa a forma como os cinco principais clubes do Futebol Profissional Português recorrem aos novos media, em especial, aos websites para comunicar com os seus utilizadores. A amostra foi escolhida de acordo com o número de Campeonatos Nacionais ganhos pelos clubes. Os clubes escolhidos foram: o S.L. Benfica, que conquistou 32 Campeonatos Nacionais, o F.C. Porto, com 27 Campeonatos, e o Sporting C.P, com 18 Campeonatos. Os dois últimos clubes escolhidos para a amostra foram: o C.F. Belenenses, e o Boavista F.C com 1 Campeonato conquistado. O método de investigação utilizado foi exploratório e passou pela Análise Temática de Conteúdo, como instrumento de medição Quantitativo. Cada homepage dos websites foi medida de acordo com uma Grelha Categorial, construída com base num sistema de classificação à priori e à posteriori. Os principais resultados obtidos visam em primeiro lugar, observar a semelhança que as homepages dos websites têm entre si, tanto ao nível de imagem, como em termos de organização e estrutura, pois, todos recorrem a um slideshow e a uma caixa com as notícias do dia de todas as modalidades praticadas pelo clube. No entanto, é notório uma distinção entre as homepages dos três primeiros clubes analisados e as restantes duas, devido principalmente aos recursos financeiros e estruturais que distinguem os clubes supra mencionados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-30 2014-04-30T00:00:00Z 2016-04-11T09:57:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12999 TID:201115522 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12999 |
identifier_str_mv |
TID:201115522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135486513512448 |