O Festival RTP da Canção e a participação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção no telejornal (1969 e 2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Madalena de Oliveira Viana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11293
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.
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spelling O Festival RTP da Canção e a participação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção no telejornal (1969 e 2017)JornalismoCultura de massasFestivais de músicaJornalismo televisivoFestival Eurovisão da CançãoFestival RTP da CançãoTelejornalRTP Song ContestJournalismMass cultureMusic festivalsTelevision journalismEurovision Song ContestTV NewsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.O Festival Eurovisão da Canção é considerado um dos eventos musicais mais mediáticos da Europa. Em Portugal, o Festival RTP da Canção, o concurso mais duradouro da televisão portuguesa, suscitou grande interesse e impacto no público no início da televisão em Portugal. Atualmente, as audiências e a mobilização mediática deste certame já não são da magnitude de outrora. Todavia, com a vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção, em 2017, o concurso voltou novamente a ser alvo de grandes atenções por parte dos media e do público português. É sobre o Festival RTP da Canção e a participação de Portugal no Festival Eurovisão, nos espaços informativos televisivos, particularmente, o Telejornal, da RTP1, que recai a presente dissertação. Esta teve como objetivo perceber de que forma e o motivo pelo qual este concurso teve espaço no noticiário da RTP em períodos distintos da história recente de Portugal, da televisão e da forma de fazer informação em televisão. Realizou-se, assim, uma análise de conteúdo qualitativa dos telejornais e respetivas peças noticiosas sobre a temática, procedendo-se a uma comparação dos dois anos selecionados, 1969 e 2017. O estudo encontrou semelhanças do ponto de vista dos conteúdos tratados nas peças noticiosas sobre o tema, assim como no que à sua produção diz respeito. Já em termos de espaço e posicionamento no alinhamento do Telejornal foi possível verificar diferenças assinaláveis. Em 1969, o Telejornal era um espaço essencialmente dedicado à autopromoção do regime do Estado Novo e, por isso, as notícias sobre o Festival não tiveram o destaque que em 2017 lhes foi dado. Este destaque só pode ser compreendido à luz do peso que valores-notícia como excecionalidade e entretenimento têm vindo a ganhar nos espaços informativos televisivos.ABSTRACT: The Eurovision Song Contest is considered one of the most mediatic musical events in Europe. The RTP Song Contest, which is the longest running contest in Portugal, together with Eurovision Song Contest, triggered great interest and impact on audiences in the early days of television broadcasting in this country. Nowadays, audiences and media mobilization don`t have the magnitude as before. However, the winner of the 2017 Eurovision Song Contest, Salvador Sobral, again made these two annual events the subject of great attention from the Portuguese media and public. The focus of the present dissertation is the RTP Song Contest and the Portuguese participation in Eurovision Song Contest, looking through the television information spaces, particularly the RTP1 “Telejornal”. The objective is to understand the reason and in which way the contests have informative space at the main RTP news broadcast spot in two different periods of the recent History of Portugal, including the way how to make television information. Therefore, we made a qualitative content analysis of the TV news broadcasts and their news pieces based on their themes as well as on their respective production process. Then, we compared two selected years, 1969 and 2017. In what concerns themes and production process, the study achieved similarities. Nevertheless, regarding the news space and news position inside “Telejornal” alignment, we identified remarkable differences. In 1969, “Telejornal” was a space mainly dedicated to the political regime self- promotion and because of that news on the above mentioned contests didn`t have the highlight given in 2017. This highlighting can only be understood taking in account the weight that newsvalues like exceptionality and entertainment have been gaining at television informative spaces.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialSubtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesRCIPLGonçalves, Maria Madalena de Oliveira Viana2020-03-23T11:10:49Z2019-12-202019-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11293TID:202351980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:34.195270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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