As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Pamela Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2297
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_8a0320852322c27da00d0157633a1a7b
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagemDançaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo destacar as potencialidades das atividades rítmicas expressivas (nomeadamente, da dança) no desenvolvimento global da criança. Com a realização deste documento, pretendeu-se conhecer e desenvolver os contributos da expressão motora no desenvolvimento da criança nos contextos pré-escolar e escolar, nomeadamente das atividades rítmicas expressivas. Também se pretendeu analisar as potencialidades da dança, como um meio facilitador e motivador da aprendizagem efetuada pelas crianças. Visto este trabalho ser de natureza teórico-prática, serão desenvolvidas questões relacionadas com a formação inicial de educadores/ professores e com as atividades rítmicas expressivas, bem como apresentados relatos de experiências de práticas - referentes à temática do relatório - e a sua análise reflexiva. É de referir que os estágios, tanto no pré-escolar, como no 1.º ciclo do ensino básico, foram o começo do meu crescimento enquanto futura educadora/ professora. A temática que desenvolvi teve, como se pode verificar ao longo deste documento, resultados positivos para as crianças/ alunos e para mim, na medida em que o processo de ensino e aprendizagem foi desenvolvido de uma forma lúdica e motivadora, com dinâmicas de trabalho que captaram a atenção das crianças/ alunos.ABSTRACT: This internship report, developed under the Masters in Preschool Education and Teaching 1.st Cycle, aims to highlight the potential of expressive rhythmic activities (eg, dance) in the overall development of the child. With the implementation of this document, we sought to understand and develop the contributions of motor expression in child development in contexts preschool and school, particularly the expressive rhythmic activities. We also wished to examine the potential of dance as a means of learning facilitator and motivator performed by children. Since this work is theoretical-practical, will be developed issues with the initial training of educators/ teachers and the expressive rhythmic activities, and submitted reports of practical experiences - relating to the theme of the report - and its reflective analysis. It should be noted that the stages in both the preschool, as in 1.st cycle of basic education, were the beginning of my growth as a future educator/ teacher. The theme that had developed, as can be seen throughout this document positive outcomes for children/ students and for me, in that the process of teaching and learning was developed in a playful and motivating, with dynamic job captured the attention of children/ students.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresRaposo, Pamela Oliveira2013-10-10T09:24:37Z2013-06-212013-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2297porRaposo, Pamela Oliveira – "As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. VII, 118 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:06Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:59.238736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem
title As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem
spellingShingle As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem
Raposo, Pamela Oliveira
Dança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
title_short As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem
title_full As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem
title_fullStr As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem
title_full_unstemmed As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem
title_sort As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem
author Raposo, Pamela Oliveira
author_facet Raposo, Pamela Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Pamela Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
topic Dança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10T09:24:37Z
2013-06-21
2013-06-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2297
url http://hdl.handle.net/10400.3/2297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Raposo, Pamela Oliveira – "As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. VII, 118 f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130696792408064