Spotify e os piratas: Em busca de uma jukebox celestial para a diversidade cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352016000100011 |
Resumo: | Apontados frequentemente como a solução definitiva para o problema mundial da pirataria online, os serviços de streaming têm vindo a substituir as redes e os sites de partilha de ficheiros nas preferências dos utilizadores relativamente ao acesso online a música. Um exemplo de crescente popularidade é o serviço da empresa sueca Spotify. Embora a Spotify cite vários estudos demonstrando um alegado impacto positivo do seu serviço na redução da pirataria online, este artigo visa demonstrar que só muito dificilmente as plataformas comerciais de streaming apoiadas pela indústria de produção de obras culturais poderão ser capazes de proporcionar uma oferta centrada na e democratização do acesso à cultura. Para tal, irá proceder se a uma análise comparativa entre o serviço da Spotify e uma comunidade privada de partilha de ficheiros baseada numa experiência pessoal de utilização de ambos os serviços a partir de um país periférico da União Europeia como Portugal. |
id |
RCAP_8a03c8e933b747c0702ffa05e8d16d43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-74352016000100011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Spotify e os piratas: Em busca de uma jukebox celestial para a diversidade culturaldireitos de autorpirataria digitalsociologia da músicaSpotifystreaming de áudioApontados frequentemente como a solução definitiva para o problema mundial da pirataria online, os serviços de streaming têm vindo a substituir as redes e os sites de partilha de ficheiros nas preferências dos utilizadores relativamente ao acesso online a música. Um exemplo de crescente popularidade é o serviço da empresa sueca Spotify. Embora a Spotify cite vários estudos demonstrando um alegado impacto positivo do seu serviço na redução da pirataria online, este artigo visa demonstrar que só muito dificilmente as plataformas comerciais de streaming apoiadas pela indústria de produção de obras culturais poderão ser capazes de proporcionar uma oferta centrada na e democratização do acesso à cultura. Para tal, irá proceder se a uma análise comparativa entre o serviço da Spotify e uma comunidade privada de partilha de ficheiros baseada numa experiência pessoal de utilização de ambos os serviços a partir de um país periférico da União Europeia como Portugal.Centro de Estudos Sociais2016-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352016000100011Revista Crítica de Ciências Sociais n.109 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352016000100011Caetano,Miguel Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:28:31Zoai:scielo:S2182-74352016000100011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:32:47.278518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Spotify e os piratas: Em busca de uma jukebox celestial para a diversidade cultural |
title |
Spotify e os piratas: Em busca de uma jukebox celestial para a diversidade cultural |
spellingShingle |
Spotify e os piratas: Em busca de uma jukebox celestial para a diversidade cultural Caetano,Miguel Afonso direitos de autor pirataria digital sociologia da música Spotify streaming de áudio |
title_short |
Spotify e os piratas: Em busca de uma jukebox celestial para a diversidade cultural |
title_full |
Spotify e os piratas: Em busca de uma jukebox celestial para a diversidade cultural |
title_fullStr |
Spotify e os piratas: Em busca de uma jukebox celestial para a diversidade cultural |
title_full_unstemmed |
Spotify e os piratas: Em busca de uma jukebox celestial para a diversidade cultural |
title_sort |
Spotify e os piratas: Em busca de uma jukebox celestial para a diversidade cultural |
author |
Caetano,Miguel Afonso |
author_facet |
Caetano,Miguel Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano,Miguel Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
direitos de autor pirataria digital sociologia da música Spotify streaming de áudio |
topic |
direitos de autor pirataria digital sociologia da música Spotify streaming de áudio |
description |
Apontados frequentemente como a solução definitiva para o problema mundial da pirataria online, os serviços de streaming têm vindo a substituir as redes e os sites de partilha de ficheiros nas preferências dos utilizadores relativamente ao acesso online a música. Um exemplo de crescente popularidade é o serviço da empresa sueca Spotify. Embora a Spotify cite vários estudos demonstrando um alegado impacto positivo do seu serviço na redução da pirataria online, este artigo visa demonstrar que só muito dificilmente as plataformas comerciais de streaming apoiadas pela indústria de produção de obras culturais poderão ser capazes de proporcionar uma oferta centrada na e democratização do acesso à cultura. Para tal, irá proceder se a uma análise comparativa entre o serviço da Spotify e uma comunidade privada de partilha de ficheiros baseada numa experiência pessoal de utilização de ambos os serviços a partir de um país periférico da União Europeia como Portugal. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352016000100011 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352016000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352016000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Crítica de Ciências Sociais n.109 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137388787662848 |