Objetividade da formação do IFMT e envolvência com o tecido empresarial - o caso do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14988 |
Resumo: | O Brasil tem se destacado como um dos maiores produtores de commodities agrícolas do mundo e o estado do Mato Grosso se sobressaem na produção de grãos (milho, s oja), carnes e algodão. A cidade de Campo Novo do Parecis, chamada carinhosamente por seus moradores de “celeiro nacional da produção” por ser uma das cidades de maior produção agrícola do Brasil, e é nessa cidade que está localizada o Instituto Federal de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis (IFMT CCNP), contando com os cursos de Agronomia e o Curso Técnico em Agropecuária, que insere, anualmente profissionais para atender o tecido empresarial local e regional. Ultimamente, a sociedade envolvente aco lhedora destes recém formados tem devolvido alguns reparos quanto ao modo como os estágios curriculares decorrem, bem como nota se aqui e acolá alguns comentários e descontentamentos por parte dos alunos e docentes. Assim, surgiu nos a ideia de investigar como decorre este curso, que expectativas são ou não satisfeitas por todas as partes envolvidas. Foi diante deste cenário que foi desenvolvida a presente pesquisa, no sentido de se averiguar as condições em que o curso é ministrado, e que resultados são ob tidos, com que impressão ficam todos os elementos envolvidos no processo. A pesquisa abarcou 102 Discentes, sete Docentes, 10 Técnicos Administrativos e 40 Empresas. A Conclusão é que os discentes não estão satisfeitos com o estágio e nem com as aulas prát icas, os Docentes estão mais voltados à parte teórica do curso, portanto o Curso Técnico em Agropecuária do IFMT CCNP necessita de ajustes para melhor atender os alunos e o tecido empresarial. |
id |
RCAP_8a05f43c44949a71afa3c25f3ad50052 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14988 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Objetividade da formação do IFMT e envolvência com o tecido empresarial - o caso do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Campo Novo do ParecisEnsino Agrícola TécnicoEstágio supervisionadoAulas práticasTecido empresarialBusiness fabricTechnical agricultural educationSupervised internshipPractical classesGestãoO Brasil tem se destacado como um dos maiores produtores de commodities agrícolas do mundo e o estado do Mato Grosso se sobressaem na produção de grãos (milho, s oja), carnes e algodão. A cidade de Campo Novo do Parecis, chamada carinhosamente por seus moradores de “celeiro nacional da produção” por ser uma das cidades de maior produção agrícola do Brasil, e é nessa cidade que está localizada o Instituto Federal de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis (IFMT CCNP), contando com os cursos de Agronomia e o Curso Técnico em Agropecuária, que insere, anualmente profissionais para atender o tecido empresarial local e regional. Ultimamente, a sociedade envolvente aco lhedora destes recém formados tem devolvido alguns reparos quanto ao modo como os estágios curriculares decorrem, bem como nota se aqui e acolá alguns comentários e descontentamentos por parte dos alunos e docentes. Assim, surgiu nos a ideia de investigar como decorre este curso, que expectativas são ou não satisfeitas por todas as partes envolvidas. Foi diante deste cenário que foi desenvolvida a presente pesquisa, no sentido de se averiguar as condições em que o curso é ministrado, e que resultados são ob tidos, com que impressão ficam todos os elementos envolvidos no processo. A pesquisa abarcou 102 Discentes, sete Docentes, 10 Técnicos Administrativos e 40 Empresas. A Conclusão é que os discentes não estão satisfeitos com o estágio e nem com as aulas prát icas, os Docentes estão mais voltados à parte teórica do curso, portanto o Curso Técnico em Agropecuária do IFMT CCNP necessita de ajustes para melhor atender os alunos e o tecido empresarial.Brazil has detached like a the biggest producers of commodities agrícolas of the world and Mato Grosso state stand out in the production of seeds (Corns, soy), meat and coton) The Campo Novo do Parecis, city is called by your residentes of granary nacional production to be a city the most agricultural products of the Brazil in the city is localized the Instituto Federal de Mato Grosso campus técnico in agropecuary that implant annually professional to g ive attention the textile businessmen local and regional. Recently society re- ception newcomer has return some repair like the stages curriculares clapse, because some cometaries and of the students and docents. So to cone up the idea of examine this couse is pleasant on unpleasant for all to envived. After that was develop research to certifacate the conditions that course is ministrate and result are to get with everybood impression in the process. The research has 102 discents, 7 docents, 10 Administrati ve tech- nic and 40 companies. The conclusion is that the students are not satisfied with the internship or the practice classes, teachers are more focused on the theoretical part, Entrepreneurs said that students need to improve their ability to solve probl ems in companies. It is concluded that the Technical Course in Farming needs to undergo adjustments to better serve it target audience.Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira RodriguesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Paulo de Jesus Abreu dos2019-11-29T15:27:29Z2019-11-272019-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14988TID:202316432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:47.284591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetividade da formação do IFMT e envolvência com o tecido empresarial - o caso do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis |
title |
Objetividade da formação do IFMT e envolvência com o tecido empresarial - o caso do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis |
spellingShingle |
Objetividade da formação do IFMT e envolvência com o tecido empresarial - o caso do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis Santos, Paulo de Jesus Abreu dos Ensino Agrícola Técnico Estágio supervisionado Aulas práticas Tecido empresarial Business fabric Technical agricultural education Supervised internship Practical classes Gestão |
title_short |
Objetividade da formação do IFMT e envolvência com o tecido empresarial - o caso do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis |
title_full |
Objetividade da formação do IFMT e envolvência com o tecido empresarial - o caso do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis |
title_fullStr |
Objetividade da formação do IFMT e envolvência com o tecido empresarial - o caso do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis |
title_full_unstemmed |
Objetividade da formação do IFMT e envolvência com o tecido empresarial - o caso do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis |
title_sort |
Objetividade da formação do IFMT e envolvência com o tecido empresarial - o caso do Curso Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis |
author |
Santos, Paulo de Jesus Abreu dos |
author_facet |
Santos, Paulo de Jesus Abreu dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Paulo de Jesus Abreu dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Agrícola Técnico Estágio supervisionado Aulas práticas Tecido empresarial Business fabric Technical agricultural education Supervised internship Practical classes Gestão |
topic |
Ensino Agrícola Técnico Estágio supervisionado Aulas práticas Tecido empresarial Business fabric Technical agricultural education Supervised internship Practical classes Gestão |
description |
O Brasil tem se destacado como um dos maiores produtores de commodities agrícolas do mundo e o estado do Mato Grosso se sobressaem na produção de grãos (milho, s oja), carnes e algodão. A cidade de Campo Novo do Parecis, chamada carinhosamente por seus moradores de “celeiro nacional da produção” por ser uma das cidades de maior produção agrícola do Brasil, e é nessa cidade que está localizada o Instituto Federal de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis (IFMT CCNP), contando com os cursos de Agronomia e o Curso Técnico em Agropecuária, que insere, anualmente profissionais para atender o tecido empresarial local e regional. Ultimamente, a sociedade envolvente aco lhedora destes recém formados tem devolvido alguns reparos quanto ao modo como os estágios curriculares decorrem, bem como nota se aqui e acolá alguns comentários e descontentamentos por parte dos alunos e docentes. Assim, surgiu nos a ideia de investigar como decorre este curso, que expectativas são ou não satisfeitas por todas as partes envolvidas. Foi diante deste cenário que foi desenvolvida a presente pesquisa, no sentido de se averiguar as condições em que o curso é ministrado, e que resultados são ob tidos, com que impressão ficam todos os elementos envolvidos no processo. A pesquisa abarcou 102 Discentes, sete Docentes, 10 Técnicos Administrativos e 40 Empresas. A Conclusão é que os discentes não estão satisfeitos com o estágio e nem com as aulas prát icas, os Docentes estão mais voltados à parte teórica do curso, portanto o Curso Técnico em Agropecuária do IFMT CCNP necessita de ajustes para melhor atender os alunos e o tecido empresarial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29T15:27:29Z 2019-11-27 2019-11-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14988 TID:202316432 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14988 |
identifier_str_mv |
TID:202316432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131439785050112 |