(Re)Aprender para fazer aprender: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12865 |
Resumo: | O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento síntese evidenciam-se as dimensões: descritiva, reflexiva e investigativa, inerentes ao estágio. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos e os resultados obtidos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo exploratório no âmbito do desenvolvimento da cognição em alunos do 1.º CEB, quando realizam atividades desafiadoras de matemática (diferentes sentidos da operação subtração – na aprendizagem do algoritmo da decomposição). O desenvolvimento da cognição assume-se como uma das principais preocupações da ação docente. O Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico (MEC, 2013) propõem, como capacidades transversais a promover, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua justificação, para além da resolução de problemas, entendida como fortes indicadores do desenvolvimento de raciocínio (Dias e Nunes, 1998). Pretende-se, desta forma, mostrar que a modelação matemática (incluindo a gestão eficaz de níveis de desenvolvimento dos alunos intra-grupo), como metodologia de ambiente de aprendizagem em contexto de sala de aula, contribui significativamente para esse fim. |
id |
RCAP_8a1a03c09881a800bb08018218f2b3d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12865 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Re)Aprender para fazer aprender: relatório finalEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório reflete o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento síntese evidenciam-se as dimensões: descritiva, reflexiva e investigativa, inerentes ao estágio. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos e os resultados obtidos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo exploratório no âmbito do desenvolvimento da cognição em alunos do 1.º CEB, quando realizam atividades desafiadoras de matemática (diferentes sentidos da operação subtração – na aprendizagem do algoritmo da decomposição). O desenvolvimento da cognição assume-se como uma das principais preocupações da ação docente. O Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico (MEC, 2013) propõem, como capacidades transversais a promover, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua justificação, para além da resolução de problemas, entendida como fortes indicadores do desenvolvimento de raciocínio (Dias e Nunes, 1998). Pretende-se, desta forma, mostrar que a modelação matemática (incluindo a gestão eficaz de níveis de desenvolvimento dos alunos intra-grupo), como metodologia de ambiente de aprendizagem em contexto de sala de aula, contribui significativamente para esse fim.Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumGomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas2016-04-04T14:37:55Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12865201334259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:54.569635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)Aprender para fazer aprender: relatório final |
title |
(Re)Aprender para fazer aprender: relatório final |
spellingShingle |
(Re)Aprender para fazer aprender: relatório final Gomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
(Re)Aprender para fazer aprender: relatório final |
title_full |
(Re)Aprender para fazer aprender: relatório final |
title_fullStr |
(Re)Aprender para fazer aprender: relatório final |
title_full_unstemmed |
(Re)Aprender para fazer aprender: relatório final |
title_sort |
(Re)Aprender para fazer aprender: relatório final |
author |
Gomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas |
author_facet |
Gomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Xavier, Lola Geraldes, 1973- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento síntese evidenciam-se as dimensões: descritiva, reflexiva e investigativa, inerentes ao estágio. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos e os resultados obtidos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo exploratório no âmbito do desenvolvimento da cognição em alunos do 1.º CEB, quando realizam atividades desafiadoras de matemática (diferentes sentidos da operação subtração – na aprendizagem do algoritmo da decomposição). O desenvolvimento da cognição assume-se como uma das principais preocupações da ação docente. O Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico (MEC, 2013) propõem, como capacidades transversais a promover, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua justificação, para além da resolução de problemas, entendida como fortes indicadores do desenvolvimento de raciocínio (Dias e Nunes, 1998). Pretende-se, desta forma, mostrar que a modelação matemática (incluindo a gestão eficaz de níveis de desenvolvimento dos alunos intra-grupo), como metodologia de ambiente de aprendizagem em contexto de sala de aula, contribui significativamente para esse fim. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-04T14:37:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12865 201334259 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12865 |
identifier_str_mv |
201334259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014415847424 |