(Re)Aprender para fazer aprender: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12865
Resumo: O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento síntese evidenciam-se as dimensões: descritiva, reflexiva e investigativa, inerentes ao estágio. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos e os resultados obtidos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo exploratório no âmbito do desenvolvimento da cognição em alunos do 1.º CEB, quando realizam atividades desafiadoras de matemática (diferentes sentidos da operação subtração – na aprendizagem do algoritmo da decomposição). O desenvolvimento da cognição assume-se como uma das principais preocupações da ação docente. O Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico (MEC, 2013) propõem, como capacidades transversais a promover, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua justificação, para além da resolução de problemas, entendida como fortes indicadores do desenvolvimento de raciocínio (Dias e Nunes, 1998). Pretende-se, desta forma, mostrar que a modelação matemática (incluindo a gestão eficaz de níveis de desenvolvimento dos alunos intra-grupo), como metodologia de ambiente de aprendizagem em contexto de sala de aula, contribui significativamente para esse fim.
id RCAP_8a1a03c09881a800bb08018218f2b3d0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)Aprender para fazer aprender: relatório finalEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório reflete o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento síntese evidenciam-se as dimensões: descritiva, reflexiva e investigativa, inerentes ao estágio. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos e os resultados obtidos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo exploratório no âmbito do desenvolvimento da cognição em alunos do 1.º CEB, quando realizam atividades desafiadoras de matemática (diferentes sentidos da operação subtração – na aprendizagem do algoritmo da decomposição). O desenvolvimento da cognição assume-se como uma das principais preocupações da ação docente. O Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico (MEC, 2013) propõem, como capacidades transversais a promover, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua justificação, para além da resolução de problemas, entendida como fortes indicadores do desenvolvimento de raciocínio (Dias e Nunes, 1998). Pretende-se, desta forma, mostrar que a modelação matemática (incluindo a gestão eficaz de níveis de desenvolvimento dos alunos intra-grupo), como metodologia de ambiente de aprendizagem em contexto de sala de aula, contribui significativamente para esse fim.Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumGomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas2016-04-04T14:37:55Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12865201334259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:54.569635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)Aprender para fazer aprender: relatório final
title (Re)Aprender para fazer aprender: relatório final
spellingShingle (Re)Aprender para fazer aprender: relatório final
Gomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short (Re)Aprender para fazer aprender: relatório final
title_full (Re)Aprender para fazer aprender: relatório final
title_fullStr (Re)Aprender para fazer aprender: relatório final
title_full_unstemmed (Re)Aprender para fazer aprender: relatório final
title_sort (Re)Aprender para fazer aprender: relatório final
author Gomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas
author_facet Gomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Helena Isabel Frias Brou de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento síntese evidenciam-se as dimensões: descritiva, reflexiva e investigativa, inerentes ao estágio. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos e os resultados obtidos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo exploratório no âmbito do desenvolvimento da cognição em alunos do 1.º CEB, quando realizam atividades desafiadoras de matemática (diferentes sentidos da operação subtração – na aprendizagem do algoritmo da decomposição). O desenvolvimento da cognição assume-se como uma das principais preocupações da ação docente. O Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico (MEC, 2013) propõem, como capacidades transversais a promover, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua justificação, para além da resolução de problemas, entendida como fortes indicadores do desenvolvimento de raciocínio (Dias e Nunes, 1998). Pretende-se, desta forma, mostrar que a modelação matemática (incluindo a gestão eficaz de níveis de desenvolvimento dos alunos intra-grupo), como metodologia de ambiente de aprendizagem em contexto de sala de aula, contribui significativamente para esse fim.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-04T14:37:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12865
201334259
url http://hdl.handle.net/10400.26/12865
identifier_str_mv 201334259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130014415847424