Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13092 |
Resumo: | O presente relatório final tende a evidenciar e a refletir um percurso inicial de construção profissional, que culminou com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/CEB. O referido percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º CEB; Capítulo III – Descrição da prática no 2.ºCEB. Neste último, registou-se, com fundamentação e reflexão, as vivências nos domínios de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, tendo estudado a alimentação e a atividade física, os dados parecem realçar uma perspetiva integrada de estilos de vida, nomeadamente, entre estes dois fatores determinantes da Saúde. Verificou-se, igualmente, a abertura diferenciada de contextos educativos em função de percursos de educação formal (1.º e 2.º CEB). Refere-se, ainda, as maiores exigências de toda a comunidade educativa perante o crescimento do aluno. No Capítulo II realçam-se os resultados evidentes de um mini projeto da leitura em sala de aula, importantes para alunos e professores. Salienta-se ainda as vivências de inclusão didática (três casos NEE em 13 alunos) bem como o valor e a concretização da cooperação, na formação de grupos de trabalho. Esta última prática estendeu-se ao exercício profissional descrito no Capítulo III. |
id |
RCAP_51006c06048ef5892aafd784faefa9aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13092 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprenderuma investigação exploratória de análise e intervenção no âmbito da alimentação e atividade físicarelatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 2º CicloEnsino Básico 1º CicloO presente relatório final tende a evidenciar e a refletir um percurso inicial de construção profissional, que culminou com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/CEB. O referido percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º CEB; Capítulo III – Descrição da prática no 2.ºCEB. Neste último, registou-se, com fundamentação e reflexão, as vivências nos domínios de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, tendo estudado a alimentação e a atividade física, os dados parecem realçar uma perspetiva integrada de estilos de vida, nomeadamente, entre estes dois fatores determinantes da Saúde. Verificou-se, igualmente, a abertura diferenciada de contextos educativos em função de percursos de educação formal (1.º e 2.º CEB). Refere-se, ainda, as maiores exigências de toda a comunidade educativa perante o crescimento do aluno. No Capítulo II realçam-se os resultados evidentes de um mini projeto da leitura em sala de aula, importantes para alunos e professores. Salienta-se ainda as vivências de inclusão didática (três casos NEE em 13 alunos) bem como o valor e a concretização da cooperação, na formação de grupos de trabalho. Esta última prática estendeu-se ao exercício profissional descrito no Capítulo III.Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumClaro, Marisa da Graça2016-04-11T14:20:33Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13092201335042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:58.329116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender uma investigação exploratória de análise e intervenção no âmbito da alimentação e atividade física relatório final |
title |
Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender |
spellingShingle |
Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender Claro, Marisa da Graça Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender |
title_full |
Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender |
title_fullStr |
Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender |
title_full_unstemmed |
Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender |
title_sort |
Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender |
author |
Claro, Marisa da Graça |
author_facet |
Claro, Marisa da Graça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Xavier, Lola Geraldes, 1973- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claro, Marisa da Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
O presente relatório final tende a evidenciar e a refletir um percurso inicial de construção profissional, que culminou com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/CEB. O referido percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º CEB; Capítulo III – Descrição da prática no 2.ºCEB. Neste último, registou-se, com fundamentação e reflexão, as vivências nos domínios de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, tendo estudado a alimentação e a atividade física, os dados parecem realçar uma perspetiva integrada de estilos de vida, nomeadamente, entre estes dois fatores determinantes da Saúde. Verificou-se, igualmente, a abertura diferenciada de contextos educativos em função de percursos de educação formal (1.º e 2.º CEB). Refere-se, ainda, as maiores exigências de toda a comunidade educativa perante o crescimento do aluno. No Capítulo II realçam-se os resultados evidentes de um mini projeto da leitura em sala de aula, importantes para alunos e professores. Salienta-se ainda as vivências de inclusão didática (três casos NEE em 13 alunos) bem como o valor e a concretização da cooperação, na formação de grupos de trabalho. Esta última prática estendeu-se ao exercício profissional descrito no Capítulo III. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-04-11T14:20:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13092 201335042 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13092 |
identifier_str_mv |
201335042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015047090176 |