Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claro, Marisa da Graça
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13092
Resumo: O presente relatório final tende a evidenciar e a refletir um percurso inicial de construção profissional, que culminou com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/CEB. O referido percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º CEB; Capítulo III – Descrição da prática no 2.ºCEB. Neste último, registou-se, com fundamentação e reflexão, as vivências nos domínios de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, tendo estudado a alimentação e a atividade física, os dados parecem realçar uma perspetiva integrada de estilos de vida, nomeadamente, entre estes dois fatores determinantes da Saúde. Verificou-se, igualmente, a abertura diferenciada de contextos educativos em função de percursos de educação formal (1.º e 2.º CEB). Refere-se, ainda, as maiores exigências de toda a comunidade educativa perante o crescimento do aluno. No Capítulo II realçam-se os resultados evidentes de um mini projeto da leitura em sala de aula, importantes para alunos e professores. Salienta-se ainda as vivências de inclusão didática (três casos NEE em 13 alunos) bem como o valor e a concretização da cooperação, na formação de grupos de trabalho. Esta última prática estendeu-se ao exercício profissional descrito no Capítulo III.
id RCAP_51006c06048ef5892aafd784faefa9aa
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprenderuma investigação exploratória de análise e intervenção no âmbito da alimentação e atividade físicarelatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 2º CicloEnsino Básico 1º CicloO presente relatório final tende a evidenciar e a refletir um percurso inicial de construção profissional, que culminou com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/CEB. O referido percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º CEB; Capítulo III – Descrição da prática no 2.ºCEB. Neste último, registou-se, com fundamentação e reflexão, as vivências nos domínios de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, tendo estudado a alimentação e a atividade física, os dados parecem realçar uma perspetiva integrada de estilos de vida, nomeadamente, entre estes dois fatores determinantes da Saúde. Verificou-se, igualmente, a abertura diferenciada de contextos educativos em função de percursos de educação formal (1.º e 2.º CEB). Refere-se, ainda, as maiores exigências de toda a comunidade educativa perante o crescimento do aluno. No Capítulo II realçam-se os resultados evidentes de um mini projeto da leitura em sala de aula, importantes para alunos e professores. Salienta-se ainda as vivências de inclusão didática (três casos NEE em 13 alunos) bem como o valor e a concretização da cooperação, na formação de grupos de trabalho. Esta última prática estendeu-se ao exercício profissional descrito no Capítulo III.Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumClaro, Marisa da Graça2016-04-11T14:20:33Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13092201335042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:58.329116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender
uma investigação exploratória de análise e intervenção no âmbito da alimentação e atividade física
relatório final
title Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender
spellingShingle Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender
Claro, Marisa da Graça
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender
title_full Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender
title_fullStr Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender
title_full_unstemmed Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender
title_sort Percorrendo o caminho do saber nada há mais belo do que aprender
author Claro, Marisa da Graça
author_facet Claro, Marisa da Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Claro, Marisa da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 1º Ciclo
description O presente relatório final tende a evidenciar e a refletir um percurso inicial de construção profissional, que culminou com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/CEB. O referido percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º CEB; Capítulo III – Descrição da prática no 2.ºCEB. Neste último, registou-se, com fundamentação e reflexão, as vivências nos domínios de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, tendo estudado a alimentação e a atividade física, os dados parecem realçar uma perspetiva integrada de estilos de vida, nomeadamente, entre estes dois fatores determinantes da Saúde. Verificou-se, igualmente, a abertura diferenciada de contextos educativos em função de percursos de educação formal (1.º e 2.º CEB). Refere-se, ainda, as maiores exigências de toda a comunidade educativa perante o crescimento do aluno. No Capítulo II realçam-se os resultados evidentes de um mini projeto da leitura em sala de aula, importantes para alunos e professores. Salienta-se ainda as vivências de inclusão didática (três casos NEE em 13 alunos) bem como o valor e a concretização da cooperação, na formação de grupos de trabalho. Esta última prática estendeu-se ao exercício profissional descrito no Capítulo III.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2016-04-11T14:20:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13092
201335042
url http://hdl.handle.net/10400.26/13092
identifier_str_mv 201335042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015047090176