Discursos (de partidos) políticos : construção de sentidos para a educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13955 |
Resumo: | Este artigo analisa os discursos políticos sobre educação produzidos pelos partidos políticos portugueses com assento parlamentar na Assembleia da República durante a primeira sessão legislativa da XIV legislatura (2019-2023). Pretendemos, com essa análise, compreender e discutir os sentidos atribuídos à educação pelos diferentes partidos, contribuindo para o estudo da construção discursiva do campo político da educação. Recorrendo à Análise de Discurso como método de análise, mais concretamente à Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, e partindo de uma perspetiva da política como campo de contingência e de mudança social, analisam-se os discursos com recurso a um dispositivo de análise que integra os conceitos de ponto nodal, articulação e momento. Discute-se a forma como os discursos político-partidários se constituem como discursos de autoridade, através da utilização de uma linguagem que promove o bem comum e universal e que procura revestir esses discursos de um carácter de indiscutibilidade. A luta discursiva dos partidos para fixar os sentidos de educação, evidenciada pela análise, permitiu discutir diferentes propostas de mudança social, bem como o carácter de autoridade desses discursos. As conclusões refletem a construção do sentido político para a educação realizada por cada um dos partidos. |
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Discursos (de partidos) políticos : construção de sentidos para a educaçãoEDUCAÇÃODISCURSOS POLÍTICOSANÁLISE DO DISCURSOEDUCATIONPOLITICAL SPEECHESCONTENT ANALYSISEste artigo analisa os discursos políticos sobre educação produzidos pelos partidos políticos portugueses com assento parlamentar na Assembleia da República durante a primeira sessão legislativa da XIV legislatura (2019-2023). Pretendemos, com essa análise, compreender e discutir os sentidos atribuídos à educação pelos diferentes partidos, contribuindo para o estudo da construção discursiva do campo político da educação. Recorrendo à Análise de Discurso como método de análise, mais concretamente à Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, e partindo de uma perspetiva da política como campo de contingência e de mudança social, analisam-se os discursos com recurso a um dispositivo de análise que integra os conceitos de ponto nodal, articulação e momento. Discute-se a forma como os discursos político-partidários se constituem como discursos de autoridade, através da utilização de uma linguagem que promove o bem comum e universal e que procura revestir esses discursos de um carácter de indiscutibilidade. A luta discursiva dos partidos para fixar os sentidos de educação, evidenciada pela análise, permitiu discutir diferentes propostas de mudança social, bem como o carácter de autoridade desses discursos. As conclusões refletem a construção do sentido político para a educação realizada por cada um dos partidos.This article analyses the political discourses on education produced by the Portuguese political parties with a parliamentary seat in the Portuguese Parliament during the first legislative session of the XIV legislative term (2019-2023). We intend, with this analysis, to understand and discuss the meanings attributed to education by the different parties, contributing to the study of the discursive construction of the political field of education. Using Discourse Analysis as a method of analysis, more specifically Laclau and Mouffe’s Discourse Theory, and from a perspective of politics as a field of contingency and social change, the discourses are analysed using an analytical device that integrates the concepts of nodal point, articulation and moment. We discuss how party-political discourses are constituted as discourses of authority through a language that promotes the common and universal good and seeks to clothe such discourses with a character of indisputability. The discursive struggle of the parties to fix the meanings of education, evidenced by the analysis, allowed discussions about different proposals for social change and the authoritative character of these discourses. The conclusions reflect the construction of the political sense for education carried out by each party. Keywords: political discourse; power; discourse analysis; educationEdições Universitárias Lusófonas2023-06-15T14:27:24Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13955por1645-7250Cruz, João MoisésCosta, Alexandra Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:36:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:42.266545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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