Comunicação Interna, o Employer Branding e o Employee Engagement: Relatório de Estágio na BOLD By Devoteam
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34575 |
Resumo: | O presente relatório de estágio procura compreender como é que as práticas de comunicação interna da empresa BOLD by Devoteam são percebidas pelos seus colaboradores enquanto ferramentas para a implementação de políticas de employer branding de modo a proporcionar as melhores condições para a criação de employee engagement. A comunicação interna consiste na comunicação utilizada pelas organizações direcionadas aos seus colaboradores com o intuito de criar consciência coletiva. O employer branding consiste no conjunto de benefícios funcionais, económicos e psicológicos proporcionados pelo emprego. O employee engagement consiste numa ligação emocional e de comprometimento estabelecida entre a organização e um colaborador. Este relatório de estágio foi elaborado conforme o estágio realizado na equipa de Marketing e Comunicação da empresa BOLD by Devoteam, departamento responsável pela comunicação interna da empresa e pelas suas políticas de employer branding. Como tal, durante as funções desempenhadas no estágio existiu uma proximidade com o tema sob observação. Este relatório adota uma metodologia qualitativa, com a definição de categorias a priori. Para a colheita de dados, foram realizadas entrevistas estruturadas a dez colaboradores da BOLD by Devoteam, utilizando dois guiões diferentes. Este relatório analisa esta oportunidade de investigação comparando a fundamentação teórica recolhida com as entrevistas realizadas. As principais conclusões retiradas deste relatório foram: que a comunicação interna é tida como um fator de sucesso para a BOLD by Devoteam e impacta positivamente a sua atração e retenção de colaboradores; que as políticas de employer branding desta empresa apresentam efeitos positivos no aumento da motivação dos entrevistados para divulgar a imagem da empresa e na retenção dos entrevistados; e, que os processos de employee engagement da BOLD by Devoteam têm um impacto positivo na criação de uma ligação emocional entre os entrevistados e a empresa, na criação de vantagem competitiva, na produtividade, na satisfação, no comprometimento, no envolvimento, na motivação e na retenção dos entrevistados. Com a realização deste relatório de estágio foi possível identificar que a eficiente comunicação feita pela BOLD by Devoteam contribui para o sucesso das suas iniciativas de employer branding, que, ao ser bem-sucedidas, impactam positivamente o employee engagement, revelando a relação entre estes três tópicos literários. |
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Comunicação Interna, o Employer Branding e o Employee Engagement: Relatório de Estágio na BOLD By DevoteamEstratégia empresarialMarketingComunicação InternaComunicaçãoEmployer BrandingEmployee EngagementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente relatório de estágio procura compreender como é que as práticas de comunicação interna da empresa BOLD by Devoteam são percebidas pelos seus colaboradores enquanto ferramentas para a implementação de políticas de employer branding de modo a proporcionar as melhores condições para a criação de employee engagement. A comunicação interna consiste na comunicação utilizada pelas organizações direcionadas aos seus colaboradores com o intuito de criar consciência coletiva. O employer branding consiste no conjunto de benefícios funcionais, económicos e psicológicos proporcionados pelo emprego. O employee engagement consiste numa ligação emocional e de comprometimento estabelecida entre a organização e um colaborador. Este relatório de estágio foi elaborado conforme o estágio realizado na equipa de Marketing e Comunicação da empresa BOLD by Devoteam, departamento responsável pela comunicação interna da empresa e pelas suas políticas de employer branding. Como tal, durante as funções desempenhadas no estágio existiu uma proximidade com o tema sob observação. Este relatório adota uma metodologia qualitativa, com a definição de categorias a priori. Para a colheita de dados, foram realizadas entrevistas estruturadas a dez colaboradores da BOLD by Devoteam, utilizando dois guiões diferentes. Este relatório analisa esta oportunidade de investigação comparando a fundamentação teórica recolhida com as entrevistas realizadas. As principais conclusões retiradas deste relatório foram: que a comunicação interna é tida como um fator de sucesso para a BOLD by Devoteam e impacta positivamente a sua atração e retenção de colaboradores; que as políticas de employer branding desta empresa apresentam efeitos positivos no aumento da motivação dos entrevistados para divulgar a imagem da empresa e na retenção dos entrevistados; e, que os processos de employee engagement da BOLD by Devoteam têm um impacto positivo na criação de uma ligação emocional entre os entrevistados e a empresa, na criação de vantagem competitiva, na produtividade, na satisfação, no comprometimento, no envolvimento, na motivação e na retenção dos entrevistados. Com a realização deste relatório de estágio foi possível identificar que a eficiente comunicação feita pela BOLD by Devoteam contribui para o sucesso das suas iniciativas de employer branding, que, ao ser bem-sucedidas, impactam positivamente o employee engagement, revelando a relação entre estes três tópicos literários.This internship report seeks to understand how the internal communication practices of the company BOLD by Devoteam are perceived by its employees as tools for the implementation of employer branding policies, in order to provide the best conditions for the creation of employee engagement. Internal communication consists of the communication used by organizations directed to their employees in order to create collective awareness. Employer branding consists of a package of functional, economic and psychological benefits provided by employment. Employee engagement consists in an emotional and commitment relation between the organization and an employee. This internship report was elaborated according to the internship realized in the Marketing e Comunicação team at BOLD by Devoteam, the department responsible for the company’s internal communication and its employer branding policies. As such, during the functions performed in the internship there was a proximity to the theme under observation. This report adopts a qualitative methodology, with an a priori definition of categories. For data collection, structured interviews were conducted with ten employees of BOLD by Devoteam, using two different scripts. The present report analyses this research opportunity by comparing the theoretical background collected with the interviews conducted. The main conclusions drawn form this report were that: internal communication is considered a success factor for BOLD by Devoteam and positively impacts its attraction and retention of employees; that the company’s employer branding policies have positive effects in increasing the motivation of the respondents to divulgate the company’s image and in the retention of the respondents; and, that the employee engagement processes of BOLD by Devoteam have a positive impact in creating an emotional connection between the respondents and the company, in creating a competitive advantage, and in the productivity, satisfaction, commitment, involvement, motivation and retention of the respondents. With this report it was possible to identify that the efficient communication made by BOLD by Devoteam contributes to the success of its employer branding initiatives. Which, when successful, positively impact the employee engagement, revealing the relation between these three literary topics.Herter, MárciaRepositório ComumRibeiro, Gonçalo Manuel Rodrigues2021-01-05T12:18:31Z2020-11-042020-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34575TID:202572285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:18.360121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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