O Mini-Planetário e a Biblioteca Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/545 |
Resumo: | No nosso trabalho, começamos por reflectir acerca da herança, da recolha e adaptação de histórias da Literatura de Expressão Oral, como salvaguarda da memória colectiva de um povo. Foi nossa preocupação salientar aqueles que, através da palavra, transmitiram testemunhos, constituindo a base da actual Literatura Infanto-Juvenil. Intencionalmente, fizemos uma abordagem ao aparecimento e evolução da Literatura Infanto-Juvenil a nível internacional e em Portugal Pretendemos que todos os agentes educativos tomem consciência de que a capacidade da leitura condiciona fortemente a participação na sociedade, pois é uma ferramenta insubstituível, permitindo aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências, conhecimentos e a uma nova visão do mundo. Damos a conhecer propostas em que a escola e a biblioteca escolar/centro de recursos educativos podem promover entre si uma escola de sucesso, não só convencionalmente, mas através da apresentação de novos projectos e do espírito de entreajuda entre ambas, apelando à responsabilidade e à criatividade. O recurso às Novas Tecnologias para a concepção do filme Noites Turbulentas e o recurso a outras tecnologias foram de grande importância na construção do Mini-Planetário. Levam-nos a pensar que já não basta saber ler, mas que o indivíduo tem de se socorrer do progresso tecnológico. Apresentamos uma escola viva, onde a biblioteca escolar/centro de recursos educativos seja uma fonte inesgotável de informação, com um espaço próprio, que necessita de um acervo diversificado, actualizado, com recursos humanos adaptados às novas necessidades, com metodologias e avaliação correctas, com coerência em toda a planificação, promovendo o estudo da Astronomia, acompanhado do espírito de inovação. |
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