Conceções de jovens sobre o funcionamento positivo de adultos de meia idade e idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carapeto, Maria João
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Grácio, Luísa, Pires, Heldemerina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31176
https://doi.org/Carapeto, M. J., Grácio, L., & Pires, H. (2021). Conceções de jovens sobre o funcionamento positivo de adultos de meia idade e idosos.  International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 2(2), 181-190. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2224
https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2224
Resumo: O funcionamento positivo na meia idade e nos idosos tem sido associado a um conjunto de características e processos desenvolvimentais. Na meia idade, a adaptação psicológica foi associada à generatividade ou ao alcançar e manter um nível profissional satisfatório, enquanto nos idosos tem sido conotada com a aceitação e reflexão positiva sobre a vida passada e presente ou com o envelhecimento ativo. O funcionamento positivo tem sido também concetualizado em termos do bem-estar subjetivo (afetos positivos, satisfação com a vida), psicológico (autoaceitação, relações positivas com os outros, autonomia, domínio do ambiente, propósito na vida, crescimento pessoal) e social (coerência, atualização, integração aceitação e contribuição sociais). Diferentes autores sublinham também diferenças sociais, socioeconómicas e culturais na adaptação psicossocial. No entanto, pouco se sabe sobre as conceções pessoais das pessoas mais jovens sobre o funcionamento positivo dos mais velhos. Assim, o objetivo principal deste estudo foi explorar e comparar os critérios de funcionamento positivo das pessoas de meia idade e idosos, do ponto de vista dos jovens. Uma amostra de estudantes universitários respondeu a um questionário, indicando caraterísticas do funcionamento positivo de quatro pessoas conhecidas (duas de meia idade e duas idosas) das suas comunidades. Foram gerados 434 descritores de 55 pessoas de meia idade e de 52 idosos e efetuada uma análise de conteúdo considerando categorias teóricas de bem-estar subjetivo, psicológico e social. Procedeu-se depois a análise qualitativa e quantitativa. Os descritores relacionados com o bem-estar psicológico foram mais frequentes que os do bem-estar subjetivo, nas duas etapas da vida. Não se registaram diferenças entre meia idade e idosos quanto à frequência das categorias de bem-estar psicológico, mas algumas categorias do bem-estar subjetivo foram mais referidas numa das etapas. Os participantes não usaram descritores de bem-estar social. Os resultados são discutidos no contexto da literatura sobre o tema. / Positive functioning in middle age and the elderly has been associated with a set of developmental characteristics and processes. In middle age, psychological adaptation was associated with generativity or reaching or maintaining professional satisfaction, while in the elderly it has been associated with acceptance and positive reflection on past and present life or active aging. Positive functioning has also been conceptualized in terms of subjective (positive affect, life satisfaction), psychological (self-acceptance, positive relationships, autonomy, environmental mastery, purpose in life, personal growth) and social (integration, contribution, coherence, actualization, acceptance) well-being. Authors also highlight social, socioeconomic and cultural differences in psychosocial adaptation. However, little is known about the personal conceptions of young people about the positive functioning of older people. Thus, the main objective of this study was to explore and compare the criteria of positive functioning of middle-aged and elderly people, from the perspective of young people. A sample of university students answered a questionnaire, indicating characteristics of the positive functioning of four acquaintance persons (two middle-aged and two elderly) from their communities. A total of 434 descriptors of 55 middle-aged and 52 elderly people were gen- erated and a content analysis was carried out considering theoretical categories of subjective, psychological and social well-being. A qualitative and quantitative analysis was then performed. Descriptors related to psychological well-being were more frequent than those related to subjective well-being, in both stages of life. There were no differences between middle age and elderly in terms of frequency of psychological well-being categories, but some subjective well-being categories were more frequently mentioned in one of the stages. Participants did not use social well-being descriptors. The results are discussed in the context of the literature on the subject.
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O funcionamento positivo tem sido também concetualizado em termos do bem-estar subjetivo (afetos positivos, satisfação com a vida), psicológico (autoaceitação, relações positivas com os outros, autonomia, domínio do ambiente, propósito na vida, crescimento pessoal) e social (coerência, atualização, integração aceitação e contribuição sociais). Diferentes autores sublinham também diferenças sociais, socioeconómicas e culturais na adaptação psicossocial. No entanto, pouco se sabe sobre as conceções pessoais das pessoas mais jovens sobre o funcionamento positivo dos mais velhos. Assim, o objetivo principal deste estudo foi explorar e comparar os critérios de funcionamento positivo das pessoas de meia idade e idosos, do ponto de vista dos jovens. Uma amostra de estudantes universitários respondeu a um questionário, indicando caraterísticas do funcionamento positivo de quatro pessoas conhecidas (duas de meia idade e duas idosas) das suas comunidades. Foram gerados 434 descritores de 55 pessoas de meia idade e de 52 idosos e efetuada uma análise de conteúdo considerando categorias teóricas de bem-estar subjetivo, psicológico e social. Procedeu-se depois a análise qualitativa e quantitativa. Os descritores relacionados com o bem-estar psicológico foram mais frequentes que os do bem-estar subjetivo, nas duas etapas da vida. Não se registaram diferenças entre meia idade e idosos quanto à frequência das categorias de bem-estar psicológico, mas algumas categorias do bem-estar subjetivo foram mais referidas numa das etapas. Os participantes não usaram descritores de bem-estar social. Os resultados são discutidos no contexto da literatura sobre o tema. / Positive functioning in middle age and the elderly has been associated with a set of developmental characteristics and processes. In middle age, psychological adaptation was associated with generativity or reaching or maintaining professional satisfaction, while in the elderly it has been associated with acceptance and positive reflection on past and present life or active aging. Positive functioning has also been conceptualized in terms of subjective (positive affect, life satisfaction), psychological (self-acceptance, positive relationships, autonomy, environmental mastery, purpose in life, personal growth) and social (integration, contribution, coherence, actualization, acceptance) well-being. Authors also highlight social, socioeconomic and cultural differences in psychosocial adaptation. However, little is known about the personal conceptions of young people about the positive functioning of older people. Thus, the main objective of this study was to explore and compare the criteria of positive functioning of middle-aged and elderly people, from the perspective of young people. A sample of university students answered a questionnaire, indicating characteristics of the positive functioning of four acquaintance persons (two middle-aged and two elderly) from their communities. A total of 434 descriptors of 55 middle-aged and 52 elderly people were gen- erated and a content analysis was carried out considering theoretical categories of subjective, psychological and social well-being. A qualitative and quantitative analysis was then performed. Descriptors related to psychological well-being were more frequent than those related to subjective well-being, in both stages of life. There were no differences between middle age and elderly in terms of frequency of psychological well-being categories, but some subjective well-being categories were more frequently mentioned in one of the stages. Participants did not use social well-being descriptors. The results are discussed in the context of the literature on the subject.FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (projeto UIDB/04312/2020)International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología2022-02-23T15:08:20Z2022-02-232021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/31176https://doi.org/Carapeto, M. J., Grácio, L., & Pires, H. (2021). Conceções de jovens sobre o funcionamento positivo de adultos de meia idade e idosos.  International Journal of Developmental and Educational Psychology. 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