Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carapeto, Maria João
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pires, Heldemerina, Grácio, Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31163
https://doi.org/Carapeto, M. J., Pires, H., & Grácio, L. (2021). Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos.  International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 1(2), 401-410. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
Resumo: A construção da identidade e de relações de intimidade ou o casamento, entre outras, têm sido consideradas importantes tarefas de desenvolvimento normativo para adolescentes e jovens adultos, respetivamente. É consensualmente aceite que os critérios para um desenvolvimento adaptativo podem ser diferentes em diferentes momentos históricos, sociedades e culturas, e que diferentes pessoas podem entender de modo diverso o seu próprio desenvolvimento ou o dos outros. Neste contexto, o objetivo geral deste estudo foi o de explorar os cri- térios de competência utilizados pelos indivíduos para descrever adolescentes e jovens adultos da sua comunidade. Um questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes universitários de 1o ano para que indicassem 3-4 descritores de 2 adolescentes e 2 jovens adultos seus conhecidos que considerassem estar a viver bem a etapa do desenvolvimento em que se encontram. Foram reunidos 449 descritores cujo conteúdo foi submetido a análise de conteúdo, depois combinando abordagem qualitativa e quantitativa. Os descritores foram codificados nas categorias de competências académicas, comportamento positivo, relações positivas com a família e com pares, caraterísticas de personalidade, construção da identidade, afetividade, atividades e trabalho, e relações amorosas e nova família. Verificou-se que os critérios de competência mais frequentes foram, para os adolescen- tes, a construção da identidade, o comportamento positivo e as competências académicas, e para os jovens adultos, atividades/trabalho, construção da identidade e comportamento positivo. Os descritores de competências académicas e relações positivas com a família foram mais frequentemente usadas para os adolescentes do que para os jovens adultos. A construção da identidade e as relações amorosas e nova família foram mais frequentemente referidas para os jovens adultos. Este estudo sugere alguma continuidade entre as conceções leigas de competência para adolescentes e jovens adultos bem como a emergência de critérios mais específicos de cada etapa do desenvolvimento. / The construction of identity and intimate relationships or marriage, among others, have been considered important normative developmental tasks for adolescents and young adults, respectively. It is generally accepted that the criteria for adaptive development can be different in different historical moments, societies and cultures, and that different people can understand their own development differently and that of others. In this context, the general objective of this study was to explore the competence criteria used by individuals to describe adolescents and young adults in their communities. A questionnaire was administered to a sample of first-year university students to indicate 3-4 descriptors of 2 teenagers and 2 young adults they knew and considered to be doing well at their stage of development. A total of 449 descriptors was collected, whose content was submitted to content analysis, then combining qualitative and quantitative approaches. The descriptors were coded in the categories of academic competence, positive conduct, positive relationships with family and peers, personality characteristics, identity construction, affect, activities and work, and romantic relationships and new family. It was found that the most fre- quent competence criteria were, for adolescents, identity construction, positive conduct and academic competence, and for young adults, activities/work, identity construction and positive conduct. The descriptors of academic competence and positive relationships with the family were used more often for adolescents than for young adults. The construction of identity and romantic relationships and new family were most frequently mentioned for young adults. This study suggests some continuity between lay conceptions of competence for adolescents and young adults, as well as the emergence of more specific criteria for each stage of development.
id RCAP_d7e1a2ac4e66b8259061176585fe404f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. Developmental tasks and competence criteria for adolescents and young adultstarefas de desenvolvimento / developmental taskscompetência / competenceconcedes leigas / lay conceptionsidentidade / identityestudantes universitários / college studentsA construção da identidade e de relações de intimidade ou o casamento, entre outras, têm sido consideradas importantes tarefas de desenvolvimento normativo para adolescentes e jovens adultos, respetivamente. É consensualmente aceite que os critérios para um desenvolvimento adaptativo podem ser diferentes em diferentes momentos históricos, sociedades e culturas, e que diferentes pessoas podem entender de modo diverso o seu próprio desenvolvimento ou o dos outros. Neste contexto, o objetivo geral deste estudo foi o de explorar os cri- térios de competência utilizados pelos indivíduos para descrever adolescentes e jovens adultos da sua comunidade. Um questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes universitários de 1o ano para que indicassem 3-4 descritores de 2 adolescentes e 2 jovens adultos seus conhecidos que considerassem estar a viver bem a etapa do desenvolvimento em que se encontram. Foram reunidos 449 descritores cujo conteúdo foi submetido a análise de conteúdo, depois combinando abordagem qualitativa e quantitativa. Os descritores foram codificados nas categorias de competências académicas, comportamento positivo, relações positivas com a família e com pares, caraterísticas de personalidade, construção da identidade, afetividade, atividades e trabalho, e relações amorosas e nova família. Verificou-se que os critérios de competência mais frequentes foram, para os adolescen- tes, a construção da identidade, o comportamento positivo e as competências académicas, e para os jovens adultos, atividades/trabalho, construção da identidade e comportamento positivo. Os descritores de competências académicas e relações positivas com a família foram mais frequentemente usadas para os adolescentes do que para os jovens adultos. A construção da identidade e as relações amorosas e nova família foram mais frequentemente referidas para os jovens adultos. Este estudo sugere alguma continuidade entre as conceções leigas de competência para adolescentes e jovens adultos bem como a emergência de critérios mais específicos de cada etapa do desenvolvimento. / The construction of identity and intimate relationships or marriage, among others, have been considered important normative developmental tasks for adolescents and young adults, respectively. It is generally accepted that the criteria for adaptive development can be different in different historical moments, societies and cultures, and that different people can understand their own development differently and that of others. In this context, the general objective of this study was to explore the competence criteria used by individuals to describe adolescents and young adults in their communities. A questionnaire was administered to a sample of first-year university students to indicate 3-4 descriptors of 2 teenagers and 2 young adults they knew and considered to be doing well at their stage of development. A total of 449 descriptors was collected, whose content was submitted to content analysis, then combining qualitative and quantitative approaches. The descriptors were coded in the categories of academic competence, positive conduct, positive relationships with family and peers, personality characteristics, identity construction, affect, activities and work, and romantic relationships and new family. It was found that the most fre- quent competence criteria were, for adolescents, identity construction, positive conduct and academic competence, and for young adults, activities/work, identity construction and positive conduct. The descriptors of academic competence and positive relationships with the family were used more often for adolescents than for young adults. The construction of identity and romantic relationships and new family were most frequently mentioned for young adults. This study suggests some continuity between lay conceptions of competence for adolescents and young adults, as well as the emergence of more specific criteria for each stage of development.FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (projeto UIDB/04312/2020)International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología2022-02-23T14:59:51Z2022-02-232021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/31163https://doi.org/Carapeto, M. J., Pires, H., & Grácio, L. (2021). Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos.  International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 1(2), 401-410. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195http://hdl.handle.net/10174/31163https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195pormjcarapeto@uevora.pthsp@uevora.ptmlg@uevora.pt681Carapeto, Maria JoãoPires, HeldemerinaGrácio, Luísainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:23.261711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. 
Developmental tasks and competence criteria for adolescents and young adults
title Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. 
spellingShingle Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. 
Carapeto, Maria João
tarefas de desenvolvimento / developmental tasks
competência / competence
concedes leigas / lay conceptions
identidade / identity
estudantes universitários / college students
title_short Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. 
title_full Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. 
title_fullStr Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. 
title_full_unstemmed Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. 
title_sort Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. 
author Carapeto, Maria João
author_facet Carapeto, Maria João
Pires, Heldemerina
Grácio, Luísa
author_role author
author2 Pires, Heldemerina
Grácio, Luísa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carapeto, Maria João
Pires, Heldemerina
Grácio, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv tarefas de desenvolvimento / developmental tasks
competência / competence
concedes leigas / lay conceptions
identidade / identity
estudantes universitários / college students
topic tarefas de desenvolvimento / developmental tasks
competência / competence
concedes leigas / lay conceptions
identidade / identity
estudantes universitários / college students
description A construção da identidade e de relações de intimidade ou o casamento, entre outras, têm sido consideradas importantes tarefas de desenvolvimento normativo para adolescentes e jovens adultos, respetivamente. É consensualmente aceite que os critérios para um desenvolvimento adaptativo podem ser diferentes em diferentes momentos históricos, sociedades e culturas, e que diferentes pessoas podem entender de modo diverso o seu próprio desenvolvimento ou o dos outros. Neste contexto, o objetivo geral deste estudo foi o de explorar os cri- térios de competência utilizados pelos indivíduos para descrever adolescentes e jovens adultos da sua comunidade. Um questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes universitários de 1o ano para que indicassem 3-4 descritores de 2 adolescentes e 2 jovens adultos seus conhecidos que considerassem estar a viver bem a etapa do desenvolvimento em que se encontram. Foram reunidos 449 descritores cujo conteúdo foi submetido a análise de conteúdo, depois combinando abordagem qualitativa e quantitativa. Os descritores foram codificados nas categorias de competências académicas, comportamento positivo, relações positivas com a família e com pares, caraterísticas de personalidade, construção da identidade, afetividade, atividades e trabalho, e relações amorosas e nova família. Verificou-se que os critérios de competência mais frequentes foram, para os adolescen- tes, a construção da identidade, o comportamento positivo e as competências académicas, e para os jovens adultos, atividades/trabalho, construção da identidade e comportamento positivo. Os descritores de competências académicas e relações positivas com a família foram mais frequentemente usadas para os adolescentes do que para os jovens adultos. A construção da identidade e as relações amorosas e nova família foram mais frequentemente referidas para os jovens adultos. Este estudo sugere alguma continuidade entre as conceções leigas de competência para adolescentes e jovens adultos bem como a emergência de critérios mais específicos de cada etapa do desenvolvimento. / The construction of identity and intimate relationships or marriage, among others, have been considered important normative developmental tasks for adolescents and young adults, respectively. It is generally accepted that the criteria for adaptive development can be different in different historical moments, societies and cultures, and that different people can understand their own development differently and that of others. In this context, the general objective of this study was to explore the competence criteria used by individuals to describe adolescents and young adults in their communities. A questionnaire was administered to a sample of first-year university students to indicate 3-4 descriptors of 2 teenagers and 2 young adults they knew and considered to be doing well at their stage of development. A total of 449 descriptors was collected, whose content was submitted to content analysis, then combining qualitative and quantitative approaches. The descriptors were coded in the categories of academic competence, positive conduct, positive relationships with family and peers, personality characteristics, identity construction, affect, activities and work, and romantic relationships and new family. It was found that the most fre- quent competence criteria were, for adolescents, identity construction, positive conduct and academic competence, and for young adults, activities/work, identity construction and positive conduct. The descriptors of academic competence and positive relationships with the family were used more often for adolescents than for young adults. The construction of identity and romantic relationships and new family were most frequently mentioned for young adults. This study suggests some continuity between lay conceptions of competence for adolescents and young adults, as well as the emergence of more specific criteria for each stage of development.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-02-23T14:59:51Z
2022-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31163
https://doi.org/Carapeto, M. J., Pires, H., & Grácio, L. (2021). Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos.  International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 1(2), 401-410. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
http://hdl.handle.net/10174/31163
https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
url http://hdl.handle.net/10174/31163
https://doi.org/Carapeto, M. J., Pires, H., & Grácio, L. (2021). Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos.  International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 1(2), 401-410. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv mjcarapeto@uevora.pt
hsp@uevora.pt
mlg@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología
publisher.none.fl_str_mv International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136685678657536