De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rlec.339 |
Resumo: | Tradicionalmente chamada “Cidade Maravilhosa”, o Rio foi recentemente posto em destaque pelos Jogos Olímpicos quando uma nova imagem da cidade, a “Cidade Olímpica”, foi midiatizada em escala global. Para a tarefa de refletir sobre a transformação da imagem do Rio de Janeiro de “Cidade Maravilhosa” em “Cidade Olímpica”, esse artigo foi buscar nas Ciências Sociais, em especial nos trabalhos do sociólogo John Urry, entre outros autores das áreas do turismo e das mobilidades, o repertório teórico fundamental para tratar dos conceitos de “olhar do turista” e de “destino turístico”, abordados na primeira parte do artigo e que serviram como base para uma análise comparativa entre cartazes publicitários da indústria do turismo, criados entre as décadas de 1910 e 1970, e as cenas da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. |
id |
RCAP_8a37c32be8e580346f208728cc5c428a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/1841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turísticoFrom marvelous city to Olympic city: the image of Rio de Janeiro as tourist destinationArtigos temáticosTradicionalmente chamada “Cidade Maravilhosa”, o Rio foi recentemente posto em destaque pelos Jogos Olímpicos quando uma nova imagem da cidade, a “Cidade Olímpica”, foi midiatizada em escala global. Para a tarefa de refletir sobre a transformação da imagem do Rio de Janeiro de “Cidade Maravilhosa” em “Cidade Olímpica”, esse artigo foi buscar nas Ciências Sociais, em especial nos trabalhos do sociólogo John Urry, entre outros autores das áreas do turismo e das mobilidades, o repertório teórico fundamental para tratar dos conceitos de “olhar do turista” e de “destino turístico”, abordados na primeira parte do artigo e que serviram como base para uma análise comparativa entre cartazes publicitários da indústria do turismo, criados entre as décadas de 1910 e 1970, e as cenas da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.Rio de Janeiro, known as “The Marvelous City”, was recently brought into the spotlight as a consequence of the Olympic Games when a new image of the city as “The Olympic City” was globally publicized. To reflect on the transformation of Rio de Janeiro’s image, from “Marvelous City” to “Olympic City”, this article resorts to Social Sciences, especially to sociologist John Urry’s works among other authors from the Tourism and Mobilities field. Such theoretical repertoire is fundamental to approach the concepts of “tourist gaze” and tourist destination analysed on the first part of the article. It also served as basis for the comparative analysis of the tourism industry advertising posters of the 1910s and 1970s and the scenes from the Opening ceremony for Rio 2016 Olympic Game.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2018-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rlec.339por2183-08862184-0458Nogueira, Maria Alice de FariaCola, Luiz Flavio La Luna Diinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:20:31Zoai:journals.uminho.pt:article/1841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:17.613718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico From marvelous city to Olympic city: the image of Rio de Janeiro as tourist destination |
title |
De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico |
spellingShingle |
De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico Nogueira, Maria Alice de Faria Artigos temáticos |
title_short |
De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico |
title_full |
De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico |
title_fullStr |
De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico |
title_full_unstemmed |
De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico |
title_sort |
De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico |
author |
Nogueira, Maria Alice de Faria |
author_facet |
Nogueira, Maria Alice de Faria Cola, Luiz Flavio La Luna Di |
author_role |
author |
author2 |
Cola, Luiz Flavio La Luna Di |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Maria Alice de Faria Cola, Luiz Flavio La Luna Di |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos temáticos |
topic |
Artigos temáticos |
description |
Tradicionalmente chamada “Cidade Maravilhosa”, o Rio foi recentemente posto em destaque pelos Jogos Olímpicos quando uma nova imagem da cidade, a “Cidade Olímpica”, foi midiatizada em escala global. Para a tarefa de refletir sobre a transformação da imagem do Rio de Janeiro de “Cidade Maravilhosa” em “Cidade Olímpica”, esse artigo foi buscar nas Ciências Sociais, em especial nos trabalhos do sociólogo John Urry, entre outros autores das áreas do turismo e das mobilidades, o repertório teórico fundamental para tratar dos conceitos de “olhar do turista” e de “destino turístico”, abordados na primeira parte do artigo e que serviram como base para uma análise comparativa entre cartazes publicitários da indústria do turismo, criados entre as décadas de 1910 e 1970, e as cenas da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rlec.339 |
url |
https://doi.org/10.21814/rlec.339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0886 2184-0458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130460122513408 |