Triagem de Manchester : satisfação dos enfermeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5649 |
Resumo: | Introdução: Os serviços de urgência (SU) são complexos em termos de cuidados de saúde prestados e têm uma grande afluência de casos efetivamente graves e de casos de menor gravidade, ou sem qualquer gravidade, que decorrem de dificuldades do utente em aceder aos cuidados de saúde primários ou da sua perceção de que o atendimento num SU hospitalar é mais eficiente. Para hierarquizar a necessidade efetiva de cuidados céleres, os utentes são priorizados em função da gravidade da sua situação clínica. Existem vários sistemas de triagem (ST) devidamente validados. Em Portugal foi adotado o Sistema de Triagem de Manchester (STM). As prioridades estabelecidas por este sistema e os tempos de espera recomendados são: emergente (imediato - 0 min), muito urgente (10 min), urgente (60 min), pouco urgente (120 min) e não urgente (240 min). O enfermeiro é o profissional de saúde com quem o utente contacta em primeiro lugar num SU e é quem executa o procedimento de triagem. A sua perceção sobre o sistema é fundamental para compreender se há aspetos que possam vir a ser melhorados. Objetivos: Caracterizar a afluência aos SU do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), na perspetiva das características demográficas do utente (sexo e idade) e do motivo de procura; avaliar o nível de cumprimento dos tempos alvo recomendados para atendimento das diferentes prioridades; analisar a perceção e a satisfação de fiabilidade dos enfermeiros com a aplicação do STM. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional e analítico, com abordagem quantitativa. Na primeira parte o estudo foi realizado com a informação extraída da base de dados do STM do CHTMAD correspondente aos atendimentos em 2017 (177.937 casos). Na segunda parte utilizou-se o inquérito de Satisfação acerca do STM elaborado pelo Grupo Português de Triagem (GPT) com os 113 enfermeiros dos SU do CHTMAD que anuíram em participar no estudo. Resultados: A afluência ao SU do CHTMAD foi de cerca de 180.000 casos. A distribuição dos utentes pelas diferentes unidades é determinada pela densidade populacional das regiões que cada um dos três hospitais abrange. As características demográficas dos utentes desse SU são o reflexo da estrutura demográfica da população, com um predomínio de mulheres (53,9%) e uma grande percentagem de idosos (33,9%). Verificou-se que o motivo de procura do SU é determinado na esmagadora maioria dos casos por doença (82,7%). No presente estudo observou-se que para todas as categorias de prioridade existe, na maioria das situações, um cumprimento dos tempos de espera previstos. Os 90 enfermeiros que fizeram o curso em STM estão globalmente satisfeitos com a formação. Os 113 enfermeiros que constituíram a amostra total mostraram-se globalmente satisfeitos com o STM, e têm nele uma grande confiança, revelada pela elevada fiabilidade manifestada, e pela perceção que têm de que é benéfico para o utente. Os aspetos relacionados com a estrutura do SU e com a perceção do utente sobre a triagem foram os que deixaram os enfermeiros mais insatisfeitos. Conclusão: O SU do CHTMAD tem uma afluência com uma estrutura demográfica que corresponde à da população em geral. O STM é um excelente instrumento sistemático, dinâmico e adaptável de trabalho num SU. Existem pequenas melhorias que podem ser feitas nos SU, nomeadamente ao nível da informação prestada aos utentes, na organização estrutural e melhoria dos circuitos dos utentes, por forma a otimizar a aplicação do STM e melhorar a qualidade dos serviços, quer na perspetiva dos utentes, quer na dos profissionais de saúde. Palavras-chave: Triagem; Manchester; Enfermeiros. |
id |
RCAP_8a39341e0cd2a92f47d5c462605bbd51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5649 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Triagem de Manchester : satisfação dos enfermeirosEnfermagem de emergênciaEnfermeirosPapel do enfermeiroSatisfação profissionalServiço de urgência hospitalarTriagemEmergency nursingEmergency service, hospitalJob satisfactionNurse's roleNursesTriageDomínio/Área Científica::Ciências MédicasIntrodução: Os serviços de urgência (SU) são complexos em termos de cuidados de saúde prestados e têm uma grande afluência de casos efetivamente graves e de casos de menor gravidade, ou sem qualquer gravidade, que decorrem de dificuldades do utente em aceder aos cuidados de saúde primários ou da sua perceção de que o atendimento num SU hospitalar é mais eficiente. Para hierarquizar a necessidade efetiva de cuidados céleres, os utentes são priorizados em função da gravidade da sua situação clínica. Existem vários sistemas de triagem (ST) devidamente validados. Em Portugal foi adotado o Sistema de Triagem de Manchester (STM). As prioridades estabelecidas por este sistema e os tempos de espera recomendados são: emergente (imediato - 0 min), muito urgente (10 min), urgente (60 min), pouco urgente (120 min) e não urgente (240 min). O enfermeiro é o profissional de saúde com quem o utente contacta em primeiro lugar num SU e é quem executa o procedimento de triagem. A sua perceção sobre o sistema é fundamental para compreender se há aspetos que possam vir a ser melhorados. Objetivos: Caracterizar a afluência aos SU do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), na perspetiva das características demográficas do utente (sexo e idade) e do motivo de procura; avaliar o nível de cumprimento dos tempos alvo recomendados para atendimento das diferentes prioridades; analisar a perceção e a satisfação de fiabilidade dos enfermeiros com a aplicação do STM. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional e analítico, com abordagem quantitativa. Na primeira parte o estudo foi realizado com a informação extraída da base de dados do STM do CHTMAD correspondente aos atendimentos em 2017 (177.937 casos). Na segunda parte utilizou-se o inquérito de Satisfação acerca do STM elaborado pelo Grupo Português de Triagem (GPT) com os 113 enfermeiros dos SU do CHTMAD que anuíram em participar no estudo. Resultados: A afluência ao SU do CHTMAD foi de cerca de 180.000 casos. A distribuição dos utentes pelas diferentes unidades é determinada pela densidade populacional das regiões que cada um dos três hospitais abrange. As características demográficas dos utentes desse SU são o reflexo da estrutura demográfica da população, com um predomínio de mulheres (53,9%) e uma grande percentagem de idosos (33,9%). Verificou-se que o motivo de procura do SU é determinado na esmagadora maioria dos casos por doença (82,7%). No presente estudo observou-se que para todas as categorias de prioridade existe, na maioria das situações, um cumprimento dos tempos de espera previstos. Os 90 enfermeiros que fizeram o curso em STM estão globalmente satisfeitos com a formação. Os 113 enfermeiros que constituíram a amostra total mostraram-se globalmente satisfeitos com o STM, e têm nele uma grande confiança, revelada pela elevada fiabilidade manifestada, e pela perceção que têm de que é benéfico para o utente. Os aspetos relacionados com a estrutura do SU e com a perceção do utente sobre a triagem foram os que deixaram os enfermeiros mais insatisfeitos. Conclusão: O SU do CHTMAD tem uma afluência com uma estrutura demográfica que corresponde à da população em geral. O STM é um excelente instrumento sistemático, dinâmico e adaptável de trabalho num SU. Existem pequenas melhorias que podem ser feitas nos SU, nomeadamente ao nível da informação prestada aos utentes, na organização estrutural e melhoria dos circuitos dos utentes, por forma a otimizar a aplicação do STM e melhorar a qualidade dos serviços, quer na perspetiva dos utentes, quer na dos profissionais de saúde. Palavras-chave: Triagem; Manchester; Enfermeiros.Ribeiro, Olivério de PaivaDuarte, João CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSalgueiro, Ana Catarina Vieira2020-07-22T00:30:13Z2019-07-222018-052019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5649TID:202266087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:14Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:57.778080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Triagem de Manchester : satisfação dos enfermeiros |
title |
Triagem de Manchester : satisfação dos enfermeiros |
spellingShingle |
Triagem de Manchester : satisfação dos enfermeiros Salgueiro, Ana Catarina Vieira Enfermagem de emergência Enfermeiros Papel do enfermeiro Satisfação profissional Serviço de urgência hospitalar Triagem Emergency nursing Emergency service, hospital Job satisfaction Nurse's role Nurses Triage Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
title_short |
Triagem de Manchester : satisfação dos enfermeiros |
title_full |
Triagem de Manchester : satisfação dos enfermeiros |
title_fullStr |
Triagem de Manchester : satisfação dos enfermeiros |
title_full_unstemmed |
Triagem de Manchester : satisfação dos enfermeiros |
title_sort |
Triagem de Manchester : satisfação dos enfermeiros |
author |
Salgueiro, Ana Catarina Vieira |
author_facet |
Salgueiro, Ana Catarina Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Olivério de Paiva Duarte, João Carvalho Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgueiro, Ana Catarina Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem de emergência Enfermeiros Papel do enfermeiro Satisfação profissional Serviço de urgência hospitalar Triagem Emergency nursing Emergency service, hospital Job satisfaction Nurse's role Nurses Triage Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
topic |
Enfermagem de emergência Enfermeiros Papel do enfermeiro Satisfação profissional Serviço de urgência hospitalar Triagem Emergency nursing Emergency service, hospital Job satisfaction Nurse's role Nurses Triage Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
description |
Introdução: Os serviços de urgência (SU) são complexos em termos de cuidados de saúde prestados e têm uma grande afluência de casos efetivamente graves e de casos de menor gravidade, ou sem qualquer gravidade, que decorrem de dificuldades do utente em aceder aos cuidados de saúde primários ou da sua perceção de que o atendimento num SU hospitalar é mais eficiente. Para hierarquizar a necessidade efetiva de cuidados céleres, os utentes são priorizados em função da gravidade da sua situação clínica. Existem vários sistemas de triagem (ST) devidamente validados. Em Portugal foi adotado o Sistema de Triagem de Manchester (STM). As prioridades estabelecidas por este sistema e os tempos de espera recomendados são: emergente (imediato - 0 min), muito urgente (10 min), urgente (60 min), pouco urgente (120 min) e não urgente (240 min). O enfermeiro é o profissional de saúde com quem o utente contacta em primeiro lugar num SU e é quem executa o procedimento de triagem. A sua perceção sobre o sistema é fundamental para compreender se há aspetos que possam vir a ser melhorados. Objetivos: Caracterizar a afluência aos SU do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), na perspetiva das características demográficas do utente (sexo e idade) e do motivo de procura; avaliar o nível de cumprimento dos tempos alvo recomendados para atendimento das diferentes prioridades; analisar a perceção e a satisfação de fiabilidade dos enfermeiros com a aplicação do STM. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional e analítico, com abordagem quantitativa. Na primeira parte o estudo foi realizado com a informação extraída da base de dados do STM do CHTMAD correspondente aos atendimentos em 2017 (177.937 casos). Na segunda parte utilizou-se o inquérito de Satisfação acerca do STM elaborado pelo Grupo Português de Triagem (GPT) com os 113 enfermeiros dos SU do CHTMAD que anuíram em participar no estudo. Resultados: A afluência ao SU do CHTMAD foi de cerca de 180.000 casos. A distribuição dos utentes pelas diferentes unidades é determinada pela densidade populacional das regiões que cada um dos três hospitais abrange. As características demográficas dos utentes desse SU são o reflexo da estrutura demográfica da população, com um predomínio de mulheres (53,9%) e uma grande percentagem de idosos (33,9%). Verificou-se que o motivo de procura do SU é determinado na esmagadora maioria dos casos por doença (82,7%). No presente estudo observou-se que para todas as categorias de prioridade existe, na maioria das situações, um cumprimento dos tempos de espera previstos. Os 90 enfermeiros que fizeram o curso em STM estão globalmente satisfeitos com a formação. Os 113 enfermeiros que constituíram a amostra total mostraram-se globalmente satisfeitos com o STM, e têm nele uma grande confiança, revelada pela elevada fiabilidade manifestada, e pela perceção que têm de que é benéfico para o utente. Os aspetos relacionados com a estrutura do SU e com a perceção do utente sobre a triagem foram os que deixaram os enfermeiros mais insatisfeitos. Conclusão: O SU do CHTMAD tem uma afluência com uma estrutura demográfica que corresponde à da população em geral. O STM é um excelente instrumento sistemático, dinâmico e adaptável de trabalho num SU. Existem pequenas melhorias que podem ser feitas nos SU, nomeadamente ao nível da informação prestada aos utentes, na organização estrutural e melhoria dos circuitos dos utentes, por forma a otimizar a aplicação do STM e melhorar a qualidade dos serviços, quer na perspetiva dos utentes, quer na dos profissionais de saúde. Palavras-chave: Triagem; Manchester; Enfermeiros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05 2019-07-22 2019-07-22T00:00:00Z 2020-07-22T00:30:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/5649 TID:202266087 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/5649 |
identifier_str_mv |
TID:202266087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130909561061376 |