Construção de um chatbot para apoio ao estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocio, Vitor
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wesley, Anila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10373
Resumo: A educação a distância online tem recebido muita atenção ultimamente, devido à pandemia de Covid-19. No entanto, a maioria dos alunos desconhece as suas abordagens pedagógicas, a necessidade de estudo autónomo, os modos de avaliação e também os serviços administrativos, que funcionam principalmente online. Neste contexto, os alunos geralmente precisam de um suporte inicial que algumas instituições fornecem na forma de um curso / módulo de bootcamp. Como a maioria das dúvidas dos novos alunos são as mesmas, neste artigo propomos apresentar um chatbot automatizado que responda diretamente às dúvidas comuns que os alunos têm quando começam a frequentar uma universidade online. O bot foi fornecido aos alunos no módulo bootcamp, complementando a função do monitor do módulo (humano). Após avaliar o feedback dos alunos, obtemos resultados encorajadores, que apontam para a conveniência de usar um chatbot automatizado para responder diretamente às perguntas mais frequentes e para fornecer suporte inicial.
id RCAP_8a39eb5807d8badc4aeed6beeea0243a
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de um chatbot para apoio ao estudanteBuilding a chatbot for student supportChatbotInteligência artificialApoio online ao estudantePerguntas frequentesInvestigação em design scienceArtificial intelligenceOnline student supportFrequently asked questionsDesign science researchODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA educação a distância online tem recebido muita atenção ultimamente, devido à pandemia de Covid-19. No entanto, a maioria dos alunos desconhece as suas abordagens pedagógicas, a necessidade de estudo autónomo, os modos de avaliação e também os serviços administrativos, que funcionam principalmente online. Neste contexto, os alunos geralmente precisam de um suporte inicial que algumas instituições fornecem na forma de um curso / módulo de bootcamp. Como a maioria das dúvidas dos novos alunos são as mesmas, neste artigo propomos apresentar um chatbot automatizado que responda diretamente às dúvidas comuns que os alunos têm quando começam a frequentar uma universidade online. O bot foi fornecido aos alunos no módulo bootcamp, complementando a função do monitor do módulo (humano). Após avaliar o feedback dos alunos, obtemos resultados encorajadores, que apontam para a conveniência de usar um chatbot automatizado para responder diretamente às perguntas mais frequentes e para fornecer suporte inicial.Online distance education has received a lot of attention lately, due to the Covid-19 pandemic. However, most students are not familiar with its pedagogical approaches, need for autonomous studying, modes of assessment, and also administrative services, that mostly function online. In this context, students generally need an initial support that some institutions provide in the form of a bootcamp course/module. As most of the doubts of the new students are the same, in this paper we propose to introduce an automated chatbot that directly answers those common questions that students have when they start to attend an online university. The bot was provided to students in the bootcamp module, complementing the role of the (human) module monitor. After assessing student feedback, we obtain encouraging results, that point to the convenience of using an automated chatbot for directly answering frequently asked questions and to provide initial support.Universidade AbertaRepositório AbertoRocio, VitorWesley, Anila2021-01-11T10:59:13Z2020-122020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10373engRocio, Vitor; Wesley, Anila - Building a chatbot for student support. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 2182-1801 (Online). Vol. 15 (2020), p. 103-1141646-6330https://doi.org/10.34627/rcc.v15i0.2612182-1801info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:39Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:58.261755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um chatbot para apoio ao estudante
Building a chatbot for student support
title Construção de um chatbot para apoio ao estudante
spellingShingle Construção de um chatbot para apoio ao estudante
Rocio, Vitor
Chatbot
Inteligência artificial
Apoio online ao estudante
Perguntas frequentes
Investigação em design science
Artificial intelligence
Online student support
Frequently asked questions
Design science research
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Construção de um chatbot para apoio ao estudante
title_full Construção de um chatbot para apoio ao estudante
title_fullStr Construção de um chatbot para apoio ao estudante
title_full_unstemmed Construção de um chatbot para apoio ao estudante
title_sort Construção de um chatbot para apoio ao estudante
author Rocio, Vitor
author_facet Rocio, Vitor
Wesley, Anila
author_role author
author2 Wesley, Anila
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocio, Vitor
Wesley, Anila
dc.subject.por.fl_str_mv Chatbot
Inteligência artificial
Apoio online ao estudante
Perguntas frequentes
Investigação em design science
Artificial intelligence
Online student support
Frequently asked questions
Design science research
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Chatbot
Inteligência artificial
Apoio online ao estudante
Perguntas frequentes
Investigação em design science
Artificial intelligence
Online student support
Frequently asked questions
Design science research
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description A educação a distância online tem recebido muita atenção ultimamente, devido à pandemia de Covid-19. No entanto, a maioria dos alunos desconhece as suas abordagens pedagógicas, a necessidade de estudo autónomo, os modos de avaliação e também os serviços administrativos, que funcionam principalmente online. Neste contexto, os alunos geralmente precisam de um suporte inicial que algumas instituições fornecem na forma de um curso / módulo de bootcamp. Como a maioria das dúvidas dos novos alunos são as mesmas, neste artigo propomos apresentar um chatbot automatizado que responda diretamente às dúvidas comuns que os alunos têm quando começam a frequentar uma universidade online. O bot foi fornecido aos alunos no módulo bootcamp, complementando a função do monitor do módulo (humano). Após avaliar o feedback dos alunos, obtemos resultados encorajadores, que apontam para a conveniência de usar um chatbot automatizado para responder diretamente às perguntas mais frequentes e para fornecer suporte inicial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12
2020-12-01T00:00:00Z
2021-01-11T10:59:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10373
url http://hdl.handle.net/10400.2/10373
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Rocio, Vitor; Wesley, Anila - Building a chatbot for student support. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 2182-1801 (Online). Vol. 15 (2020), p. 103-114
1646-6330
https://doi.org/10.34627/rcc.v15i0.261
2182-1801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135085735182336